Koh Tao: paraíso dos mergulhadores e dos amantes da vida fit

Thailand - Koh Tao - Beach Marina - Viagens - Vida de Tsuge - VDT

Koh Tao ou Ko Tao é uma pequena ilha que fica no Golfo da Tailândia, paraíso do mergulho e snorkeling. Mas eu diria que lá é mais uma ilha fitness do que qualquer coisa. Tudo em Koh Tao é voltado pra aventura e atividades físicas. Também conhecida como Turtle Island, é a ilha do muay thai e do crossfit.

Lá tem vários campings de muay thai, o famoso Koh Tao Crossfit, aulas de stand-up paddle, acrobacias aéreas, yoga, escalada e cliff jumping (salto das pedras). Além de muito verde, a cor do mar de um azul estonteante, Koh Tao tem uma estrutura para turismo muito boa e um comércio bem legal. Um sonho…

E sobre o que vamos falar hoje?

 

Change your mind, but mind the g4p!

Conhecendo Koh Tao

Thailand - Koh Tao - Koh Tao Mapa - Viagens - Vida de Tsuge - VDT

Créditos: Foto de Mappery

Para quem quer mergulhar, Koh Tao é O DESTINO! Existem várias escolas que oferecem bons serviços. Para a galera mais jovem, a Roctopus Dive é uma boa opção, já que eles têm uma pegada mais animada e to have fun, é o diferencial deles. Tem também a Big Blue, ligada em todas as normas de segurança de mergulhos com crianças. A Goodtimes Adventure, tem um combo de hospedagem + curso de mergulho, direcionado para quem só quer saber de mergulhar.

As bancadas de corais abrigam uma vida marinha diversificada e você pode mergulhar com raias, tartarugas, tubarões baleia e peixes que te dão uma experiência inesquecível.

Como as águas são claras e mornas, você pode mergulhar o ano todo lá. Porém, por conta da época das monções (chuvosa) e da seca (muito quente), procure mergulhar entre maio e agosto. E pra você aproveitar melhor, escolha a época de acordo com seu perfil. Se não gosta de calor, evite os meses de Janeiro à Abril. Dá uma olhada nesta tabela que fizemos pra você:

Thailand - Koh Tao - Clima Koh Tao - Viagens - Vida de Tsuge - VDT

E para quem curte esportes e vida equilibrada, algumas dicas de onde você pode manter o corpo em movimento:

Enfim, a ilha respira aventura e atividade física. Mergulho, esportes aquáticos, trilhas, escaladas, lutas, crossfit e outros esportes ao ar livre, não vão deixar você enferrujar.

Atenção! Galera que está indo pra Tailândia esse ano, veja a notícia na Revista Isto É:

“A Tailândia interrompeu, no dia 16 de maio, o acesso a várias ilhas, visitadas a cada ano por milhares de turistas, para permitir a regeneração dos recifes de corais, danificados pela grande quantidade de mergulhadores. Do total de 154 parques, 61 ficarão fechados, entre eles 25 marinhos, inclusive os localizados nas ilhas paradisíacas do sul, como o arquipélago de Similan, além das ilhas turísticas como Koh Lanta. O fechamento permanecerá até 14 de outubro.”

Revista Isto É

Koh Tao: praias, mergulho e muito esporte!

Como Chegar em Koh Tao

Thailand - Koh Tao - Barco - Viagens - Vida de Tsuge - VDT

Só há um jeito de chegar em Koh Tao: por mar, com os speed boats - lanchas. Dependendo de onde você venha, existem 2 opções:

  • Avião + speed boat - Se você estiver em Bangkok, há voos regulares de lá para Koh Samui. E de Koh Samui, você pode pegar um speedboat para Koh Tao. Você pode, também, ir para Surat Thani pela Nokair (é mais barato), com o pacote fly & ferry para Koh Tao.
  • Ônibus + speed boat - Você pode sair de Bangkok ou de Surat Thani com o bilhete da Lomprayah, que cobre todos os trechos de ônibus e barco.

