Quero correr na rua: dicas de locais no Rio para correr com prazer!

corrida - barra Avenida Lucio Costa

Se você, assim como eu, curte corrida e mora no Rio de Janeiro, esse post é pra você! Uma grande dificuldade que as pessoas encontram pra correr, é onde correr. Afinal, essa não é uma tarefa assim tão simples, já que por mais que tenhamos boas praias e pistas de corrida, o quesito segurança deixa muito a desejar na Cidade Maravilhosa.

Além, é claro, da falta de vontade de iniciar esse esporte (entediante pra alguns), se você ainda não foi contaminado pelo vício da corrida! Pra quem está querendo começar, mas não tá assim tão focado, dá uma olhada na matéria que fiz sobre esse tema: Baby Steps: Colocando a corrida na sua vida de uma vez por todas.

Mas ó, vai lá e volta aqui pra ver as dicas de onde correr no RJ.

Correndo na rua

corrida - ruas de santa teresa

Particularmente, eu odeeeeio correr na esteira. Aquela sensação de que você corre e não sai do lugar, parece que o tempo é eterno. Você corre, corre, corre e quando olha pro monitor da esteira, não se passaram nem 5 minutos. Frustrante!

Pra falar a verdade eu não gosto de correr por correr… Eu gosto de correr, pra movimentar o corpo (e consequentemente a mente). Mas pra mim, a melhor parte da corrida é o visual, o contato com o novo, com a natureza… É você estar correndo e de repente olhar o sol nascendo ou se pondo com o céu alaranjado. É ver um pássaro diferente, uma árvore florida, uma vista cênica! E pra quem mora na cidade, porque não apreciar a arquitetura? Pinturas nos muros, estátuas… Por isso me apaixonei pela corrida de rua!

Não corro pra fazer diminuir pace, nem critico quem faz. Cada um com seus objetivos, certo!? Eu corro pra me sentir bem, pra “jogar” oxigênio pro meu cérebro (através da contração da panturrilha) e pra ter ideias. Aliás, cabe uma ressalva aqui, toda vez que eu corro eu tenho um burst de ideias criativas! Quem corre já deve ter sentido aquela sensação de bem estar e missão cumprida após a corrida! Eu confesso que muitas vezes me pego querendo sabotar a corrida, mas é só mentalizar a sensação pós-corrida, que logo logo coloco o tênis e pé na estrada!

Quero correr, mas tenho medo

corrida - copacabana wrun

Ok, eu gosto de correr na rua e o Rio tem muitas praças, praias e pistas. E pra correr, só é preciso um tênis e força de vontade. Mas sejamos honestos, dá um cagaaaaço tremendo correr no Rio com tanta violência!

Eu sei... até eu tenho medo! E olha que saio correndo por tudo quanto é lugar. Mas o que sempre digo pras pessoas é: se a gente parar de fazer tudo que se quer porque o Rio é perigoso, tem muito assalto e blá, vamos parar de viver. Não rola né!? O que faço pra compensar isso, é evitar alguns locais e horários.

Por isso, costumo correr pela manhã e precisei adaptar todos os meus horários e entrar pro club do 5 a.m. (olha que interessante esse post da Marina Teixeira do Tudo Pela Arte, falando dos benefícios de acordar antes do sol raiar). Evito também alguns locais e passarelas. Celular sempre no cinto de neoprene que fica embaixo da blusa e por aí vai…

Mas se mesmo assim, você não se sentir seguro pra correr, por que não convida aquel@ amig@ pra correr com você? Incentiva el@ e quem sabe assim, vocês não se tornam mais comprometidos com a corrida? Assim, a probabilidade de algum estranho mexer com vocês cai pela metade! Eu faço isso quando quero correr por algum lugar que não conheço.

Por onde correr na Cidade Maravilhosa

corrida - praia de botafogo pão de açucar

Agora que já superamos a falta de vontade e o medo de correr na rua, bora conhecer os melhores locais pra correr! Eu podia simplesmente lançar uma lista aqui, mas como corredores de terrenos diferentes, precisam de dicas diferentes, vou dividir em 2 categorias: Corrida de Asfalto e Corrida de Trilha.

Pra selecionar e indicar os locais mais interessantes, conversei com meu amigo Albert Pinho, mais conhecido como Feijão, que é também um apaixonado pela Corrida! E baseado nas nossas experiências de corrida, seguem abaixo os "top" locais por categoria e região.

