A Procrastinação está destruindo seus sonhos! Descubra como combatê-la!

Procrastinação 1

Procrastinar! Como essa palavrinha tá na moda né!? Afinal o que é isso? Como ela acontece? Porque ela é tão criticada? Como posso parar de procrastinar? É possível abolir a procrastinação, definitivamente, do dia a dia?

Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo desse texto, que by the way, foi uma das atividades que procrastinei ao longo dessa semana! Ninguém é de ferro né!? rs!

Sabe aquela monografia que só foi feita no último mês, do prazo para entrega? Ou aquela pilha de roupa no canto do quarto há semanas pra ser arrumada? Ou aquele livro que você quer tanto ler, mas nunca tem tempo?

É, meu caro leitor, se você já vivenciou uma situação, ao menos similar, como essas acima, tenho que te falar, você estava procrastinando!

O que é a Procrastinação?

“Procrastinação é como um cartão de crédito: é muito divertido até chegar a fatura.”

Christopher Parker

Procrastinar é a arte de adiar, deixar pra depois.

Mas nem sempre adiar, significa procrastinar. Porque muitas vezes é comum adiarmos um plano ou tarefa, porque ela se torna mais viável em outra data, outra época! Até aí ok!

O problema de adiar a ponto de procrastinar, é quando você está sempre adiando, deixando pra amanhã, e esse amanhã nunca chega! Aí é que mora o perigo.

Pois, quando paramos ou deixamos de realizar algo, com constância, o sentimento de frustração é muito grande. E isso pode prejudicar a sua saúde mental.

Procrastinação X Preguiça

Uma coisa muito importante é que não podemos confundir procrastinação com preguiça!

Preguiça é quando deixamos de fazer algo pra ficar à toa. Não fazer nada. Sentar no sofá e ficar de pernas pro alto.

Diferentemente, quando procrastinamos, estamos fazendo outras tarefas, que devem ser feitas, mas que não são as mais importantes naquele momento.

Então nem sempre vai ser fácil identificar que você está procrastinando. Afinal, você vai estar no hard working, mas não será aquele trabalho que você deveria ou gostaria de estar colocando forte intenção.

Como sei que estou procrastinando?

Procrastinação 2

Sabe aquele dia, que você tem um trabalho super importante pra entregar? Você acorda superdisposto, pensando que essa vai ser a primeira coisa que você vai fazer no dia, dada a importância do assunto.

Você abre seu computador e, instintivamente, vai ver sua caixa de e-mails. Afinal, é preciso saber o que rolou durante a noite né?! E se você recebeu um e-mail importante nesse meio tempo?

Após checar sua caixa de entrada, você vê a notificação no grupo do whatsapp e vai lá ver se não teve alguma informação interessante. Em seguida, vê que também tem notificação no facebook. Ah, é tão rapidinho né!?

E quando percebe, se pega rolando o feed de notícias há mais de 10 min (ou mais… rs). “Ops! Hora de parar, pois tenho que terminar o meu trabalho superimportante!”

Primeiro, é bom pegar um copo d’água. Vai que dá sede no meio do trabalho? É improdutivo parar o trabalho no meio, porque se está com sede. Depois de pegar a água, você senta, finalmente, pra executar o trabalho tão importante!

Mas sua mesa está uma bagunça. Todo mundo sabe que mesa bagunçada é contraproducente, também. Então, você resolve arrumar sua mesa, jogar fora os papéis, cheios de anotações que não são mais relevantes e anotar no seu caderno ou lista de atividades, o que ainda tem pra fazer. E aí, a ponta do lápis quebra...

Você vai apontar o lápis, mas cadê o apontador?! Procura na gaveta, que, por sinal, está uma bagunça! Ah, dá pra arrumar rapidinho… E depois, que terminou de arrumar a gaveta e apontar o lápis, vê que a lixeira está explodindo.

Para pra trocar o saco de lixo, já que está com a mão na massa e depois, começa a trabalhar de fato. E assim, vai passando o dia! Quando vê, chegou a hora do almoço e o trabalho, NADA!

E, sem se aperceber, você faz isso todos os dias, até que chega o dia da entrega desse trabalho superimportante. E aí, à todo vapor, na velocidade da luz e uma pitada de estresse por pressão do prazo chegando ao fim, você faz o bendito trabalho.

Já aconteceu com você!?

E tenho que te dizer! Isso acontece com a maioria das pessoas. O pior da procrastinação é não ter consciência de que você está fazendo isso! A maioria das pessoas vai dizer, “eu não faço, porque eu não tenho tempo!”

Não é falta de tempo, é falta de prioridade

procrastinação 3 relógio x calendário

É duro ouvir isso, mas é real! E se você repete muito essa frase “mas eu não tenho tempo pra isso”, pare e reflita: será mesmo falta de tempo!? Ou talvez você não faça determinada coisa porque você não quer de fato!?

Vamos fazer uma brincadeira. Vou usar o exemplo do ESTUDO no texto abaixo, e daí você substitui todas as palavras em negrito, por palavras relacionadas a algo que você esteja procrastinando, ok!?

“Ah, mas Marina, como eu posso não querer ESTUDAR!? Isso vai me trazer tantos benefícios como conhecimento e me ajudar no meu trabalho. Eu não estudo porque não dá tempo! Tenho tanta coisa pra fazer como cuidar de casa, trabalhar e fazer atividade física. Além disso, é preciso dormir né?! Não dá tempo de fazer tudo isso nas 24h do dia!”

Mas eu tenho que te contar uma coisa: as 24h do dia são iguais pra todo mundo. O que você me diz das pessoas que conseguem conciliar tudo? Talvez estudar não seja a sua prioridade, de fato.


Está gostando desse assunto? Então compartilhe esse post com seus amigos e vamos juntos eliminar a procrastinação do dia a dia…


Por que procrastino atividades que podem me trazer um bom retorno?

A nossa mente é muito boa em nos autossabotar. Já reparou que costumamos procrastinar atividades que não dão resultado no curto prazo?

Por exemplo, dificilmente você vai procrastinar uma saída com os amigos ou uma ida ao cinema. Isso porque seu cérebro percebe o benefício imediato, relacionado à felicidade e facilidade em executar essa tarefa.

Agora, quando o assunto é alguma tarefa que vai te exigir esforço, demandar tempo e o resultado é só no médio e longo prazo, costumamos procrastinar... e muito! São casos como: estudar, desenvolver um novo trabalho ou mudar um hábito rotineiro (ex.: alimentação, esportes, saúde, sono…).

Mas não culpe a sua mente! Afinal, ela é sua! Ou seja, de quem é a culpa!? =O

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre procrastinação e como combater ela!

Por que procrastino até as atividades que eu gosto de realizar?

Procrastinação 4 caderno

Ahhh! Esse é um excelente questionamento!

Por exemplo, eu adoro escrever pra você! Mas seeempre dou uma enroladinha pra começar um artigo!

E a grande vilã dessa parada é a impulsividade. Porque escrever é algo que me tira da zona de conforto, e isso pode gerar uma insegurança que não percebo.

Quando tenho que escrever um artigo e, ao mesmo tempo, estou cheia de vontade de ver aquele filme que acabou de lançar no cinema, a minha mente vai me dizer: “Vai lá se divertir. Afinal, é fim de semana, já trabalhou a semana toda, você merece!”. E é assim que trabalha a impulsividade natural no nosso corpo, em busca do prazer imediato!

Então, por mais que eu goste de escrever, ir ao cinema e dar uma relaxada, vai me trazer um prazer imediato. Escrever o artigo, só vai me trazer prazer, quando eu receber os comentários e curtidas de vocês, e ver que valeu a pena todo o esforço, pra compartilhar meus pensamentos e conhecimentos.

Pra entender melhor o conceito de impulsividade, o exemplo mais prático é relacionado à comida, rs.

Quando se está focado numa dieta, no início, é bem comum termos bastante força de vontade em segui-la. Porém, imagine que todo dia alguém te ofereça aquele seu chocolate predileto. No começo é fácil recusar! Afinal, sua força de vontade está firme!

Mas, ela é tipo uma barrinha de energia, que vai diminuindo , ela tem um limite! E pra não perder o foco no seu objetivo, ao mesmo tempo, você tem que trabalhar a sua força do hábito! Essa sim, é longa e duradoura!

Como esse tema é extenso, será assunto para os próximos capítulos. Então cadastre seu e-mail pra não perder de vista esse assunto!

Fique Atualizado!

Receba as novidades no nosso Blog em primeira mão!

Por que Procrastinar é tão ruim assim!?

Procrastinação 5 na veia

O ato de procrastinar é comum e até aceitável. Ela tem uma conotação ruim quando passa a ser um hábito!

Se você procrastina, mas consegue fazer suas entregas no último segundo, é “menos pior”! O grande problema da procrastinação é quando a ansiedade gerada pelo prazo apertado, ao invés de te motivar, acaba minando sua produtividade, e você simplesmente, não entrega!

Quando eu disse anteriormente, “menos pior”, quis dizer que: ok, você entregou o combinado! Mas, os malefícios que esse trabalho sob pressão pode ter gerado na sua saúde física e mental, ao longo do tempo, podem se tornar devastadores.

Trabalhar sob pressão, principalmente do tempo, gera estresse. Ainda mais se você tiver consciência de que esse estresse só está acontecendo porque você procrastinou, e rola uma sensação de culpa.

Se você não estiver com uma mente inabalável e equilibrada, isso pode acarretar a perda de produtividade e, consequente frustração, em não cumprir com suas responsabilidades e compromissos.

Já deu pra ver que isso se torna um ciclo vicioso né? Então, por que não colocar forte intenção e acabar de vez com a procrastinação! Bora?

15 dicas para não Procrastinar

procrastinação 6 timer

Se você não sabe por onde começar, experimente aplicar algumas das 10 dicas abaixo, para detonar a procrastinação de uma vez por todas:

  1. Diariamente, defina 3 atividades (e apenas 3) a serem realizadas! Se quiser colocar alguma atividade na sua rotina (como atividades físicas ou um curso de línguas) ela tem que estar no seu top 3 do to-do! E como escolher somente 3? Escolha aquelas que estejam alinhados com o seu objetivo principal (use a regra do 80/20, 20% das tarefas que geram 80% dos resultado) e não adicione mais nenhum item na sua lista de task diária, até ter concluído essas 3!

2. Elimine as distrações. Se está com dificuldade em se concentrar num trabalho, porque o grupo do whatsapp está bombando, que tal colocar o celular em modo avião por algumas horas?!

3. Foque apenas numa atividade. É normal acharmos que podemos realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Sim, é possível, mas quando fazemos isso nos tornamos menos eficientes. Que tal focar em apenas uma atividade, e após concluí-la, partir para outra?

4. Aposte todas as suas fichas. Em situações que demandam muito mais tempo e energia, como abrir seu próprio negócio, às vezes uma medida drástica pode ser a chave do sucesso. Já pensou em se planejar e pedir demissão!? Quem sabe não seja isso que está faltando para você alavancar sua ideia!?

“Não devemos temer os riscos e erros. Tudo faz parte de um aprendizado.”

Daruma

  1. Não tenha vergonha de pedir ajuda de amigos ou familiares quando uma tarefa for difícil demais para começar ou terminar.

“Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo.”

Provérbio Africano

  1. Num grande plano ou projeto, não espere ter algo 100% planejado para começar. Dê o primeiro passo. Na maioria das vezes o insight que faltava pra você montar o planejamento perfeito, vem durante a jornada. Começar é a chave do sucesso!

  2. Utilize a técnica Pomodoro. São sessões de trabalho (de 60 a 90 min) e descansos pré-definidos (10 a 15 min). Existem aplicativos que já têm essa programação pré-definida. Ele toca para te lembrar que é hora de parar, respirar, alongar as pernas... ações pra te manter sempre focado enquanto estiver trabalhando. Vai evitar que você procrastine, durante a execução de um trabalho.

“Previsão do tempo para hoje: ele não vai parar. Aproveite da melhor forma possível.”

  1. Não tenha medo de delegar ou até mesmo eliminar uma tarefa da sua lista, se ela não estiver atrelada ao seu objetivo de longo prazo.

