Calendário de corridas 2017: mais de 80 motivos para começar

Calendário de Corridas 2017 - Estações 2014 VDT

Antes tarde do que nunca! Agora que 2017 começou de verdade, afinal o Carnaval é que define o início do ano do brasileiro (rs), a Equipe Eu te Incentivo não poderia deixar de falar das corridas que vão acontecer, nesse ano, aqui no RJ e dar aquelas dicas Samurais!

Então, provavelmente você pode esbarrar com a gente em alguma delas e se isso acontecer podemos tirar uma foto juntos pra postar nas nossas redes sociais! E pra não perder nada que vai rolar no site, cadastre seu e-mail aqui embaixo.

Fique Atualizado!

<

p style=\"text-align: center;\">

Faça parte da nossa lista Samurai

Frequência

Mas, é claro que o calendário de corridas já havia começado antes. A primeira delas foi a Corrida do Sol, realizada no dia 5 de fevereiro. A etapa Outono do Circuito das Estações foi no dia 12 de março. A primeira etapa do Circuito Athenas e a Corrida da Mulher Caixa, que aconteceram no último domingo, dia 19.

A partir de agora, teremos mais de 80 corridas para escolher, em diferentes modalidades e que serão realizadas em diversas cidades do estado. Além do Rio, quem mora em Niterói, São Gonçalo, Resende, Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Iguaçu, Paraty, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Valença, Nova Friburgo, Itatiaia, Cabo Frio, Teresópolis, Saquarema, Paraíba do Sul e Búzios, vai poder aproveitar uma delas no quintal de casa.

E para não perder nenhuma delas, clique aqui embaixo e receba um infográfico irado das corridas sobre as quais vamos falar nesse post.

Seu Calendário de Corridas 2017

Como é um Evento de Corrida

Calendário de Corridas 2017 - Athenas 2015 VDT

A média de preços das inscrições das corridas mais badaladas, com kit básico no 1º lote, esse ano está em torno de 100 reais. Então, para quem for como pagante, se prepare para desembolsar um pouco mais do que o ano passado para participar dos eventos. Lembrando que existem corridas com preços mais acessíveis, até por menos de 50 reais para participar.Muitos corredores não gostam da galera que vai de Pipoca, mas a corrida é um esporte democrático, ainda mais em percursos de rua abertos. Para quem for adepto da prática, lembre-se sempre de não atrapalhar quem pagou pra participar, afinal, é graças a ele, que o \"Pipoca\" pode aproveitar também.

Todos os kits contam com camiseta, medalha e chip de cronometragem, além de \"brindes\" adicionais como bolsas, sacolas, copos, leds, dentre outros, de acordo com o circuito. Durante os percursos sempre têm postos de hidratação. Para distâncias acima de 5km, é costume ter banheiros e isotônicos para os atletas e ao final você recebe a medalha Finisher, frutas, mais água e isotônico e é só comemorar mais uma conquista e registrar o momento nas redes sociais! Rs!

As provas costumam ser divididas por pelotões, que separam os atletas por níveis de desempenho e pelo seu histórico. Mas isso é só na teoria, pois antes da largada mistura tudo. O pelotão de Elite ou Queniano é onde correm os atletas com tempos abaixo de 22min30s (5km). Geralmente os três melhores colocados de cada categoria recebem um troféu e uma premiação em dinheiro ou de um dos patrocinadores.

Melhores Corridas

Calendário de Corridas 2017 - Bravus 2015 VDT

Nem sempre a corrida mais famosa ou popular, pode ser considerada a melhor. Alguns aspectos devem ser levados em consideração como estrutura oferecida, percurso e expectativa de público. Vou segmentar as corridas por suas características, as maiores qualidades e os pontos que necessitam de melhorias.

E como não vai dar pra falar de todas as mais de 80 corridas que vão ocorrer no RJ todo, vou selecionar as preferidas da galera da equipe Eu te Incentivo e falar um pouco da nossa experiência nelas.

Não se esqueça de baixar seu Calendário.

Seu Calendário de Corridas 2017

Circuitos Populares

São as mais famosas e têm uma expectativa grande de público.

Circuito das Estações

O mais conhecido de todos e composto por 4 etapas, tem uma corrida correspondente a cada estação do ano. A última prova do ano ainda não tem previsão de data.

