Curiosidades do Japão de A a Z: a terra do sol nascente em 26 palavras

Viaje com a gente no universo de curiosidades do Japão, que fazem parte da sua cultura e do seu lifestyle, tão comuns no cotidiano dos japoneses.

Todo mundo sabe que o japonês é um povo muito educado, mas que tem algumas esquisitices, aos olhos dos ocidentais.

Fizemos um apanhado de A à Z, dentre as mais conhecidas, mas esse assunto renderia um livro enorme para cada letra. Quem sabe…

 

Nossa lista de Curiosidades do Japão

Antes de começar, vamos explicar como se comportam alguns fonemas que não existem na língua japonesa. “F”,”L”, “R” e “V”, não existem. O que existe então na língua japonesa de similar ao que temos? Acompanhe abaixo a explicação:

  • H – similar ao nosso ‘rr’, muitas palavras japonesas que se iniciam com ‘H’, leem-se como ‘rr’. Exemplo, Hiroshima, hashii (ponte), haná (flor), hon (livro)... Onde nós lemos ‘F’, o japonês lê “H’. Nesse caso faca pronuncia-se ‘haca’
  • R – a sua pronúncia é algo entre ‘L’ e ‘R’. O exemplo mais comum disso é a grafia do nosso conhecido Miojo Lámen. No Japão, se grafa em letras romanas, Rámen, o famoso macarrão japonês que vem com caldo, legumes e carne.
  • B – é como se pronuncia qualquer palavra romana, com a letra ‘v’. Quando você ouvir um japonês falando ‘bassoura’, abion, habaiana, isso significa vassoura, avião e havaiana. Meu pai xingava os outros de biado. Hahaha!

O uso do “O” precedido de palavras que começam com consoante, confere uma polidez ao falar. Ohashi, obentō, ofurō, podem ser faladas e grafadas sem o ‘o’.

Como não existe “ÃO”, os japoneses irão pronunciar “on”. Então (enton), avião será abion, coraçon...

Não existem também, as contrações como em encontros consonantais e alguns dígrafos. Onde tem encontro consonantal com ‘l’ ou ‘r’, o japonês pronunciará 2 sílabas separadas. Aflição vira ‘ahurisson’, plano vira ‘purano’, quebrado vira ‘keburado’. No caso de dígrafo, também pronunciam 2 sílabas.  Palhaço vira ‘pariasso”. Ah! O Cedilha não existe também, então “S” tem sempre o som de ‘ss’.

Onde estiver escrito o caracter especial “Ō”, pronuncie sempre de forma alongada e fechada – ‘ôo’.

Parece interessante? Então baixe o infográfico completo em alta resolução aqui ou veja a imagem abaixo para conhecer mais sobre o Japão de A a Z.

 

NEXT STOP ... JAPÃO - Infográfico de A a Z - ArranhaCeu

 

>> Baixe o infográfico completo em alta resolução aqui <<

 

Compartilhe esse Infográfico no seu site (copie e cole o código HTML)

Fique Atualizado!

Receba as novidades do nosso Blog em primeira mão!

Milene Tsuge

Jornalista por formação, é curiosa e espontânea. Sua marca registrada é o sorriso. Sabe ser sargentão, mas tem os momentos "deixa a vida me levar". Muito autêntica no seu jeito de ser, é uma mãe "vida loka".