“Foco é saber dizer não.”

Steve Jobs

  1. Anote tudo! Anote suas ideias, suas tarefas, seus sonhos, suas insanidades, tudo... tudo mesmo! Quando a gente aposta na nossa memória, estamos tirando a capacidade do nosso HD (nosso cérebro) de trabalhar com foco! Já se pegou trabalhando em algo e de repente “pula” uma mensagem na sua cabeça como “ih, não posso esquecer de fazer isso”. Pois é, se anotar, essa mensagem vai estar segura, num bloco de notas (evernote, post-it, bloco de notas, trello…) e sua mente vai te deixar trabalhar em paz, focada no seu objetivo.

  2. Agrupe tarefas rotineiras semelhantes. Por exemplo, se você precisa passar e-mail para algumas pessoas, faça tudo no mesmo bloco de tarefas. Não mande um e-mail agora e outro depois, interrompendo o seu fluxo de trabalho. Agrupando atividades semelhantes, você não quebra o fluxo do seu pensamento. Assim, seu dia fica mais produtivo!

  3. Crie processos das suas atividades recorrentes. A ideia é a mesma sobre anotar as coisas. Quando você executa uma atividade e tem que ficar lembrando de como fazer pra continuar seguindo um padrão, você gasta energia desnecessariamente. Se você tiver um procedimento da tarefa, basta consultar e vai conseguir realizar essa atividade como se seguisse uma receita de bolo. Menos esforço, menos tempo, menos desgaste!

  4. Defina metas. Reserve um tempo para criar suas metas diárias, semanais, mensais e anuais! Não ter metas bem definidas pode acabar te levando ao fracasso, já que você não vai ter o senso de urgência (faça isso definindo prazos) e importância (avalie o quanto essa atividade está atrelada ao seu objetivo de vida) daquela tarefa. E o mais importante: acompanhe o andamento delas! Não deixe as metas “dentro da gaveta”. Faça revisões de acordo com a periodicidade da meta criada!

  5. Comprometa-se publicamente. Se está difícil seguir uma dieta ou manter a rotina de treinos, faça bom uso das redes sociais e compartilhe seu autodesafio! Isso pode te forçar a não deixar de cumprir sua tarefa, já que mais pessoas vão saber da sua rotina. É quase que uma cobrança “social”. Vai sentir vergonha em desapontar o amigo que está te acompanhando!

  6. Desenvolva competências. Se seu desafio é grande, busque conhecimento! É muito mais fácil procrastinar algo com a desculpa do “eu não sei como fazer”. Se não sabe, vá atrás de conhecimento, estude e desenvolva as competências necessárias para executar seu grande plano!

  7. Visualize os resultados! Essa técnica é infalível! É uma das técnicas que mais utilizo para me manter focada num objetivo de longo prazo. Todos os dias, tente imaginar o porquê de realizar aquela tarefa, qual o motivo que leva essa tarefa a estar na sua lista. Em seguida, visualize onde você vai chegar ou que benefícios ela vai trazer pra você, assim que ela estiver concluída! E pronto, isso te move à ação!

Bônus: quando você se pegar procrastinando, levante-se, faça uma caminhada (e se tiver a oportunidade, uma atividade física). O sangue circulando no corpo, faz com que você volte ao foco. Mais sangue circulando, mais oxigênio chegando na cabeça, mais foco! É como se você desse um reset no seu cansaço mental e voltasse à ativa. Já testou isso alguma vez?!

Hiperprodutividade atrelado à antiprocrastinação

procrastinação 7

Agora, algumas dicas rápidas de aplicativos que podem te ajudar no processo de organização e planejamento do seu dia a dia, te colocar na ação e, consequentemente, evitar a procrastinação. Veja os que eu uso:

1. Trello: é um gerenciador de tarefas. Ele me acompanha dia e noite, tudo que tenho pra fazer, anoto lá. A beleza do trello está na possibilidade de organizar suas tarefas da forma que mais te agradar! A sua criatividade é que vai ditar a funcionalidade dele. Mas fique tranquilo, pois ele já tem uns modelos de sugestão pra você seguir. Tem versão web e app pra celular! E é gratuito!