  • Prós: O seu diferencial, nas últimas edições, tem sido a camiseta Dry Fit de ótima qualidade. Em uma loja de artigos esportivos uma camiseta similar pode chegar a valer o preço da inscrição.
  • Contras: É uma corrida extremamente cheia. Se você não correr no pelotão da frente, se prepare para desviar o tempo todo da galera que vai pra caminhar. Nada contra caminhada pessoal, mas se o seu objetivo for esse, deixa pra largar nos últimos pelotões (#bomsenso). Além disso é uma das provas mais quentes, pois tem dias que o Aterro do Flamengo está muito abafado.

Circuito Night Run

Uma experiência diferenciada que mistura uma corrida noturna com percurso em asfalto e uma parte na areia, ótimo para quem quer tornear as pernas. Os leds que vêm no Kit, criam uma identidade visual única para as corridas desse circuito. Esse ano serão 3 etapas.

Calendário de Corridas 2017 - Night Run VDT
  • Prós: Correr à noite, à beira-mar e com diversas pessoas querendo conquistar o mesmo objetivo, uma vida mais saudável, não tem preço. Sem dúvida, é a melhor qualidade dessa prova. Tem também uma festinha irada antes da largada!
  • Contras: Apesar de um menor número de inscritos, a parte do asfalto fica bem tumultuada por ficar um pouco estreita para os corredores.

Circuito Rio Antigo

É praticamente um passeio turístico por pontos históricos no centro da cidade maravilhosa. Apenas a primeira etapa na Lapa está marcada.

Calendário de Corridas 2017 - Circuito Rio Antigo VDT
  • Prós: Tem um clima muito agradável e descontraído, onde se perde um pouco o ar de competição, que dá lugar à admiração e observação das construções históricas da cidade, que geralmente passam despercebidas na correria do dia a dia.
  • Contras: Algumas partes do percurso passam por ruas de paralelepípedos que exigem um pouco de cautela para não torcer o pé ou cair. Eu já vi um rapaz caindo de cara no chão uma vez e não foi nada bom pra ele.

Circuito Athenas

Um desafio progressivo no tamanho do percurso, com o decorrer das etapas.

Calendário de Corridas 2017 - Athenas VDT
  • Prós: Um circuito de desafio pessoal que estimula a evolução do atleta. A estrutura do evento não deixa nada a desejar.
  • Contras: Provável que tenha problemas similares ao do Circuito das Estações por causa da realização no Aterro do Flamengo.

Série Delta

Denominado como o circuito de corrida mais bonito do país, a ideia das suas 3 etapas, é promover uma viagem simbólica por três países ao redor do mundo. Os escolhidos dessa vez foram EUA, Turquia e Canadá. Ou seja, cada etapa tem como tema, um país.

Calendário de Corridas 2017 - Série Delta VDT
  • Prós: Realmente é um circuito que tenta explorar as belezas da cidade. Não é uma corrida muito cheia então dá pra aproveitar bastante. As medalhas costumam ser muito bonitas também.
  • Contras: É um evento bem organizado e não tem nenhum aspecto negativo relevante.

Percursos Maiores

Como eu não sou adepto das corridas de longa distância, tive que recorrer à minha irmã, Marina Tsuge, para saber como é participar de algumas dessas provas. Então vamos lá!

Asics Golden Run

Calendário de Corridas 2017 - Elevado do Joá VDT

Conhecida como a Corrida pelo Ouro é um megaevento de 8 corridas presentes no Brasil, Argentina, Peru e Chile. Reúne os melhores corredores de meia maratona da América Latina.

  • Prós: Até agora o percurso não foi divulgado, mas se for baseado no ano anterior, o que faz a corrida valer a pena é o visual deslumbrante. Justamente no ponto crítico da corrida em São Conrado, quando a fadiga começa a gritar, é que todo o cansaço é deixado pra trás, quando os corredores entram no Elevado do Joá e se deparam com aquela incrível paisagem. A organização é a melhor de todas com uma estrutura de alto nível, então não tem o que citar de possíveis melhorias.

Meia Maratona Internacional

Uma das corridas mais famosas aqui do RJ, onde os maiores corredores do mundo aparecem para fazer história. O evento é tão grande, que é transmitido pela televisão todos anos.