Se for direto para Koh Samui de avião, de lá para Koh Tao de barco, você chegará em 1h e 30 minutos. Se sair de Surat Thani, vai levar umas 2h30 de barco.

Se você estiver com muita bagagem, pode valer mais a pena você fazer a dobradinha terrestre + marítimo, pois ficar carregando mala para ir pro aeroporto e do aeroporto pegar ônibus ou táxi e depois barco, pode ser mais cansativo e pode, até, levar mais tempo. Por terra, você só pega um ônibus e um barco.

Uma dica é você se hospedar no vilarejo de Mae Haad, que fica perto do porto e é mais tranquila ou em Sairee Beach, onde fica a badalação. Lá, ficam a maioria dos hotéis e as maiores opções para compras, agitos, serviços e escolas de mergulho. Mais ao sul, tem o vilarejo de Chalok, que também tem boas opções de hospedagem.

Dia 1 - Chegada em Koh Tao e passeios

Thailand - Koh Tao - Chegada Koh Tao - Viagens - Vida de Tsuge - VDT

Chegamos em Koh Tao às 10h da manhã e o Hostel que escolhemos foi o Koh Tao Central Hostel, muito perto do porto, confortável, bom, organizado e limpo! O atendente foi super atencioso e depois que fizemos o check-in, ele explicou e falou "a vera"sobre a ilha.

A gente quis variar um pouco e conhecer a ilha de moto ao invés de fazer o tour de barco (com exceção de Koh Nang Yuan, que é uma ilha e teríamos que ir de taxi boat. Mas fomos perguntar ao atendente do hostel o que achava e ele nos deu a triste notícia que as estradas pro norte da ilha são bem ruins e algumas praias somente de barco mesmo.

Então, fechamos logo o passeio, já que só ficaríamos até o meio do dia seguinte na Ilha. Só deixamos as mochilas no quarto e rumo ao passeio, que foi parada de uns 20’ e snorkeling em:

  • Shark Bay
  • Aow leak Sandy Bay
  • Hin Wong Bay
  • Mango Bay
  • Koh Nang Yuan: o mais lindo de tudo! Juro, uma ilha tão calma e serena que é impossível não relaxar aqui. Linda e a água transparente! O viewpoint da ilha tem um visual que é de morrer! Ficamos lá um bom tempo só olhando e admirando! Pura contemplação! Incrível!!!

Em Koh Nang Yuan também tem uns corais bem famosos pra snorkeling, conhecido como Japanese Garden. A gente já estava enjoado de tanto snorkeling, ainda mais de ressaca do dia anterior. Haha! Lá a parada dura umas 2h. Mas daria pra ficar lá de bobeira umas 4h, fácil!

De volta à Koh Tao, banho, comida e um rolezinho pelas ruas do centro. E partiu cama cedo, pra colocar o sono em dia.

Dia 2 - Muay Thai e Crossfit

Thailand - Koh Tao - Muay Thai - Viagens - Vida de Tsuge - VDT

Com as férias acabando, nós, insanos, íamos chegar no Brasil, com duas corridas pra fazer, no mesmo final de semana… E aí, resolvemos botar o fôlego em dia ou pelo menos tentar.

Muay Thai

Após uma boa noite de descanso, resolvi matar a saudade do bom e velho muay thai na Monsoon Gym and Fight Club. O treino era um pouco diferente do que conhecemos. A aula de preparação física é separada da aula de muay thai em si. A aula de thai consiste em rounds de manopla, com os treinadores intercalando com rounds nos sacos de areia. No final, aquela sequência maçante de chutes e abdominais. Se repararem na foto, os alunos são todos estrangeiros e somente os técnicos são locais.

Lá eles trabalham muito a sua base boa. Se você é destro, pé direito sempre atrás. Se for atacar com a esquerda, troca de base e dá o golpe e volta pra sua melhor base. Diferentemente do que aprendi, que era trabalhar sempre as duas bases.

