Koh Phi Phi: se encante com esse paraíso de belas praias, top destino dos brasileiros

Thailand - Koh Phi Phi - Marina bananeira - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576

Koh Phi Phi é uma pequena ilha que fica na costa do Mar de Andaman, próxima à Phuket. É lá que fica uma das praias mais bonitas do mundo, Maya Bay, que foi cenário do filme “A Praia”, com Leonardo DiCaprio.

Além da beleza do mar e das praias, Koh Phi Phi também possui formações rochosas incríveis, que criam um visual único na ilha. Essa geografia é muito favorável à prática da escalada, com os mais variados níveis de dificuldade.

E sobre o que vamos falar hoje?

 

 

Change your mind, but mind the g4p!

 

Conhecendo Koh Phi Phi

Thailand - Koh Phi Phi - Mapa Koh Phi Phi Island - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Phi Phi - Halal Mapa de Phi Phi - Vida de Tsuge - VDT

Fonte: Phi Phi Booking e Halal Travel Blog

Phi Phi é formada por duas ilhas principais: a Phi Phi Don, que é a central, onde ficam o porto, as lojas, restaurantes e hospedagens e a Phi Phi Leh, mais calma, onde fica a famosa Maya Bay, cenário do filme “A Praia”, a Viking Cave, Phi Leh e Los Samah Bay. Um pouco mais ao norte ficam as ilhas menores, a Bamboo Island e a Mosquito Island.

A ilha é extremamente turística, o que é muito bom para economia local, mas nem tanto para a natureza. Pra quem não lembra, Koh Phi Phi foi completamente devastada em 2004 (retratada no filme “O Impossível”, com Ewan McGregor e Naomi Watts):

 

“Infelizmente, nada pode suportar este ritmo para sempre. Os olhares impressionantes de Phi-Phi transformaram-se em sua própria morte e, a menos que os limites sejam ajustados, estas ilhas amadas continuarão apressando-se para o desastre ecológico.” (Lonely Planet)

 

Mas, alguns dizem que foi até bom para a ilha, pois trouxe uma renovação. Quem tinha ido a Phi Phi antes do tsunami, relatava que a ilha fedia, era muito suja e desorganizada. Após o tsunami, como tiveram que recomeçar do zero, a preocupação com a ocupação organizada, foi maior.

 

Koh Phi Phi: praias, escalada e muitos brasileiros!

Thailand - Koh Phi Phi - Augusto e Marina Maya Bay - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576

 

Dia 1 - Chegando em Koh Phi Phi

Depois de 2 horas mar adentro, partindo de Phuket, chegamos à tão esperada Koh Phi Phi.

Logo na chegada você tem que pagar uma taxa de 20 ฿ (pra compensar a limpeza da ilha, por conta do turismo). Andamos, nos perdemos e finalmente achamos nosso hostel. É tudo tão perto e pequeno que até perdido você se acha. Hahahaha.

Ao entrar no quarto, duas brasileiras e um convite! Por sorte, elas já tinham alugado um longtail boat, pra manhã seguinte, rumo à Maya Bay, a praia mais cobiçada da Tailândia, antes que ficasse lotado. Então, decidimos aproveitar a oportunidade e ir com elas.

Como era cedo ainda, demos uma volta pelas ruelas da Tonsai Bay e vimos vááárias lojinhas. Cada coisa... uma mais linda que a outra… Maaaaas, como toda região de praia, os preços são bem inflacionados.

Fomos jantar, e pedi um fried rice no abacaxi com camarões e Augusto, como sempre, viciado no Pad Thai! Experimentei também a cerveja Singha, mas a memória já não tá lá essas coisas. Não me lembro com qual se parece para poder exemplificar aqui.

Depois voltamos para o hostel e fomos dormir cedo, afinal o boat pra Maya Bay saía às 6h da matina!

