Viajar sozinho por aí: saiba porque o Japão é o melhor destino

Por que o Japão é o melhor lugar para fazer sua primeira viagem sozinho - Viajar sozinha - Next Stop Japão - Vida de Tsuge - VDT

Fazer a primeira viagem internacional, nem sempre é fácil. A maioria das pessoas sempre começa a se aventurar pelo mundo com um(a) amigo(a), família, a trabalho ou para fazer um intercâmbio.

Mas há aqueles, como eu, que preferem se aventurar sozinha. Seja por falta de um calendário compatível, por querer ir pra um destino que ninguém costuma ou quer ir, ou até mesmo porque tem um espírito livre correndo nas veias.

Mas, sendo bem honesta, que dá um cagaço de fazer a primeira viagem internacional e sozinha, dá! Por isso, vim compartilhar o melhor destino que você pode escolher, caso esteja querendo se jogar no mundão alone!

Advinhe só?! Mole né: - até porque o título já diz ahhaha - Japão!

Dá só uma olhada no que preparei pra você:

Viajar sozinho é…

Por que o Japão é o melhor lugar para fazer sua primeira viagem sozinho - Keep out tokyo imperial palace - Next Stop Japão - Vida de Tsuge - VDT

… fazer o que quiser, na hora que quiser;

… poder se matar de andar e rodar pelos locais até não aguentar mais;

… parar pra comer na hora que sentir fome;

… ficar mais tempo em locais que gostou mais, sem ter que ficar negociando horário;

… andar na velocidade que quiser e pra onde quiser;

… acordar e dormir a hora que quiser, seja pouco, seja muito, não importa;

… conhecer novas pessoas, afinal de contas, tudo que precisar fazer e tiver dúvida, vai precisar perguntar pra alguém;

… aprender a se virar em qualquer situação;

… ser 100% responsável por tudo que acontece, afinal de contas não tem quem culpar, só tem você lá. Sério, isso é muito poderoso em qualquer situação da vida.

E perceber que, mesmo quando você se perde, não está perdido, afinal de contas, tudo não passa de uma grande exploração, onde o que importa não é o destino e sim todo o percurso que fez até lá. Não tem coisa mais chata que alguém reclamando que está perdido!

Especial: mulherada… podem ficar tranquilas!

Por que o Japão é o melhor lugar para fazer sua primeira viagem sozinho - DSCN1727 - Next Stop Japão - Vida de Tsuge - VDT

Sabe aquele medo de andar sozinha numa rua à noite, aquele receio de passar por um grupo de homens sozinha ou aquele nojo de ser cantada por uma pessoa estranha só porque você passou do lado dela e você é mulher?!

Pois é, não tem isso no Japão. Passei 20 dias andando por lá, pra cima e pra baixo super cedo ou altas horas da noite e não passei por nenhuma situação de risco. