Camboja: conheça melhor esse país envolto em muita história e pedaços escondidos do paraíso

Camboja - Arrozal Camboja 1 - Viagem - Vida de Tsuge - VDT

Camboja foi o 2º país que visitamos e é vizinho da Tailândia e do Vietnã. Escolhemos o Camboja porque queríamos muito conhecer o complexo de templos de Angkor, aquele que aparece no filme Mortal Kombat. Ou ainda, quem se lembra da Angelina Jolie em Tomb Raider?

Camboja - Angkor Siem Reap Camboja 3 - Viagem - Vida de Tsuge - VDT
Camboja - Ta Phrom Siem Reap - Viagem - Vida de Tsuge - VDT

Para os mais velhinhos, como a minha mãe, a lembrança que vem do Camboja é o “Killing Fields”, os campos de genocídio de Phnom Penh. Um regime que começou no Vietnã e se estendeu pelo país. Em 1975, o Khmer Vermelho tomou Phnom Penh que durou até os anos 80 e houve o extermínio de mais de 20% da população cambojana até 1979. Ela disse também que o filme “Gritos do Silêncio”, ganhador de 3 Oscars, retrata essa triste história, pelos olhos de um jornalista e seu intérprete cambojano. Vale a pena conhecer um pouco da história recente, antes de conhecer o país.

Camboja - Choeung Ek Phnom Penh - Viagem - Vida de Tsuge - VDT
Camboja - Royal Palace Phnom Penh 1 - Viagem - Vida de Tsuge - VDT

Ficamos 4 dias no Camboja e nossa viagem se concentrou em Siem Reap e Phnom Penh. Vamos contar tudo o que fizemos por lá, nos próximos posts, mas pela primeira vez viajando, conhecemos um lugar que não gostaríamos de ter conhecido, por causa da vibe muito ruim. Saiba que lugar é este. Aguarde!

O Camboja do turismo, das praias e do mergulho

Bom, mas vamos falar do Camboja ou Cambodia, como país nesse post.

“O Camboja tem mais de 15 milhões de habitantes e sua capital e maior cidade é Phnom Penh, o centro político, econômico e cultural do país. O reino é uma monarquia constitucional, tendo Norodom Sihamoni como representante. O monarca é escolhido pelo Conselho do Trono Real e recebe o status de chefe de Estado. O chefe de governo é Hun Sem e governa o Camboja há mais de 25 anos.”

O Camboja é um país de clima tropical e é quente durante o ano todo. De Maio a Outubro, chove muito e a umidade é intensa. De Novembro a início de Maio, é o período mais seco, ideal para quem quer curtir as praias de lá. SIMMM! Praias, muitas praias paradisíacas. Esse é o lado do Camboja que vamos mostrar nesse post.

Wikipedia: Geografia do Camboja

Como o turismo ainda não é tão popular como na Tailândia e no Vietnã, você pode fazer um turismo de mais qualidade, com praias lindas, preços mais baixos e curtir reservas naturais.

A cidade de Sihanoukville tem praias que ficam no Golfo da Tailândia, de areias brancas e água verde esmeralda. São várias praias para todos os gostos: umas são mais agitadas, têm mais estrutura de turismo e outras são mais simples e mais calmas. A praia mais badalada de Sihanoukville é a Ochheuteal Beach, onde você pode curtir uma praia durante o dia, jantar à noite, repleta de gente jovem, ouvindo reggae ou música eletrônica. Já Otres Beach e Independence Beach são praias mais tranquilas.

sihanoukville

kohrong

kohtotang

De Sihanoukville você ainda pode ir pra ilha de Koh Rong, que é o paraíso dos mochileiros e um bom local para mergulho no Camboja. Outra ilha é a Koh Totang, um pequeno paraíso ecológico, bem rústico, que não tem nem wi-fi e a única hospedagem - Nomads Land Cambodia – tem 5 bangalôs de madeira. É para quem quer fugir da civilização e ficar em paz, longe de baladas. Lá você vai poder nadar, mergulhar, pescar e apreciar a luz dos plânctons à noite.

