Kanchanaburi, memórias da Guerra e Natureza exuberante

Thailand Kanchanaburi Erawan Waterfall 6 Vida de Tsuge VDT Featured

Kanchanaburi é uma cidade não muito conhecida quando o assunto é viajar para a Tailândia. Mas, na história das guerras do Sudeste Asiático, foi uma rota de fuga e suprimento, muito utilizada, tanto que uma das principais atrações de lá é a linha de trem que liga a cidade à Burma (ou Myanmar).

É possível ir para lá fazendo um bate e volta de Bangkok, mas aproveitamos pra fazer um pernoite, já que queríamos ir no Erawan National Park. Um parque repleto de quedas d’água, que possui uma coloração de água de outro planeta!

E o que vamos falar hoje?

Change your mind, but mind the g4p!

Conhecendo Kanchanaburi

Thailand Kanchanaburi Mapa Vida de Tsuge VDT

Fonte: Lonely Planet*

A cidade de Kanchanaburi fica na região oeste da Tailândia. Lá, prisioneiros de guerra foram forçados a construir uma linha de trem que ligava Tailândia e Myanmar. Construída sobre o Rio Kwai, foi responsável por tantas mortes dos prisioneiros de guerra, que hoje é conhecida como Death Railway.

Toda sua história foi registrada por Pierre Boulle’s no livro “The Bridge Over the River Kwai”, e você pode ter acesso ao conteúdo em português, no filme A Ponte do Rio Kwai.

Mas, nem só de história vive Kanchanaburi. o Erawan Park é um ponto turístico à parte. Com uma beleza natural exuberante, o Erawan é simplesmente de tirar o fôlego!

Thailand Kanchanaburi Erawan Waterfall 1 Vida de Tsuge VDT 1024x576

Bate e volta de Bangkok: um dia em Kanchanaburi

Dia de barganha, história e beleza natural. Mais um pouco de cultura e a tentativa bem sucedida de “ser” local..

O dia começou com uma superbarganha. Com o mesmo motorista de songthaew  (Utis é o nome dele, super recomendo e é bom de jogo), negociamos quase que um tour privado. Kanchanaburi fica ao noroeste de Bangkok e faz fronteira com Myanmar. É extremamente extensa.

Thailand Kanchanaburi Contato Utis Vida de Tsuge VDT 1024x576

Minha ideia era conhecer 3 locais que, digamos, são praticamente impossíveis de se fazer no mesmo dia, se não for com agência ou carro particular, por serem muito longes um do outro.

Então, as escolhas do dia foram:

  • Death Railway and bridge over River Kwai
  • Hellfire pass memorial and museum
  • Erawan National Park

Voltando à negociação: preço de agência uns 2.200 THB/pessoa; preço pedido por Utis 1.400 THB / pessoa; preço final acordado 700THB/pessoa. Ahhahaha! Nosso bolso ficou superfeliz com isso.

Ele simplesmente passou o dia todo com a gente.. Nos pegou no hotel às 5:30 (ah! Hotel com bangalôs dentro do rio. Muito legal! Chamado de Tara Raft - mais abaixo falo um pouco dele), levou pra estação de trem e de lá fomos em direção ao Hellfire, passando pelo Death Railway e River Kwai.

O legal do Death Railway são as paradas. Lá tem microvilas com um povo muito humilde! Crianças brincando nas estações e de repente, um Buda enorme “perdido” no meio da floresta! =O

Thailand Kanchanaburi Criança Estação Vida de Tsuge VDT 1024x576
Thailand Kanchanaburi Buda Perdido Vida de Tsuge VDT 1024x1365

Chegamos na estação final e lá estava Utis nos esperando de songthaew pra nos levar ao Hellfire e Erawan. Em ambos os passeios, o Utis ficava no carro nos esperando. No passeio do Death Railway, ele esperou por 3h, Hellfire 1:30h e Erawan mais 3h! Ou seja, motorista particular. E ainda nos trouxe de volta ao centro de Kanchanaburi, passou no hotel para pegarmos as mochilas e de lá pra rodoviária. Valeu Utis!