 

Dia 2 - Maya Bay e Escalada

Thailand - Koh Phi Phi - Tour Maya Bay - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576

Sobre o tour privado à Maya Bay, foi a melhor coisa que fizemos. Primeiro que o período contratado era de 3 horas em Maya Bay e a rota que o nossa piloto fez, foi:

 

  1. Passagem pela Viking Cave: nesse período, por conta do ciclo dos morcegos, não era permitido entrar na caverna.
  2. Uma volta na Phi Leh Bay: parece uma piscina natural! A água azul cristalina (a segunda foto da esquerda pra direita). É muito lindo!
  3. Parada em Maya Bay: chegamos lá por volta das 6h30 ~ 7h00 e já tinha umas 15 pessoas, mas nada que nos impedisse de ter fotos lindas, sem nenhum figurante atrás! Valeu super a pena ter ido esse horário, pois lá pras 8h ~ 9h já começa a lotar! E não existe mais local na praia que você não saia na foto com pelo menos mais 5 pessoas atrás. Hahahahaha. Curtimos a praia, a água e o visual!
  4. Cruzamos a ilha e fomos para o Los Samah Bay. Lá o nascer do sol estava divino. Clareando a água (a segunda foto da esquerda pra direita, na última linha), mas como a baía tinha muitos corais e caranguejos, era só pra apreciar mesmo.
  5. Paradinha na monkey beach pra brincar com os macacos. Mas só de longe mesmo, porque eles mordem. São um pouco selvagens!

 

Voltamos à Koh Phi Phi Don com a missão de fechar pacotes e conhecer as demais praias e ilhas e ainda decidir o que fazer no dia seguinte!

Fomos numa loja de mergulho, que preferimos deixar pra tentar fazer em Ko Tao (que é famosa como local para mergulho), mas a menina de lá deu altas dicas. Indicou restaurantes como o Papaya e Only Noodles, programas gratuitos na ilha (como a trilha para a praia de Long Beach e a praia pra fazer snorkel, a Nice Beach).

Alertou pra não mergulharmos na praia de Ao Loh Dalam, pois como as festas são lá, muita gente faz a praia, de banheiro, e ainda nos indicou a Ibex pra fazer o rock climbing! Fechamos também um pacote de meio dia de Tour, que não incluía Maya Bay, para a manhã seguinte.

No Ibex fechamos o tour de 4h pra iniciantes, para a tarde do mesmo dia.

O atendente informou que a tarde o calor era mais gentil, pois não batia na pedra de escalada. Trocamos de hotel, descansamos um pouco e voltamos pro Ibex pra fazer o rock climbing.

Preparando os equipamentos e adivinhem o que encontramos? Um brasileiro que trabalha lá. O nome dele é Diogo e é de Curitiba. Saiu do Brasil em janeiro de 2015 e contou tudo que veio passando de lá pra cá. E o que ele disse que mais marcou foi:

“Eu sempre tive o sonho de fazer intercâmbio ou morar um tempo fora, mas sempre tinha uma desculpa. Às vezes o dinheiro, ou faculdade, estágio, família… Enfim, vi que estava sempre adiando meu sonho. Um dia decidi que ia sair e pronto. Larguei tudo! E esse foi o ano que mais risquei coisas da minha lista de sonhos”

(Momento de reflexão…).

Ele nos levou até o local da escalada e lá estavam os professores. Mais dois gringos (o que impressionou em Phi Phi é a quantidade de estrangeiros que trabalham e moram lá).

Thailand - Koh Phi Phi - Gatos na geladeira - Vida de Tsuge - VDT

 

Sobre o rock climbing: um professor é da África do Sul e está lá há mais tempo. Seu sonho, ter todos os vistos possíveis no passaporte. O outro é de algum país da Europa que agora não me vem à memória, mas ele chegou fazia apenas 6 dias e pretendia ficar lá uns 3 meses.

Demos a sorte de sermos os únicos agendados naquele horário e a aula foi particular. Nos ensinaram bastante as técnicas de amarração da corda, como usar os equipamentos de segurança, a escalar em si e a guiar a corda pro outro escalar.

Eu subi 4 vezes e o Augusto 5. Fizemos uma subida de 15mt, outra de 20, 25, 30… E o Augusto finalizou numa mais difícil, de 35mt.

Extremamente cansados e famintos, fomos ao papaya e pedimos Pad thai, pra variar! Os atendentes de lá são extremamente gentis e simpáticos. Um deles até falava algumas palavras em português. E o mais curioso: gatos na geladeira… Hahahahaha se refrescando… Entravam e saiam de lá sozinhos! Muito engraçado! Mas calma, era uma geladeira exclusivamente deles.

Thailand - Koh Phi Phi - Gatos na geladeira 2 - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576
Thailand - Koh Phi Phi - Gatos na geladeira - Vida de Tsuge - VDT

Íamos somente descansar um pouco pra ir na famosa night de Ao Loh Dalam, mas acabamos dormindo até a manhã seguinte! Ahhahah faz parte…

 

Dia 3 - Viewpoint, tour de barco e despedida de Phi Phi

Thailand - Koh Phi Phi - Amiguinho em Phi Phi - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576

Acordamos e aproveitamos que o hotel já ficava no meio das escadarias do view point e subimos, pra ter a visão da ilha como um todo. Atualmente paga-se uma taxa de 30 ฿ apenas pra conservação do local.

Na subida para o viewpoint, fizemos um amiguinho! Um cachorrinho muito fofo, que queria passar pela trilha, mas tinham umas galinhas e galos soltos. Ele aproveitou que íamos subir e foi com a gente. Detalhe: ele que indicou o caminho. Quando a gente se perdia, ele pegava a frente e o seguíamos! s2

De volta ao nível do mar, o passeio começa com um café da manhã, à beira mar, no Chukit Resort. Em seguida, longtail boat até:

Thailand - Koh Phi Phi - Tour Monkey Beach - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576
Thailand - Koh Phi Phi - Tour Bamboo Island - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576
Thailand - Koh Phi Phi - Tour Mosquito Island - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576
Thailand - Koh Phi Phi - Tour Shark Point - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576
Thailand - Koh Phi Phi - Tour Rantee Bay - Vida de Tsuge - VDT
  1. Monkey Beach: a dica está presente nas placas ao redor dessa praia, mas nunca é demais lembrar: se ninguém tentar dar comida aos macacos eles ficam bem mais comportadinhos e menos agressivos. Caso contrário, costumam avançar, puxar as coisas e até morder as pessoas.
  2. Shark point na Long Beach: fazer snorkeling. E não! Não vimos nenhum tubarão. Teve gente que disse que viu, mas eles são pequenos e banguelos (pelo menos foi o que disseram né?!) hahahahaha.
  3. Bamboo Island: bem bonita e cheia. Mas se você for andando por ela, consegue encontrar locais mais vazios. Existem construções na praia que aparentam ter sido destruídas por um tsunami e, ainda, vários troncos de árvore pelo caminho. Acredito que devem ter deixado lá de propósito, como lembrança. A água é naquele esquema: transparente! E os bambus na costa da ilha deixam ela com um visual irado!
  4. Mosquito Island: mais uma parada pra snorkeling. Mas aqui a água é tão rasinha que se vc ficar ajoelhado já encosta nos corais. Então todo cuidado é essencial. Por conta disso, se tem uma visão bem melhor do fundo do mar.
  5. Rantee Bay: estava incluso no tour. Seria mais uma parada pra snorkeling. Mas nosso piloto tava tão viajante e deixou a gente tanto tempo nas outras paradas, que o tour que era pra se encerrar 13h30, nem tinha chegado nesse ponto e já tinha terminado o tempo. Como algumas pessoas iam embora de Phi Phi ainda naquele dia, inclusive a gente, tivemos que pedir pra ele não parar, senão perderíamos o boat de translado pra outro local (no nosso caso pra Krabi), por conta da hora.
Thailand - Koh Phi Phi - Destroços em Bamboo Island - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576

Construções destruídas na Bamboo Island

Então chegando de volta a Phi Phi Don, passagem no hotel pra pegar as mochilas, um banho “the flash” e depois Tonsai Pier pra chegar em Krabi e de lá, voo até Chiang Mai.

 


Curtindo essa viagem por Koh Phi Phi? Compartilhe com seu amigo que está planejando uma viagem para Tailândia!


 

Custo da viagem à Koh Phi Phi

Bom, relembrando que eu viajei em novembro de 2015 e nessa época o dólar estava R$ 3,89, a cotação que paguei foi 1 USD = THB 35,38 / 1 BRL = THB 9,10. Ou seja, para transformar para real, basta dividir o valor em baht por 10. Vai dar aproximadamente o valor em real.