Calendário de Corridas 2017 - Meia Maratona Internacional VDT
  • Prós: Talvez o maior atrativo seja o valor da inscrição, um pouco abaixo do praticado nessa modalidade. Quem gosta de participar de grandes eventos é uma ótima oportunidade e ainda tem a chance de aparecer na TV.
  • Contras: Mas nem tudo são flores. Pra começar a infraestrutura deixa a desejar e faltam banheiros pra atender o tamanho do público. O percurso do ano passado, que não foi dos melhores, teve um momento crítico no km 19. Nessa altura já dava pra ver a linha de chegada, e quando isso acontece ocorre um pico de ansiedade de fim de prova. Só que, pra piorar essa situação, ainda tinha que dar a volta no MAM (Museu de Arte Moderna), o que causou um desgaste maior.

Meia-maratona e Maratona

Nas provas de até 21km, Niterói terá a sua edição, Nova Friburgo que já tem tradição com esse evento e Rio das Ostras que já vai para o 4º ano.

Serão duas provas de 42km no RJ. A primeira é a Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, realizada desde 2003 e tem uma expectativa de mais de 30.000 competidores. O percurso vai da Praça do Pontal na Barra até o Aterro do Flamengo.

A outra é a Muralha Up and Down Marathon, realizada entre as cidades de Visconde de Mauá e Penedo com uma altimetria de quase 1km. Um desafio e tanto para atletas de alto nível.

Calendário de Corridas 2017 - Altimetria VDT

Ultramaratona

Para os Atletas que tem uma resistência acima da média vale a pena ir até Macaé onde são realizados os eventos da Ultramaratona de 6h a 12h e o Ultra Desafio de 80km. Em teresópolis você pode encontrar o Desafio dos Vagões com um percurso de 53km.

Provas Femininas

Calendário de Corridas 2017 - Venus 2014 VDT

Essas provas têm inscrição apenas para mulheres e as entregas de kits geralmente são muito badaladas com eventos e serviços gratuitos para elas. Nesse dia, elas podem encontrar massagens, amostras de produtos de beleza, serviços de estética, aulas de alongamento e exercícios aeróbicos, distribuição de diversos brindes e muito mais.

Apesar de ser um evento exclusivo para elas, os homens sempre estão presentes para acompanhá-las ou fazer a diversão. Muitos caras vão vestidos de mulher para se divertir e incentivar a prática desse esporte.

Esse é um assunto bem polêmico que divide opiniões. Têm mulheres que gostam de levar os companheiros e até se divertem com situações inusitadas como a que citei acima e têm outras que condenam completamente essa prática e defendem que é um momento para a mulher aproveitar sozinha ou com as amigas. Como eu havia dito a corrida é um esporte democrático e tem espaço pra todos. Claro que nunca vamos agradar todo mundo, em nada do que façamos nessa vida.

A dica que eu deixo para os homens é: se for pra participar, então tenha bom senso. Não atrapalhe as mulheres durante o percurso, afinal a corrida é delas. Nunca presenciei nenhuma situação de assédio ou abuso por parte de algum homem. E pra fechar o momento de cruzar a linha de chegada é a consagração exclusiva do esforço delas: esse é o momento de sair do percurso e aplaudir a sua parceira!

Enfim, as provas mais legais do circuito feminino de corridas são:

  • Corrida da Mulher na lagoa Rodrigo de Freitas
  • Wrun no Aterro do Flamengo
  • Corrida da Mulher Maravilha no Aterro do Flamengo
  • e Vênus também no Aterro
Calendário de Corridas 2017 - Corridas Femininas VDT

Outras Modalidades

Por fim, e não menos importante, temos as provas de Trilhas e as de Obstáculos (minhas preferidas).

Trilhas

Provas com percursos fora dos centros urbanos, com distâncias que variam entre curtas e médias e com relativa variação de altimetria para dar mais emoção. Na verdade, um choque de realidade no quesito resistência. Vamos à lista de eventos:

  • CamelBak Mountain Race - Le Canton em Teresópolis
  • Trail Running em Niterói
  • World Trail Run em Arraial do Cabo
  • e Circuito de Corridas Loucos por Montanha - Desafio da Serra de Mauá em Resende

Corridas de Obstáculos

Para mim, são as mais iradas de todas. Uma mistura de corrida, força, agilidade e equilíbrio. São percursos fora do asfalto, com uma série de obstáculos dos mais criativos possíveis. Quase um treinamento militar. Tem que estar preparado para uns hematomas e machucados que, pra mim, servem mais de combustível pra querer correr de novo!