Pequeno resumo do que são os locais:

  • Death Railway - linha férrea em uma ponte construída por prisioneiros de guerra do Japão, com o intuito de invadir Burma (atual Myanmar) por terra e não por água.
  • Hellfire pass - um trecho dessa linha férrea que foi construída em local rochoso, cuja passagem para a ferrovia da morte foi aberta pelos prisioneiros de guerra, à mão, e muitos deles lá morreram.
  • Erawan National Park - parque constituído de 7 quedas d’água. A mais alta (na foto abaixo) fica a 2.000mt da entrada, rio acima. A água é de coloração incomparável e repleta daqueles peixes que ficam “comendo” seu pé ao entrar na água.
Thailand Kanchanaburi 7ª Queda Erawan Falls Vida de Tsuge VDT 1024x576
Thailand Kanchanaburi Placa Erawan Waterfall Vida de Tsuge VDT 1024x1820

Sobre cultura e ser local: dia de andar de tuk-tuk, na volta para Bangkok, e andar de ônibus! A missão mais difícil, para quem é turista, é que não tem tradução de nada para o inglês. Ninguém fala inglês! Está tudo em tailandês e a galera que se aproveita dos turistas, pra empurrar para os táxis, só dão informações erradas. Lutamos e relutamos e conseguimos. Diferença de preço do táxi para ônibus de quase 200THB.

 

Custo da viagem à Kanchanaburi

Eu viajei em novembro de 2015 e nessa época 1 dólar valia R$ 3,89. A cotação que paguei foi 1 USD = THB 35,38 / 1 BRL = THB 9,10. Ou seja, para transformar em real, basta dividir o valor em baht por 10. Vai dar, aproximadamente, o valor em real.

Com isso, os gastos totais foram (valores em dólares e referentes a gastos de 2 pessoas):

  • $ 25 com alimentação
  • $ 25 com hospedagem
  • $ 0 com compras
  • $ 61 com deslocamento
  • $ 24 com passeios/turismo
  • $ 0,25 com outros gastos

TOTAL para 2 pessoas: USD 135
TOTAL para 1 pessoa: USD 67,50

 

TOP 5 Pontos turísticos: quando, quanto, onde e o quê?

  • Death Railway and Bridge
    [marina death railway] pegar o SRT Kanchanaburi’s St. para Nam Tok (05:57 – 08:20). Ideal fazer isso até no máximo 6h da manhã, para pegar o nascer do sol no caminho. Sente-se do lado esquerdo do trem, para ter a melhor vista do rio e do nascer do sol.
    ฿ 100 (passagem do trem)
    Sempre aberto
    Th Mae Nam Khwae - Amphoe Mueang District - Kanchanaburi

  • Hellfire pass Memorial and Museum
    [flor hellfire] Negocie um songthaew para levar você da Estaçao de Nam Tok até o Hellfire Pass (duração do trajeto 20 min – 20 km – aprox. ฿ 200 - e fique lá por pelo menos 1:30h). Depois, peça para te levar ao Erawan National Park (duração do trajeto 1:20h – 70km – aprox. ฿ 500)
    ฿ 0
    09:00 – 16:30 (até 16h o museu)
    Rte 323 - Amphoe Sai Yok District - Kanchanaburi

  • Erawan National Park
    [slider com 3, 4, 5, 6] Um parque nacional, ideal para banho nas suas cachoeiras de água extremamente azul. Isso se deve ao calcário das pedras que é puxado para o branco e parece até limo de tão escorregadio! Visite por pelo menos 3h. Tente ir pela manhã e durante a semana, para evitar locais cheios. Para subir as 7 cachoeiras, tem que ter um pouco de preparo físico. Fique atento, pois tem época que as cachoeiras secam.
    ฿ 300
    08:00 – 16:00
    https://www.thainationalparks.com/erawan-national-park
    Mu 4, Tha Kradan Sub-district, Amphur Si Sawat,Tha Kradan, Si Sawat District, Kanchanaburi

  • The Thailand-Burma Railway Centre
    Um museu que conta a história de Kanchanaburi durante toda a 2ª Guerra Mundial.
    ฿ 80
    09:00 - 17:00
    73 Th Jaokannun - Amphoe Mueang District - Kanchanaburi

  • ElephantsWorld
    Programação de 1 dia cuidando de elefantes.
    ฿ 2.500
    09:00 - 16:00
    http://www.elephantsworld.org/
    90/9 Moo 4, Baan Nong Hoi | Wang Dong, Kanchanaburi 71190, Tailândia

 

Dicas de turismo: comidinhas, hospedagem e transporte

Alimentação

Thailand Kanchanaburi Augusto Alimentação Vida de Tsuge VDT 1024x1820
Thailand Kanchanaburi Alimentação Vida de Tsuge VDT 1024x1820

Nosso tempo em Kanchanaburi estava meeega corrido, então optamos por não parar para comer. O máximo que fizemos foi parar no 7-eleven e comprar marmita para comer no caminho de Erawan (já que era bastante tempo de viagem). Mas seguem algumas dicas de bares, restaurantes e vida noturna:

  • Buddha Bar: o point dos mochileiros
    Th Mae Nam Khwae, Kanchanaburi, Tailândia
  • JJ Market: night martket mais popular da cidade
    É ótimo para comida e compras.
    05:30 - 22:00
    Th Saengchuto, Kanchanaburi, Tailândia
  • On’s Thai-Issan: restaurante vegetariano
    Eles também oferecem cook class que dura de 2 a 3h e custa ฿ 600
    ฿ pratos a partir de 50
    10:00 - 22:00
    http://www.onsthaiissan.com
    Th Mae Nam Khwae, Kanchanaburi, Tailândia
  • Zap Zap: com largo menu de culinária tailandesa
    Prato mais top é fried papaya salad
    ฿ pratos a partir de 35 a 220
    11:00 - 22:00
    http://www.onsthaiissan.com
    Th Mae Nam Khwae, Kanchanaburi, Tailândia
  • Blue Rice: restaurante mais top da região
    Restaurante que fica às margens do rio, com menu incrível e sabores fantásticos.
    ฿ pratos a partir de 135
    11:00 - 14:00 e 18:00 - 22:00
    http://www.applesguesthouse.com
    153/4 Mu 4 Ban Tamakahm, Kanchanaburi, Tailândia

Hospedagem

Thailand Kanchanaburi Tara Raft 2 Vida de Tsuge VDT 1024x1820
Thailand Kanchanaburi Tara Raft 1 Vida de Tsuge VDT 1024x576
Thailand Kanchanaburi Tara Raft Vida de Tsuge VDT 1024x576

Em Kanchanaburi não é fácil arranjar hospedagem barata. Ainda mais que eu estava naquela ideia de experimentar de tudo. Então, como lá é beira de rio, resolvi experimentar os bangalôs! Aqueles mesmos, que ficam flutuando na água.

Pesquisa aqui, pesquisa ali e achamos o Tara Raft! Não é nada super luxuoso, mas o pessoal de lá era bem simpático. Chegamos bem tarde, pra lá de meia-noite. O recepcionista já estava desmaiado atrás do balcão esperando a gente chegar

Dica: sempre que for chegar fora de horário normal, avise! Eles vão deixar alguém à sua espera para fazer check-in. Caso contrário, pode ser que você perca sua reserva ou até mesmo dê de cara na porta!

Como eu disse, os quartos eram bangalôs que ficavam dentro da água. Com direito a varandinha e tudo. No saguão, fica o restaurante e lá em cima, um deck com espreguiçadeira para aproveitar o dia e a vista.

15/1 Soi Prapa (in front of Sanjao Rongheep), T. Ban Nua, A. Muang - 71000 Kanchanaburi – Tailândia

Quarto duplo superior com vista para o rio

Chuveiro • Cofre • Ar-condicionado • Varanda • Geladeira • Mesa de trabalho • Área de estar • Vaso sanitário • Banheiro • Canais a cabo • TV de tela plana • Guarda-roupa/armário • Vista do rio

฿ 900 (2 pessoas por dia = 25 USD)

Transporte

Para andar dentro de Kanchanaburi, você pode optar pelo transporte público, mas que não é muito ágil, e também não tem hora para passar. Pesquisando, lemos muitos relatos de pessoas que foram pro Hellfire ou Erawan de ônibus e na volta, simplesmente ficaram “à deriva” na estrada, por horas, porque não passava nada de volta pro centro!

Por isso optamos por contratar de cara, um songthaew driver, já que não tínhamos muito tempo e queríamos conhecer ao máximo.