2. Evernote: é o meu cérebro online! Tudo que não está relacionado a uma lista de tarefas, eu anoto no evernote. TUDO MESMO! Senhas e logins, ideias, pesquisas, dicas, frases, informações de conteúdos que estou produzindo… O bom dele é a facilidade de acesso. Tem versão web, app pra desktop (melhor visualização) e app para celular. Tem plano grátis e pago. Confesso que a primeira vez que vi, achei péssimo de usar. Depois que você começa, fica dependente dele pra quase tudo.

3. Pocket: uma ferramenta muito interessante para quem gosta de ler conteúdo da web, mas nem sempre tem tempo para ler na hora que achou a matéria. Você “guarda” a matéria no pocket e pode ler offline depois. É ótimo para quem pega muito avião ou passa horas intermináveis no trânsito e não quer gastar o pacote de dados do mês num dia só…

4. Vídeo Speed Controller: você assiste muito conteúdo em vídeo? Eu, particularmente, estudo muito vendo vídeo aula. Faço muitos cursos online. E esse aplicativo é uma extensão para navegador (como o Google Chrome). Você baixa e ele vai habilitar um acelerador no vídeo. 1.2x, 1.5x, 2x… , você vai conseguir ver vídeos mais rápidos. O benefício disso!? Absorver mais conhecimento em menos tempo. Já pensou em assistir uma aula de 1h em 30 min! =O! É possível... mas vá com calma. Deixa seu ouvido e cérebro se adaptarem e depois você acelera mais! Gente! Isso se torna um vício! Não consigo mais ver vídeos na velocidade normal. E o melhor de tudo é a economia de tempo. Lembre-se, produtividade é fazer mais em menos tempo!

5. Música para focar: essa dica é muito interessante! Minha produtividade aumentou absurdamente depois que comecei a utilizar músicas para focar no trabalho (principalmente pra quem trabalha num lugar barulhento). Algumas opções são: Brain.fm, RainyMood e o próprio Spotify (eu sigo umas playlists do Henrique Carvalho muito boas).

A decisão é sua

procrastinação 8 morte

É muito comum confundirmos procrastinadores com pessoas desorganizadas!

Aliás, erro fatal! Existem pessoas tão bem organizadas, que fazem planejamentos super mirabolantes e interessantes, mas que na hora do vamos ver… Nada! A sabotagem está aí! =S

“A única forma de começar é parar de falar e começar a fazer”

Walt Disney

Não que ser uma pessoa organizada seja ruim! Pelo contrário. O erro das pessoas que costumam montar planejamentos e lista de tarefas, está em planejar o todo e não olhar a ação de fato.

Coisas como, “criar um blog” ao invés de, “1. registrar domínio; 2. contratar uma hospedagem; 3. estudar meu nicho…” Uma atividade muito macro vai acabar inibindo a ação, porque você não tem a percepção imediata de por onde começar.

“Uma jornada de milhares de milhas começa com um simples passo!

Tao Te Ching

Então, só depende de você mudar esse jogo e step-by-step, ir tirando a procrastinação da sua vida.

Se você leu o artigo até aqui, ficou mais fácil, pois o 1º passo você já deu! Criar a consciência de que procrastina.

Daqui pra frente a escolha é sua. Se decidir mudar, siga as dicas acima, colocando uma a uma na sua rotina. E, em breve, você vai sentir o poder do hábito atuando num processo antiprocrastinação!

Aceita o desafio!? Ou vai deixar pra depois?!

“O maior segredo sobre metas e visões não é o futuro que elas descrevem, mas sim a mudança no presente que despertam.”

David Allen

Até a próxima…

 


Referências

Wikipedia: Procrastinação
23 hábitos anti-procrastinação: como deixar de ser preguiçoso e ter resultados em sua vida, de S.J. Scott
Viver de Blog: Por que somos especialistas em procrastinar? Como eliminar o vício da procrastinação anter que a preguiça sabote seu futuro brilhante

Marina Tsuge

Administradora por formação, com 24 anos, descobriu na arte de escrever uma forma de compartilhar conhecimentos e incentivar mudanças.