Bravus Race

É a mais popular do país e foi a responsável pela disseminação dessa modalidade no Brasil. Conta com etapas urbanas, curta e média distâncias, denominadas Arena, Speed e Monster, respectivamente.

  • Prós: São provas com obstáculos cada vez mais desafiadores e que fazem os competidores buscar a superação a cada prova realizada.
  • Contras: Os eventos estão cada vez mais cheios e a estrutura não consegue comportar o número de pessoas. Encontrar um lugar amplo o suficiente pode ser o maior desafio da organização.
Spartan Race

A maior corrida de obstáculos do Mundo aterrizou em solo brasileiro no ano passado. Aqui no Rio o evento foi realizado em Itaipava, mas até agora a realização de uma nova etapa são apenas rumores (No dia 21 de março, mesma data que esse post foi ao ar, a organização da Spartan anunciou que no dia 11 de junho teremos a próxima etapa no CEFAN - para delírio geral dos alucinados por corridas de obstáculos! Arooooo, Aroooo, Aroooo!). E se quiser saber mais sobre esse superevento, dá uma conferida nesse post que eu escrevi ano passado, sobre essa corrida: 1ª prova da Spartan no RJ

Calendário de Corridas 2017 - Spartan Race Rj VDT
Calendário de Corridas 2017 - Spartan Race Daniel VDT
  • Prós: Não é à toa que é considerada a melhor corrida de obstáculos do mundo. Uma super infraestrutura para os atletas, bem organizado, percurso top, sem filas nos obstáculos, cerveja no fim da prova, enfim, tá tudo bem detalhado lá no link. Só participando pra saber como é bom!
Créditos: Site Oficial da Spartan Race Brasil
Braves Mud Race

Tive que abrir uma exceção pra essa prova, que só é realizada em Curitiba, porque ela é sem dúvida, o melhor evento 100% brasileiro dessa modalidade. O local da prova é sensacional e os obstáculos são os mais desafiadores, criativos e originais. Dá uma olhada:

Calendário de Corridas 2017 - Braves Mud Race 2015 1 VDT
Calendário de Corridas 2017 - Braves Mud Race 2015 2 VDT
Calendário de Corridas 2017 - Braves Mud Race 2015 VDT
Calendário de Corridas 2017 - Braves Mud Race 2015 3 VDT
  • Prós: A melhor até agora.. Só digo isso!
  • Contras: Só tem em curitiba. Leandro Silva, tá na hora de trazer seu evento pro Rio.

Que venham as corridas

É muito prazeroso terminar uma corrida e ter aquela sensação de dever cumprido por ter superado um tempo antigo, completado uma prova difícil ou até mesmo de ter participado e ter feito parte daquele momento com alguém importante pra você.

Correr é um estilo de vida que liga o prazer à saúde e se nós podemos ter esse privilégio, torna-se uma obrigação motivar as pessoas que estão a nossa volta a encarar esses desafios, afinal se faz bem pra mim eu quero que faça bem aos outros também.

Todo mundo que pratica algum esporte tem um fator motivador que pode ser: perder peso, aumentar o condicionamento, se sentir pertencente a um grupo, se divertir, por puro prazer, necessidade física, prevenção de doenças, enfim, são inúmeros os casos e cada um tem o seu motivo. O meu, por exemplo, é superar sempre aquilo que eu fui capaz de realizar ontem... E você.. O que te faz querer correr?

Então, ficam aí as nossas dicas sobre alguns eventos de corrida desse ano. Se você decidir participar de alguma delas, pode ter certeza que você já é um vencedor. Não se exija demais, respeite os seus limites e conquiste um degrau de cada vez!

Lembre-se que o feito é muito melhor do que o não feito.

E não se esqueça de clicar aqui embaixo pra receber nosso calendário de corridas personalizado.

Daniel Tsuge

Também formado em Administração é o mais artista da família! Inteligente, habilidoso e ex-procrastinador de mão cheia! Foi o criador do Vida de Tsuge e agora está à todo vapor nessa Jornada Samurai!