Thailand Kanchanaburi Bus 1 Vida de Tsuge VDT 1024x1820
Thailand Kanchanaburi Bus Vida de Tsuge VDT 1024x1820
Thailand Kanchanaburi Tuk Tuk Vida de Tsuge VDT 1024x1820

Pra chegar em Kanchanaburi, o jeito mais barato, e também bem difícil é ir até o Sai Tai Mai Bus Terminal - Boromratchchonnani Road, Thonburi (em Bangkok) e pegar o ônibus nº 81 para Kanchanaburi (vai te deixar em Kanchanaburi Bus Station: Ban Nua Village, 71000 Kanchanaburi).

Mas quando você chega nesse terminal e pergunta para qualquer pessoa, é incrível como ninguém “conhece” e logo tentam te falar que o ônibus não sai dali ou que o último já foi. E aí, dizem que é melhor você pegar uma van ou táxi até Kanchanaburi. Loucura! Não faça isso.

O ônibus custa apenas 99THB. A viagem dura cerca de 2h e o último ônibus sai de Sai Tai Mai às 22h.

Na volta de Kanchanaburi, basta fazer o mesmo caminho. Lá foi mais fácil, pois como estávamos com o Utis, ele levou a gente na cabine exata que tinha o ônibus para Bangkok. Porém, chegando no Sai Tai Mai, novamente o mesmo perrengue para sair de lá.

Geral querendo te empurrar táxi. Mas era começo de viagem, estávamos bem resilientes e depois de andar e perguntar muito, uma cobradora chamou a gente pra entrar em um ônibus, que ela disse passar em um local onde passava outro ônibus e que, esse sim, deixaria a gente bem perto de onde queríamos ir.

No meio do caminho, entraram uns estudantes e aproveitamos para perguntar. Um deles entendia razoavelmente inglês. E por mais que o povo de lá fale bastante inglês, a galera que anda de buzão, não tá na mesma pegada. Então, andar de ônibus lá era beeeem difícil.

Extra: Roteiro e Custos em Kanchanaburi!!!

Aproveite para baixar a planilha com os destinos de Kanchanaburi e as informações sobre eles (horários de funcionamento, endereço e preço de entrada). Lá tem também, todos os gastos que tivemos na cidade, separado por tipo de gasto! =)

É só baixar aqui!

Conclusão: Kanchanaburi, a cidade da beleza natural sem igual!

Thailand Kanchanaburi Marina Utis Vida de Tsuge VDT 1024x576

Kanchanaburi é incrível! Dá pra mergulhar de cabeça na história sofrida dessa região, mas que também é repleta de gentileza e companheirismo entre famílias e pessoas que passaram por toda essa situação da guerra. O Hellfire Pass tem uma estrutura fantástica e faz você entrar na história como se estivesse vivendo aquilo!

O Death Railway encanta pela beleza natural ao longo do caminho. Tem horas que dá bastante medo passando pelos trilhos, mas a cada estação é uma surpresa super agradável. Ver um povo extremamente humilde, feliz por estar vivo! s2 Dá a impressão que eles vivem naquele mundo e não tem a menor ideia do que se passa fora dali. E para eles, isso basta! Afinal, tem tudo que precisam para serem felizes.

E Erawan é aquele lugar que você fica maravilhado! O tipo de beleza que você não vê em lugar nenhum. Mergulhar com vários peixes te mordiscando dá um tremendo nervoso, mas ao mesmo tempo é divertido.

A grande questão de Kanchanaburi é conseguir combinar esses 3 passeios no mesmo dia. É bem difícil. Quando pesquisávamos sobre a viagem, a maioria das pessoas recomendava pelo menos 2 dias para conseguir fazer esses 3. Mas sabe como é que é né?! Gosto de viajar assim, freneticamente, curtindo e aproveitando cada milésimo de segundo da viagem! =)

Change your mind… But Mind the G4p!
NEXT STOP: Ayutthaya!

Até a próxima


Referências:

4-Day ANZAC Ride to Remembrance Bike Tour
Lonely Planet Restaurants
Lonely Planet Kanchanaburi
TripAdvisor Kanchanaburi

Marina Tsuge

Administradora por formação, com 24 anos, descobriu na arte de escrever uma forma de compartilhar conhecimentos e incentivar mudanças.