Nos chutes também uma diferença. Lá eles incentivam a sair da guarda (aqui não) pra dar um kick mais potente, pegando impulso com o braço pra aumentar a amplitude do giro de tronco. Enfim, alguns fundamentos diferentes, mas no fundo, o mesmo Muay Thai!

Crossfit

Thailand - Koh Tao - Crossfit Koh Tao Marina - Viagens - Vida de Tsuge - VDT

Em Koh Tao tem um box de crossfit bem famoso. Mas como a ilha é pequena, os horários de wod são bem reduzidos. Mesmo assim, fomos lá pro open box. Como já tínhamos a base do treinamento, só faltava o espaço.

O box da Koh Tao Crossfit é bem espaçoso. E pra quem achava que o chão do seu box de Crossfit é sujo, não viu o de lá. Hahahahahha!

Eles têm também um cachorrinho de estimação muito fofinho. Fica lá de boa e nem esquenta com barulho e a música alta. O preço é bem parecido com o do Brasil. Aula avulsa - 500 bath, open box - 250b, mensalidade - 4000 B. [Dica: divide por 10 que dá o valor aproximado em real.]

A única coisa diferente que vimos lá é que, além do wod, eles têm uma série de exercícios chamado BEAST. Então, pára e pensa no nível dos exercícios… É bem pesado!!! Wod concluído!

Thailand - Koh Tao - Crossfit Koh Tao Wod - Viagens - Vida de Tsuge - VDT
  • Amrap 10’
  • 10 pull up
  • 10 ktb snatch one arm
  • 10 box jump over

Só não deu pra trazer a camisa deles, que por sinal é bem irada, pois tinha acabado!

A tarde foi aquela correria… Boat e ônibus rumo à Bangkok, com incríveis 10 horas viajando! Resultado esperado: muitas dores! E haja analgésico! hahahahaha.

Custo da viagem à Koh Tao

Thailand - Koh Tao - Custo - Viagens - Vida de Tsuge - VDT

Com esse visual e relax, você nem se importa muito com o custo. Aqui a gente tem que levar em consideração que as coisas mudam rápido. Se o tempo muda, algumas taxas podem cair. De uma hora pra outra, podem decidir não cobrar taxa em alguma praia. Por isso, alguns custos podem variar, mas é mais barato do que viajar pelo Brasil.

Relembrando que eu viajei em novembro de 2015 e nessa época o dólar estava R$ 3,89, a cotação que paguei foi 1 USD = THB 35,38 / 1 BRL = THB 9,10. Ou seja, para transformar para real, basta dividir o valor em baht por 10. Vai dar aproximadamente o valor em real.

Dito isso, os gastos totais foram (valores em dólares e referentes a gastos de 2 pessoas):

  • $ 15 com hospedagem
  • $ 54 com alimentação
  • $ 100 com deslocamento
  • $ 71 com passeios/turismo

TOTAL para 2 pessoas: USD 240
TOTAL para 1 pessoa: USD 120

Saiu mais em conta que Koh Phi Phi…

Fique Atualizado!

Viaje com a gente...

TOP 5 pontos turísticos em Koh Tao: quando, quanto, onde e o quê?

Falar em TOP 5 é até injusto porque as praias são liiiindas! Então a dica é, fique na ilha por, pelo menos, 3 dias e tente conhecer todas as praias e viewpoints. Se hospede em Sairee e já aproveita e passeia por lá. A avaliação das praias, também depende das condições climáticas, da hora, do transporte ou do tour contratado (preços variam conforme a época do ano). Seguem os points imperdíveis:

Thailand - Koh Tao - Koh Nang Yuan Beach - Viagens - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Tao - Aow Leuk - Viagens - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Tao - Sairee Beach - Viagens - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Tao - Beach 1 - Viagens - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Tao - Mango Bay - Viagens - Vida de Tsuge - VDT
Thailand - Koh Tao - Snorkeling - Viagens - Vida de Tsuge - VDT
  • Koh Nang Yuan
    É o top lugar de Koh Tao. Considerada por muitos, a ilha mais incrível do golfo tailândes.
    Não pode entrar com garrafas
    ฿ 100 (entrada).
    09:00 - 17:00
    Koh Nang Yuan, Koh Tao, Tailândia
  • Aow Leuk Bay e Tanote Bay
    Uma ao lado da outra. Muito boas para snorkeling. Lindaaas e com tons de azul incríveis.
    Não pode levar comida ou bebida
    ฿ 100 (entrada)
    Até 17:00
  • Freedom Beach
    Ótimo para fazer snorkeling e mergulho de cilindro. Aproveite e vá até o John Suwan Viewpoint
    ฿ 200 (entrada)
    Checar horário no hotel ou com operadora de turismo
  • Shark Bay e Shark Island
    A vida marinha é linda no meio dos corais mortos. Excelente para mergulhar e, com sorte, nadar com tubarões e tartarugas
    ฿ 100 (entrada)
    Checar horário no hotel ou com operadora de turismo
  • Mango Bay
    O viewpoint oferece uma das mais belas vistas de Koh Tao
    ฿ 100 (entrada)
    Checar horário no hotel ou com operadora de turismo

Pra quem gosta de agito, a dica são os bares que fazem luaus na praia. Um bar conhecido é o The Sunset – Beach Bar & Pool Party, que fica em Sairee Beach. Todos os dias o Sunset tem uma pool party, com show pirotécnico, malabares e muita diversão até de madrugada.

Dicas de turismo em Koh Tao: comidinhas, hospedagem e transporte

Alimentação

Thailand - Koh Tao - The Gallery Restaurant - Viagens - Vida de Tsuge - VDT
  • VegetaBowl:
    Cozinha asiática, saudável, adequada para vegetarianos, opções veganas, opções sem glúten
    ฿ 13 -20
    11:30 - 20:00
    9/281 Moo 1, Sairee, Near Ban’s Diving | Ban Ka Tao, Koh Tao 84360, Tailândia
  • Seafood By Pawn:
    Cozinha espanhola, tailandesa e frutos do mar com vista da praia
    ฿ 200 - 300
    Brunch, almoço e jantar
    2/77 Moo 2 | Mae Haad Village, Koh Tao 84360, Tailândia
  • Thaita Italian Restaurant:
    Cozinha italiana, adequada para vegetarianos, opções veganas
    ฿ pratos a partir de 250
    Jantar, aberto até tarde
    Sairee Moo Baan 12/7 | Sairee Moo Baan 12/7, Koh Tao, Tailândia
  • The Gallery Restaurant:
    Cozinha tailandesa, adequada para vegetarianos, opções veganas, lounge e wine bar
    ฿ pratos a partir de 300
    Almoço e jantar, aberto até tarde
    10/29 Moo 1 Sairee Village, Koh Tao 84360, Tailândia
  • 995 Duck:
    Cozinha asiática, tailandesa, adequada para vegetarianos. Bom e barato, frequentado por locais
    ฿ pratos a partir de 100
    09:00 - 21:00
    Sairee Beach, Koh Tao, Tailândia

Hospedagem

Thailand - Koh Tao - Koh Tao Central Hostel - Viagens - Vida de Tsuge - VDT

Como você pode imaginar, a ilha é cercada por várias praias, mas ela só três tem povoados: Sairee (a mais badalada e maior praia da ilha, fica no lado oeste), Mae Haad (na região dos píers, no oeste também), e Chalok (essa fica no sul). A maioria da galera fica hospedada em Sairee, já que é lá que rola o maior agito (e é onde fica a maior parte dos bares). Por isso, as outras praias mais distantes, têm serviço de translado para Sairee, todas as noites.