Corrida de Asfalto

Nesse top 10, estou incluindo não só asfalto, ao pé da letra, mas também terra batida e paralelo. Não, necessariamente, coloquei na ordem de melhor pra pior, só organizei por região. São eles:

1. Centro - Aterro do Flamengo: saindo ali do MAM (altura da Cinelândia) e indo até o fim do Flamengo, no monumento Estácio de Sá, dá pra rodar + 3 km. Pra quem não se importa de ir e voltar, dá pra aumentar as passadas e fazer + 7 km. É um ótimo local, arborizado e plano e, às vezes, é bem policiado. Só é mal iluminado à noite. Aí, é só correr pra pista à beira mar (que é mais curta pois é uma linha reta, mas que tem iluminação em todo percurso). Pra quem quer treinar um +10 km, dá pra alongar até o fim da praia de Botafogo (cerca de 5,3 de trajeto, ida e volta, quase 11 km).

2. Centro - Praça Paris: ideal pra quem trabalha pelo centro, a praça tem terreno de terra batida (ou seja, é bom evitar em dias muito secos ou de chuva). Ela fica do lado do Passeio público. Cada volta completa tem um pouco mais de 1 km e agora tem guardas lá dentro até umas 21h ~ 22h. Ótima pedida pra quem quer começar mas tem medo de correr na rua, por conta da segurança e dos carros. Ponto negativo de lá é ter que ficar rodando no mesmo lugar e também a poeira (quando tá seco) ou a lama (quando chove).

corrida - praça Paris

3. Centro - Santa Teresa: Santa Teresa é tipo um coringa! Dá pra fazer um milhão de trajetos, distâncias e percursos, rodando lá, pelos trilhos. O meu percurso predileto é sair da Lapa e correr até as Paineiras, passando ao longo da Almirante Alexandrino. Pra quem não curte tanta subida, mas quer começar a fortalecer os cambitos, uma opção é sair de Santa pro Mirante Dona Marta. Uma bela vista também! Pras paineiras, o percurso fica em torno de 13,6 km. Já pro mirante, dá 8,6 km! A única observação que eu faço sobre Santa é: SÓ CORRA LÁ COM O DIA CLARO! Nada de correr à noite, porque é um pouco perigoso e mal iluminado.

corrida - mirante paineiras

4. Zona Sul - Lagoa Rodrigo de Freitas: esse local é ideal pra quem não gosta de pegar sol na cabeça! Fresco e bem arborizado tem um percurso de 7,5 km. Então pra quem tá em busca de distâncias moderadas, dá pra arriscar 2 voltinhas na lagoa e fazer um trajeto de 15 km.

corrida - mirante dona marta

5. Zona Sul - Orla das Praias (Leme - Copacabana - Leblon): ótima pedida pra corrida. À beira mar, venta bastante, bem policiado e iluminado! Em dia de sol forte, proteja-se, pois quase não há sombra. Nada que uma água de coco na praia, não resolva depois! O percurso tem 8,3 km de distância (apenas ida).

6- Zona Norte - Pista de corrida do Maracanã: pra quem mora na Tijuca ou Maracanã, um dos locais de mais fácil acesso, é a pista de corrida do Maracanã. Uma volta nela tem 1,8 km.

7. Zona Norte - Engenhão: outra opção pra quem mora na zona norte, é correr em volta do Engenhão. Com um percurso de 2,0 km, o único ponto negativo é que não possui um trecho completo, de pista exclusiva para corrida.

8. Zona Oeste - Praia da Barra: eu gosto muito de correr na Barra, mas só recomendo pra quem é de lá mesmo, já que é bem longinho. É super agradavável, venta bastante e não é tão lotado quanto as praias da zona sul do Rio. Dá pra fazer um percurso de 8 km (somente ida) ou estender até o pontal e fazer 18 km. Aliás, a Barra é um dos melhores destinos para quem quer treinar corrida longa, sem ter que ficar dando voltas num mesmo circuito. A Meia Maratona da Golden 4 Asics fez um percurso bem gostoso, saindo do Pontal e indo até São Conrado, passando pelo Elevado do Joá (lindooo demais).

corrida - são conrado

9. Zona Oeste - Pontal ao Grumari: eu nunca fiz esse percurso, mas foi uma indicação do Albert. Com muita subida e descida, o trajeto conta com vistas incríveis, como a Praia do Secreto. Um percurso de ida tem, aproximadamente, 8,5 km.

10. Logo ali - Niterói, Praia de Icaraí: esse local foi minha pista de corrida por muuuito tempo. Apesar de ter um trajeto bem curtinho e eu odiar ter que ficar indo e voltando pelo mesmo caminho, ele mora no meu coração. Eu costumava correr da praia até o Museu de Arte Contemporânea (o famoso disco voador). Com apenas 2,4 km de ida, o percurso oferece uma vista incrível!

corrida - praia de Icarai


Gostando de descobrir novos locais para correr no Rio de Janeiro? Compartilhe com seus amigos que também curtem corrida.