As vilas que flutuam

Saindo do litoral e indo para o centro do país, você vai conhecer a característica marcante da topografia por lá, que é a planície lacustre “formada pelas inundações do Tonle Sap (Grande Lago), que tem cerca de 2590 km² de superfície durante a estação seca e 24605 km² na estação das chuvas. Esta é a planície densamente povoada e dedicada ao cultivo de arroz, que constitui o coração do Camboja.” (Wikipédia)

Camboja - Arrozal Camboja 2 - Viagem - Vida de Tsuge - VDT

Além das plantações de arroz, temos as vilas flutuantes, onde seus moradores vivem da pesca. É incrível ver como essas pessoas vivem. Para mim, seria algo impensável.

A religião oficial do país é o budismo, tendo mais de 96% da população sendo budista. Em todos os lugares, você cruza com os monges budistas em vestes alaranjadas. Na década de 70, o budismo foi reprimido durante o regime político do Khmer Vermelho, no país. Nascer no Camboja significa, praticamente, nascer budista.

Fique Atualizado!

Receba as novidades no nosso Blog em primeira mão!

A capital Phnom Penh (pronuncia-se Nón Pén), tem tudo o que uma grande metrópole tem: barulho, motos, tuk-tuks, mercados, elefante na rua... hahaha! E, é claro, um monte de pontos alaranjados na multidão: monges budistas. Vamos falar mais sobre nossa estada em Phnom Penh, em post futuro.

Duas dicas importantes ao passear pelo Camboja. Há ainda muita pobreza e não dá para ficar indiferente a isso. Muitas crianças pedindo dinheiro e pessoas que cobram mais quando veem que você é turista, portanto, negocie sempre e seja enérgico! Já a outra dica bem essencial é: vá onde for, mas não se aventure a caminhar fora das trilhas usuais quando estiver andando pelos campos e matas, pois ainda existem milhões de minas enterradas por todo o país, herança da guerra, que ferem ou matam centenas de pessoas ao ano.

Conclusão

Uma viagem pelo sudeste asiático está na mira dos viajantes de plantão. Se você planeja ir para a Tailândia, inclua sempre seus vizinhos, Camboja, Vietnã, Laos e Myanmar (ou vice-versa). É tudo tão perto um do outro, que vale a pena você se programar melhor e fazer uma viagem mais completa. Afinal, a viagem em si, é muiiiiito longa E mais: aproveite que o Camboja ainda não é tão popular quantos seus vizinhos.

O Camboja é um país de muita história, cultura e uma história recente de genocídio, que nos choca até hoje, mas apesar desse fato, o seu povo é incrível, com uma energia linda e a minha referência de cambojano é o Pounn Angkor, o cara mais fantástico que conheci em toda a minha viagem. Aliás, um dos "serumaninhos" mais generosos que conheci na minha vida. Ele mora no meu coração. "Pounn, love you!"

Camboja - Pounn Tuk Tuk - Viagem - Vida de Tsuge - VDT

Espero que vocês tenham curtido mais essa publicação e aguarde as próximas onde vou falar sobre a nossa estada em Siem Reap e Phnom Penh. Se quiser saber mais sobre a nossa viagem, baixe aqui o Infográfico com um resumo de informações sobre o Asia Trip!

Se você gostou desse post sobre o Camboja, também vai gostar desses aqui, olha:

  1. Chiang Mai, top destino da nossa viagem: elefantes, tatuagens Yante o festival do Loy Krathong
  2. Koh Phangan: Destino dos amantes de festa. Conheça a Full Moon Party mais famosa do mundo
  3. Koh Tao: Paraíso dos mergulhadores e dos amantes da vida fit

Siga a gente nas mídias sociais e fique por dentro de tudo que rola no Vida de Tsuge

▫️ Curta a Página Vida de Tsuge
▫️ Cadastre-se no Vida de Tsuge
▫️ Siga o Vida de Tsuge no Instagram
▫️ Tweet os posts do Vida de Tsuge
▫️ Siga nosso Canal Vida de Tsuge
▫ ️Dê um Pin no nosso material!

Referências:

IG Turismo
Wikipedia - Camboja
kohtotang
Sihanoukville Camboja

Marina Tsuge

Administradora por formação, com 24 anos, descobriu na arte de escrever uma forma de compartilhar conhecimentos e incentivar mudanças.