Dito isso, os gastos totais foram (valores em dólares e referentes a gastos de 2 pessoas):

  • $ 69 com alimentação
  • $ 91 com hospedagem
  • $ 0 com compras
  • $ 62 com deslocamento
  • $ 105 com passeios/turismo
  • $ 13 com outros gastos

TOTAL para 2 pessoas: USD 340

TOTAL para 1 pessoa: USD 170

 

TOP 5 Pontos turísticos: quando, quanto, onde e o quê?

 

  • Maya Bay
    A top praia da Tailândia
    ฿ 400 (taxa de entrada na época de alta temporada, o preço pode variar)
    Sempre aberto
    Koh Phi Phi Le, Ko Phi Phi, Mueang Krabi District, Krabi 81000, Tailândia
Thailand - Koh Phi Phi - Maya Bay Selfie - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576

 

  • Bamboo Island
    Praia bem bonita e cheia
    ฿ 400 (taxa de entrada na época de alta temporada, o preço pode variar)
    Sempre aberto
    Ao Nang, Mueang Krabi, Krabi 81000, Tailândia
Thailand - Koh Phi Phi - Bamboo Island Augusto - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576

 

  • Mosquito Island
    Bom para snorkeling
    ฿ 0
    Sempre aberto
    Ao Nang, Mueang Krabi, Krabi, Tailândia
Thailand - Koh Phi Phi - Snorkel Mosquito Island - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576

 

  • Noitada em Ao Loh Dalam
    Noitada com muita bebida e jogos com fogo
    ฿ paga quanto consumir
    20:00 - amanhecer
    Loh Dalam Beach, Andaman Sea, 81000, Tailândia

 

  • View Point
    Bela vista de toda Koh Phi Phi. Ir no nascer ou pôr do sol
    ฿ 30
    05:30 - 19:00
    Phi Phi View Point 2, Ao Nang, Mueang Krabi, Krabi 81000, Tailândia
Thailand - Koh Phi Phi - View Point - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576

Fique Atualizado!

Receba as novidades do nosso Blog em primeira mão!

 

Dicas de turimo: comidinhas, hospedagem e transporte

 

Alimentação

Thailand - Koh Phi Phi - Comidas abacaxi - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Phi Phi - Comidas 2 gingha - Vida de Tsuge - VDT

 

  • Papaya Restaurant:
    pergunte a qualquer local e eles vão te indicar esse restaurante
    ฿ pratos a partir de 110
    do café ao jantar
    http://www.papayarestaurants.com
    139/9 Moo. 7 Phi Phi Island, Ao nang, Ko Phi Phi Don 81000, Tailândia
Thailand - Koh Phi Phi - Papaya - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Phi Phi - Papaya 2 - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Phi Phi - Papaya 3 - Vida de Tsuge - VDT

 

  • Pirates House:
    Um pouco mais turístico, é uma boa opção para experimentar pratos diferentes num local de design característico
    ฿ pratos em torno de 300
    09:00 - 00:00
    https://www.facebook.com/pirateskohphiphi/
    9842 Konal Singhania, Ko Phi Phi Don, Tailândia
Thailand - Koh Phi Phi - Pirates House 3 - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Phi Phi - Pirates House - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Phi Phi - Pirates House 2 - Vida de Tsuge - VDT

 

  • The Beach Bar:
    para quem quer algo mais local e diferente! É reconhecido pelo seu atendimento
    ฿ drinks a partir de 120
    09:00 - 02:00
    Phi Phi Island Village | 47/2 M.8 Aonang, Ko Phi Phi Don 81000, Tailândia

 

  • The Mango Garden:
    ótima opção para doces e amantes de manga
    ฿ pratos a partir de 155
    10:00 - 22:00
    https://www.facebook.com/themangogarden
    Moo. 7 73 T. Aonang Amphur Muang Krabi Thailang, Ko Phi Phi Don 81210, Tailândia

 

  • Efe Mediterranean Cuisine Restaurant:
    comida mediterrânea
    ฿ pratos a partir de 130
    12:00 - 23:00
    https://www.facebook.com/eferestaurant/
    125/22 Moo 7, Ko Phi Phi Don 81000, Tailândia