Dá pra ir andando entre esses três principais povoados, mas leva um tempinho. De Mae Haad até o final de Sairee, por exemplo, dá uns 40 minutos andando.

  • Koh Tao Central Hostel
    9/20 Moo 2 | Mae Haad, Koh Tao 84360, Tailândia
    ฿ 685 (2 pessoas por dia = 20USD)
    Café da manhã • Chuveiro • Beliche • Telefone • Ar-condicionado • Wi-fi de alta velocidade • Vaso sanitário • Sala comum
  • Koh Tao Simple Life Resorts
    14/11- Sairee Beach Road, Koh Tao, Suratthani 84360, Tailândia
    ฿ 1.200 (2 pessoas por dia = 35USD)
    Café da manhã • Frigobar • Cofre • Telefone • Ar-condicionado • Varanda • Wi-fi gratuito • Banheiro privativo com chuveiro (artigos de toucador) • TV via satélite • Mesa de trabalho • Sofá • Área de estar
  • View Point Resort
    Chalok Baan Kao, Koh Tao 84360, Tailândia
    ฿ 2.500 (2 pessoas por dia = 70USD)
    Cabana com vista para o jardim (Garden View Cottage) • Chaleira/cafeteira • Frigobar • Chuveiro • Cofre • Telefone • Ar-condicionado • Varanda • Wi-fi • Vaso sanitário • Banheiro (roupão, secador de cabelos, toalhas) • TV de tela plana • Piso de madeira/pedras

Transporte

Thailand - Koh Tao - Caminho - Viagens - Vida de Tsuge - VDT

Koh Tao tem apenas 21km de extensão e se tiver disposição, dá para fazer à pé, exceto algumas ilhas, como a Koh Nang Yuan que só se chega de barco.

Mas você pode se locomover pela ilha de taxi boat, scooter ou táxi comum. São mais caros (negocie sempre), mas se você não tem tempo a perder e o financeiro tá legal, vale a pena. Se resolver conhecer a ilha de moto, as estradas são bem ruinzinhas e dependendo do local, não vale a pena o risco. Afinal, você não vai querer se machucar e perder o passeio, certo?

Agora, sempre pesquise e, quem sabe, os pacotes de turismo saiam mais em conta.

Extra: Roteiro e Custos em Koh Tao!! Gratuito para download!

Aproveite para baixar a planilha com os destinos de Koh Phi Phi e as informações sobre eles (como horários de funcionamento, endereço e preço de entrada). Lá tem também todos os gastos que tivemos na cidade, separados por tipo de gasto! =)

É só baixar aqui!

Conclusão: Koh Tao, a beleza define!

Thailand - Koh Tao - Marina e Augusto Nang Yuan - Viagens - Vida de Tsuge - VDT

Koh Tao é realmente encantadora. A beleza natural e as águas são inacreditáveis. Por mais que não seja um TOP destino tailandês, como Koh Phi Phi, Koh Tao, tem seu público alvo muito mais direcionado: pessoas que gostam de mergulho, esportes e curtir a beleza natural.

Nós, aproveitamos bem pouco a ilha. Pra falar a verdade, aproveitamos mais a parte dos esportes. Não fizemos mergulho, e o passeio que demos de barco pelas ilhas foi terrível! ahhahah já que estávamos de ressaca da Full Moon Party.

Ou seja, com certeza vamos voltar lá, pois não curtimos o principal tipo de turismo que a ilha tem a oferecer: mergulhar. Resumindo, hoje mostramos:

Se você curtiu esse post sobre nossa aventura em Koh Tao, não deixe de ver os demais destinos da Viagem dos Tsuge.

NEXT STOP: Koh Phangan! Dia de Full Moon Party, bebê!

Fique Atualizado!

Receba as novidades de viagem em primeira mão!

Marina Tsuge

Administradora por formação, com 24 anos, descobriu na arte de escrever uma forma de compartilhar conhecimentos e incentivar mudanças.