Anime, mangá e cosplay: por que adultos e crianças são viciados no mundo dos desenhos?

Anime - No Carnaval - Next Stop - Japão - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT

Por que as animações e os quadrinhos ainda fascinam adultos e crianças? O que há por trás dos animes e mangás que têm seguidores aficionados no mundo inteiro?
Na verdade, os personagens de animé e quadrinhos, criam uma identidade com o público por viverem o que queremos viver, por fazerem aquilo que queremos fazer e são admirados por isso. Esses personagens normalmente são heróis, super ou não, que encarnam o que queremos ser.

Por que os heróis exercem esse fascínio nas crianças?

Antes de falar sobre os animés e mangás, vamos entender porque as pessoas amam os heróis, que normalmente são os personagens de animés, mangás, filmes de ficção e games. Os heróis têm uma missão louvável de salvar o mundo ou alguém, de alguma furada muito grande. E é aí que mora a graça dessas mídias. Elas trabalham com o nosso imaginário, a partir do momento em que os heróis representam tudo aquilo que queremos ser e, por vezes, não conseguimos.
E não são só as crianças não! Hoje, os filmes de super-heróis caíram nas graças dos adultos e movimentam bilhões de dólares ao ano.

Anime - Heróis 1 Dc Comics and Marvel Comics - Next Stop - Japão - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT

Steven Spielberg disse em 2015, que a fase dos filmes de super-heróis iria passar. Pode ser que passe, mas é inegável o fascínio que os heróis trazem para nossas vidas, realizando de forma fácil, tudo aquilo que queremos realizar. Em um país como o Brasil, cheios de vilões e caras maus (corrupção, violência), sonhamos todos os dias com um SUPER-HERÓI. Parafraseando a Dona Florinda do Chapolin Colorado: e agora? Quem poderá nos defender?

Uma pesquisa realizada pela fabricante de brinquedos Mattel do Brasil, em conjunto com o instituto GFK Indicator, concluiu, dentre outras coisas, “que os heróis têm função essencial na formação das crianças, incentivando valores como a ética, coragem e humildade”. Esse estudo foi desenvolvido sob a consultoria da psicóloga Lidia Aratangy.

“Os heróis estimulam nas crianças virtudes como a coragem de enfrentar
desafios, vencer os medos, proteger os mais fracos, defender ideais e
combater o inaceitável. Ou seja, representam os atributos que os
humanos mais admiram em si próprios. A psicóloga Ana Paula Teixeira da
Silva, que atua em escolas infantis há 20 anos, explica que as
brincadeiras relacionadas aos personagens, tanto com bonecos quanto
entre os meninos “atuando” como heróis, podem ser consideradas bons
ensaios para a vida em sociedade.” Fonte: Vila Mulher

Agora, vamos falar um pouco do que é o Animé, Mangá e Cosplay, que trazem os heróis e vilões que lotam o imaginário das pessoas, divertem e movimentam negócios lucrativos ao redor do mundo.

ANIME

Anime - Personagens Anime - Next Stop - Japão - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT

O animé ou anime é uma indústria que produz filmes animados com conteúdos variados nos diversos gêneros - comédia, terror, drama, ficção científica, etc. O animé é reconhecido mundialmente, como a animação oriunda do Japão.
Muitos animes possuem sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses, e vice-versa. Os personagens de animes e mangás têm como característica física, olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e os corpos longilíneos, pernas compridas, verdadeiros “barbies” e “kens”, perfeitos! Essa é a vantagem da ficção: tudo é perfeito! Existem animes, também, para séries de televisão e filmes.

MANGÁ

Anime - Mangá origem e características - Next Stop - Japão - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. A palavra surgiu da junção de dois vocábulos: “man” (involuntário) e “gá” (desenho, imagem). Ou seja, mangá significa literalmente “desenhos involuntários”.
E foi depois da Segunda Guerra Mundial, por volta de 1950, que os mangás se popularizaram nas obras de Osamu Tezuka.
No Japão, pessoas de todas as idades leem mangás. Os quadrinhos existem em todos os gêneros: ação-aventura, negócios e comércio, comédia, detetive, drama histórico, horror, mistério, romance, ficção científica e fantasia, sexualidade, esportes e jogos e suspense, entre outros.

COSPLAY

Anime - Cosplay - Next Stop - Japão - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT

Cosplay é um termo em inglês, formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação). É considerado um hobby onde os participantes se fantasiam de personagens japoneses contidos em animes, mangás e games. O cosplay pode ser de qualquer personagem fictício e consiste em se transformar naquele personagem, incorporando seus movimentos e atitudes.

Cosplayers são artistas que usam sua arte para entreter ou mesmo como negócio. Normalmente, eles são fãs dos personagens que representam e fazem suas próprias fantasias e acessórios para a caracterização.
Hoje existem vários eventos de cosplay para fãs de animes e mangás e fãs de ficção científica, que premiam a caracterização (melhor fantasia) ou interpretação (melhor apresentação do personagem).

A comunidade Geek ou nerd é muito ligada nesse tripé, anime-mangá-games.

Se você está gostando de aprender um pouco mais sobre a Cultura japonesa, compartilhe com os seus amigos!

Nossa experiência de cosplay

Anime - No Carnaval 1 - Next Stop - Japão - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT

E, é claro, que o Vida de Tsuge, não podia ficar de fora desse fenômeno e há 3 anos, no carnaval do Rio de Janeiro, somos figurinhas marcadas vestidos de cosplay. O grupo começou tímido e pequeno, saindo no bloco Marcha Nerd e agora, somos digno de Marvel x Capcom. Chun-Li, Venon, Homem Aranha, Cammy, Ryu, Power Ranger, Mulher maravilha, Zangief, Tempestade, Deadpool e por aí vai…

O interessante é ver a reação das pessoas quando passamos. As pessoas pedem para tirar fotos com o grupo, outros querem se juntar a nós, enfim, é um verdadeiro carnaval.

Lembro de quando começamos a sair assim pelas ruas do RJ durante o carnaval, a gente sai de casa, cheio de vergonha e tudo mais. Só ficávamos mais tranquilos depois de já estar no meio de um monte de gente fantasiada, e nosso auge era sempre o Bloco Marcha Nerd ali estávamos em casa! hahahah Mas já saímos tanto assim, que hoje em dia, as pessoas reconhecem a gente e dizem; "era você no bloco tal no carnaval passado ne?!" rs

Anime - Captain América Corrida Geek - Next Stop - Japão - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT

A temática do herói tá tão em alta, que já tem heróis correndo, pelas ruas no Brasil inteiro. Essa semana rolou um vídeo na web, chamando a atenção para a necessidade de um super-herói para dar um basta à corrupção no Brasil. Era um batmóvel, o Batman e o Robin, gritando “Cadê o Temer?”. Claro que “causou” na cidade de São Paulo. Tem até um Bat-fone!

Curiosidade à parte: tem anime nas Olimpíadas de 2020

Anime - Japanese Merch Hat 225222 - Next Stop - Japão - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT

E para quem é fã de animé e de mangá, o embaixador das Olímpiadas de Tokyo 2020 é o Goku, do Dragon Ball. Goku vai estampar diversas peças promocionais de Tokyo 2020 que terá como companheiros os personagens Naruto, Sailor Moon, Astro Boy, dentre outros.

E se liga nos próximos posts! Vamos trazer umas novidades sobre cultura japonesa... é só se cadastrar aqui.

Fique Atualizado!

Receba as novidades do nosso Blog em primeira mão!

Marina Tsuge

Administradora por formação, com 24 anos, descobriu na arte de escrever uma forma de compartilhar conhecimentos e incentivar mudanças.