Corrida de Trilha

corrida - trail

Nessa categoria, coloquei todo e qualquer lugar que possa te auxiliar a treinar pra uma corrida de trilha e até mesmo montanha (ajudando na parte de subida e descida). Aqui no Rio, esse tipo de terreno não é tão fácil de encontrar (por mais que tenhamos muitos morros), já que a maioria está pavimentado e ocupado com moradias.

Segue um "top 4" de locais para correr em terreno natural.

1. Parque da Tijuca: é sem dúvida o melhor local pra treinar corrida em trilha. Lá dentro dá pra fazer, tranquilamente, uns 15 km de corrida sem nem pisar no asfalto. O grande problema do parque é o horário, ele só está aberto ao público de 8:00h às 18:00h (ou 19:00h no horário de verão). Pra quem trabalha em horário comercial, fica inviável treinar lá durante a semana.

2. Morro da Urca: lá no finalzinho da Urca, no canto esquerdo da Praia Vermelha, tem uma entrada pra uma trilhazinha, com menos de 1 km. Contando que você vai e volta, dá pra fazer um treininho de 1,8 km, que já é um bom trajeto pra quem está mesclando asfalto com trilha.

3. Trilha da Pedra Bonita: esse trecho não é muito extenso, mas tem uma subidinha legal mata à dentro. O percurso tem uns 2,0 km e, de quebra, lá em cima tem essa vista maravilhoooosa!

corrida - pedra bonita

4. Aterro do Flamengo: você deve estar me achando meio louca né?! Mas se o seu objetivo é treinar em terreno irregular (pra simular a trilha), dá pra improvisar correndo pelo canteirinho que segue ao longo de toda pista do Aterro. Aliás, nessa mesma lógica, vejo muita gente treinando na grama da Praça Paris. Mas só recomendo se você estiver visando distâncias curtas, já que uma volta pela grama não dá nem 400 metros. Ou seja, você vai ficar lá que nem um hamster, se quiser treinar distâncias acima de 5 km.

Além desses dois tipos, você ainda pode correr na areia das praias. É ótimo pra quem tem problema no joelho ou precisa fortalecer a musculatura.

Então pé na estrada e bora correr!

Agora que você já viu como vencer a falta de vontade e o medo de correr pelas ruas do Rio e de quebra, já sabe os melhores locais pra praticar esse esporte, é só calçar o tênis e pé na estrada.

corrida - competicao na Uff

Mas não esqueçam de dicas bem importantes:

  • Respeite seu corpo. Se sentir cansaço excessivo, pare e descanse!
  • O mesmo vale se você sentir dores…
  • Não esqueça de se hidratar. O clima do Rio é úmido e, por isso, perdemos muito líquido com o suor. A desidratação aumenta a frequência cardíaca, torna a liberação de calor ineficiente e prejudica a performance como um todo. Vejo muitas pessoas na rua correndo sem uma garrafinha de água em mãos! Cuidado, isso é de suma importância pro equilíbrio do seu corpo!
  • E nada de se enrolar em casacos e plásticos com o intuito de emagrecer. Isso só vai acelerar a perda de água e consequente desidratação.

Se você gostou dessas dicas e ousou uma corrida em algum dos locais que indicamos, manda uma foto pra gente! É só marcar #euteincentivo nas mídias sociais e marcar o nosso perfil @vidadetsuge pra gente compartilhar na nossa página!

Até a próxima!

Fique Atualizado!

Receba as novidades no nosso Blog em primeira mão!

Marina Tsuge

Administradora por formação, com 24 anos, descobriu na arte de escrever uma forma de compartilhar conhecimentos e incentivar mudanças.

  • Fernanda Freire

    Oiee… Ameii as dicas. Sou Mineira e recem chegada no Rio. Sinto muito medo de correr na praia, estou morando em copacabana. Eu amo correr escutando música, qual sua dica? Qdo tiver algum evento me avida fernandafreirealves@yahoo.com.br

    • Oi Fernanda, que ótimo ler isso! =) Bom, correr na praia no RJ é de fato mto convidativo… Pra correr com fone, a melhor coisa é: procure fone com bluetooth (ou use os com fio mesmo e jogue o fio por dentro da blusa) e use aquelas cintas de neoprene, por debaixo da blusa tbm para guardar o celular ou aparelho do genero. Sempre corri assim e nunca tive maiores problemas. Só evite correr com o volume no máximo e o celular na mão (ou exposto)
      Pode deixar que quando participarmos de algum evento, informo!

      • Fernanda Freire

        Vou seguir todas as dicas Marina, muito obrigada. Me inscrevi hoje na meia maratona do Pontal. Se animar, está convidada… será minha primeira maratona e já vou começar a treinar em Copa. Até mais.

        • Que massa Fernanda, não estava sabendo dessa meia maratona não! Vou ver o percurso, qq coisa nos falamos =)