 

Hospedagem

Thailand - Koh Phi Phi - Phi Phi Arboreal 3 - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Phi Phi - Phi Phi Arboreal 2 - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Phi Phi - Phi Phi Arboreal - Vida de Tsuge - VDT
Em Koh Phi Phi resolvemos ousar. Num dia ficamos no Hostel Marine House e no outro fomos para o Resort Phi Phi Arboreal. Por mais que a estrutura do resort fosse melhor, acabei preferindo o hostel, até por conta da localização. O hostel ficava bem no meio da ilha, nas ruelas, já o resort, tinha que subir uma escadaria danada e ficava mais distante.
  • Hostel Marine House 55/2 Muang, Aonang, Krabi, Phi Phi Don, 81000, Tailândia Cama em Dormitório Misto Chuveiro • Cofre • Ar-condicionado • Amenidades de banho gratuitas • Vaso sanitário • Banheiro ฿ 700 (2 pessoas por dia = 20USD)
  • Resort Phi Phi Arboreal 125/148 Koh Phi Phi, Moo 7 Tambon Ao Nang, Muang, Phi Phi Island, 81000, Tailândia Quarto Superior com Cama de Casal Chaleira/cafeteira • Frigobar • Chuveiro • Cofre • Telefone • Ar-condicionado • Varanda • Geladeira • Mesa de trabalho • Vaso sanitário • Banheiro • Canais via satélite • Piso de mármore/azulejo • Vista ฿ 2.500 (2 pessoas por dia = 70USD)
 

Transporte

Thailand - Koh Phi Phi - Long Tail - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576

Koh Phi Phi é uma ilha tão pequena que você consegue fazer tudo a pé. Não vou dizer que é tudo perto, mas é bem possível andar por toda a ilha. As ruas são bem estreitas e cheias e não convém alugar uma vespa ou scooter.

Fora isso, pra conhecer as demais ilhas e entrar e sair de lá, só de barco. Dê preferência aos long tail boats para as viagens internas. São mais lentos, mas dá pra aproveitar melhor o visual.

Se preferir fazer o tour por conta própria, ou seja, sem ser pacote pronto, não esqueça de negociar muuuito! Senão vai acabar pagando caro!

 

Extra: Roteiro e Custos em Koh Phi Phi!!

 

Aproveite para baixar a planilha com os destinos de Koh Phi Phi e as informações sobre eles (como horários de funcionamento, endereço e preço de entrada). Lá tem também todos os gastos que tivemos na cidade, separado por tipo de gasto! =)

É só baixar aqui!

 

Conclusão: uma reviravolta da vida

Thailand - Koh Phi Phi - Augusto e Marina Bamboo Island - Vida de Tsuge - VDT - 1024x576

Koh Phi Phi foi de longe, um dos meus locais prediletos no quesito praia. Não só pela sua beleza natural, mas também por toda mudança de mindset que eu tive nessa ilha.

Conhecer o Diogo foi um ponto de mudança na minha vida. Afinal, foi a partir da história dele que uma ideia foi plantada na minha cabeça: de sair do comum, criar o blog e viver sem amarras físicas.

Então, relembrando um pouco, hoje vimos tudo e mais um pouco sobre Phi Phi: desde sua estrutura física, história e pontos fortes. Vimos também:

  • Como foi a nossa viagem à Koh Phi Phi
  • Custos para 2 dias na Ilha
  • TOP 5 pontos turísticos de Koh Phi Phi
  • TOP 5 restaurantes dessa ilha
  • 2 indicações de hospedagem
  • Planilha para download com custos e roteiros dessa viagem

Fica ligado que daqui a 2 semanas tem mais viagem! =)

 

Change your mind… But Mind the G4p!

NEXT STOP: Koh Tao, o paraíso do mergulho na Tailândia.

 

Até a próxima...

 


Referências:

Trip Advisor Restaurantes Koh Phi Phi
Lonely Planet Koh Phi Phi

Marina Tsuge

Administradora por formação, com 24 anos, descobriu na arte de escrever uma forma de compartilhar conhecimentos e incentivar mudanças.