Mountainboard, conheça o skate de montanha

Mountainboard salto

O Mountainboard é um esporte que parece com o snowboard e surgiu como solução para os aficcionados em snow continuarem a descer as montanhas, mesmo quando não há neve. Então, a galera do snowboard criou essa variação com rodinhas há mais de 20 anos, na Califórnia, para continuar praticando a descida montanha abaixo, sem neve. 

O mountainboard se torna perfeito para o Brasil, já que não temos neve e temos muitas montanhas e chega aqui em 1997. Hoje, o país tem centenas de praticantes que se aventuram a descer as montanhas e pistas, numa prancha sobre rodas.  

Modalidades do Mountainboard

O MTBoard tem quatro modalidades oficiais: Downhill, Boardercross, SlopeStyle e o Big Air. 

  • Downhill: A modalidade é feita em um circuito de descida, curvas e rampas. O atleta desce no circuito sozinho, as posições são contadas pelo menor tempo de conclusão da pista. Vence o mais rápido! 
  • Boardercross: Na mesma pista do Downhill, aqui conta quem chegar primeiro na disputa entre 4 atletas ou mais, que descem o circuito simultaneamente, ganhando quem cruzar a linha de chegada em primeiro. 
  • Slopestyle: Circuito onde o atleta deve realizar o máximo de manobras possíveis durante a descida no percurso da pista. Há rampas, corrimões, wallrider´s, quarter-pipes entre outros obstáculos. Leva-se em conta o estilo, conjunto e amplitude das manobras, técnica, nível de dificuldade e a criatividade durante o circuito. 
  • Big Air: Uma única rampa com mais de 2 mt de altura, onde o atleta deve realizar suas melhores manobras. Serão julgados os estilo, amplitude, técnica, nível de dificuldade e criatividade. Como se fosse o Best Trick de alguns outros esportes, tipo bike, skate ou moto. 
Mountainboard rampa

Já conhecia essa adaptação do snowboard?! Compartilhe com seus amigos que curtem skate!


Mountainboard no Funny Session

 No último dia 23 de Julho, rolou no Trilhas do Olimpo Mountain Park, o Funny Session Julino. O Trilhas do Olimpo fica na Posse, distrito da cidade de Petrópolis, no interior do Rio de Janeiro. Foram dois dias de confraternização entre alguns pilotos do Brasil. 

No sábado rolou a prova de Slopestyle (versão Grab - todas as manobras pegando no Board), junto com a Gincana Pumptrack de bicicleta, e no domingo o Freeride. 

Resultados: 

Freeride 

  1. Lucas Melo 
  2. Thiago Solon 
  3. Kildery Monteiro 

Slopestyle 

  1. Thiago Solon 
  2. Lucas Melo 
  3. Juninho Ribeiro 

Funny Session foi criado pelos atletas de mountainboard, Thiago Solon e Juninho, apoiados pela Local Trip Mountainboards, onde aconteceram os dois primeiros eventos com este formato. E olha o que diz o nosso parceiro, apoiador e amigo, Paulo Solon, sobre o evento:  

"A proposta foi de fazer um evento criativo e sem compromisso com as modalidades e provas do Circuito Brasileiro, que também é incrível no sentido de contribuir com a evolução do Mountainboard de alto rendimento. Porém, o Funny Session, além de ter o objetivo de criar provas em modalidades diferentes e até originais, tem o seu principal foco na diversão e na cultura mountainboard, valorizando também praticantes e atletas amadores, onde a competição rola, mas não é o principal foco". 

Mountainboard manobra

Fique Atualizado!

Receba as novidades no nosso Blog em primeira mão!


Créditos:

 Fotos: Trilhas do Olimpo

 Texto: Lucas Melo

 

Jony Anderson

Publicitário . Biker . Construtor de Pistas de Bike . Piloto de Pumptrack For Fun . Skatista Aposentado. Editor do Vida de Tsuge e agora, também, escrevendo matérias de Esportes Radicais para o Eu Te Incentivo.