Arroz para sushi: o segredo da culinária japonesa. Aprenda a fazer em casa!

Arroz de Sushi - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT

É isso mesmo que você leu! Hoje vou te ensinar a fazer o arroz para sushi tradicional! Para isso, vou te contar um pouco sobre:

O arroz e a cultura japonesa

Moda no século XXI, o sushi virou mania no Ocidente. Onde quer que se vá, tem um “japa” por perto.

Ícone da culinária japonesa, é feito com arroz combinado com peixes e outros recheios. O arroz é a base da alimentação japonesa clique para saber mais da história do arroz no Japão e porque não dizer, da alimentação oriental. Quando se fala em comida japonesa, só se pensa no arroz e as piadas rolam soltas: “aloz di novo non”.

O arroz é tão essencial no Japão, que até a cachaça de lá, é feita de arroz: o famoso saquê. A sopa de missô, servida como entrada nos restaurantes japoneses, é feita de arroz também. Enfim, não dá para pensar no Japão, sem pensar no arroz. Além de terra do sol nascente, poderia ser conhecida como a terra onde se come muito arroz.

Uma curiosidade, é que o arroz japonês serve como cola e meus irmãos faziam pipa e colavam o papel de seda com arroz amassadinho. Ficava perfeito! Ah! Tem a arte em papel de arroz - washi, que vale a pena conhecer…

É claro que a o arroz japonês é diferente do nosso arroz. Ele é mais curto e gordinho e quando cozido, fica bem agarradinho: o famoso arroz "unidos venceremos"! Por isso dá para fazer os bolinhos de arroz e sushis, sem que desmontem. Você já imaginou fazer um sushi com o arroz soltinho do brasileiro? Não ia ter sushi!

Aliás, o sushi e a culinária japonesa, são vistos como uma opção saudável de alimentação, pois traz todos os grupos de alimentos necessários como proteína, carboidratos, gorduras saudáveis e vitaminas.

O arroz de sushi leva no seu preparo, vinagre de arroz, que auxilia no processo de digestão e ajuda a combater a hipertensão. A culinária japonesa como um todo, está se popularizando no mundo, com a crescente preocupação com a saúde, pois contém pouco óleo e gordura e, muitos legumes.

Por isso, o Vida de Tsuge traz para vocês a receita do arroz do sushi, feita pela Obaachan, uma autêntica japonesa, ensinando a fazer um autêntico arroz de sushi, que é uma delíciaaa! Vamos à receita:

Arroz para sushi da Obaachan – Ingredientes

Arroz de Sushi - Ingredientes - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT
  • 3 medidas de arroz japonês – (180gr cada medida)
  • Tempero do arroz de sushi - fazer uma solução com os seguintes ingredientes:
    • 75ml de vinagre de arroz
    • 3 colheres de sopa de açúcar - rasa
    • 2 colheres de chá de sal

Essa proporção de ingredientes pode ser ajustada conforme gosto pessoal, sendo que esta é bem leve e neutra, para sentir o gosto do arroz.

Arroz de sushi da Obaachan – Receita

Nível de dificuldade: médio

Culinária: japonesa

Tempo de preparo: 1h40

Arroz de Sushi - Panela Elétrica - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT
Arroz de Sushi - Medida Panela - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576
  1. Prepare o arroz na panela elétrica ou se não tiver, cozinhe na panela normal, colocando 2 medidas de água para cada medida de arroz.
  2. Cozinhe em fogo brando, sem tempero algum, até secar a água.
  3. Deixe descansar 10 minutos depois de cozido.
  4. Despeje o arroz de uma só vez, na tina de madeira e espalhe.
  5. Vá salpicando a solução com as mãos sobre o arroz e vá virando o arroz. Não misture o arroz, mas vire como se estivesse “cortando” o arroz.
  6. Depois que salpicar o tempero todo, sempre virando o arroz sem amassar, esfriar o arroz abanando ou com ventilador, para o arroz não ficar úmido. Vá virando o arroz e abanando, até ficar morno. O arroz não pode ficar mole ou massudo, por isso tem que abanar.
  7. No final, você vai perceber que o arroz fica com “brilho”. E o recipiente de madeira também é próprio pra fazer arroz de sushi, pois a madeira absorve o vapor do arroz quente. Mas também pode ser feito em qualquer outro recipiente, caso não tenha um de madeira.
  8. Depois que esfriar, cubra com um pano de prato umedecido, quase seco. Use um arroz de boa qualidade (momiji, yanagi, mirokumai).

Pronto! Agora você pode fazer o seu sushi, com um arroz de sushi original feito pela Obaachan.

Arroz de Sushi - Sushi - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT
Arroz de Sushi - Sushi Boston - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT
Arroz de Sushi - Sushi Boston 1 - Sabedoria Oriental - Vida de Tsuge - VDT

Fique Atualizado!

Quer aprender mais receitas? Acompanhe a gente!

Restaurantes japoneses no Brasil

Se você experimentar essa receita, verá que o sabor e a textura do arroz, fica bem diferente do que estamos “acostumados” a comer nos restaurantes japoneses aqui no Brasil.

Por isso, aquela máxima de que japonês não gosta da comida japonesa dos restaurantes daqui. O arroz geralmente vem muito empapado e agridoce.

Então, para experimentar o real sabor da culinária japonesa, o que acha de fazer você mesmo, em casa.

Dica: você pode fazer um makimono (enroladinho) com atum em lata e maionese (o que chamamos de ‘Boston’). Basta comprar o nori (alga) em qualquer loja de produtos naturais/orientais. Forrar o arroz da receita na folha de alga, adicionar o recheio de atum e maionese e enrolar com um esteirinha! =)

Em breve, traremos mais receitas!

Dōzo!

Enquanto isso, dê uma olhadinha nessas receitas:

MANGO STICKY RICE: COMBINAÇÃO PERFEITA DE SABOR E CRIATIVIDADE EM UMA RECEITA ASIÁTICA

PAD THAI: UM PEDACINHO DA TAILÂNDIA NA SUA MESA

Milene Tsuge

Jornalista por formação, é curiosa e espontânea. Sua marca registrada é o sorriso. Sabe ser sargentão, mas tem os momentos "deixa a vida me levar". Muito autêntica no seu jeito de ser, é uma mãe "vida loka".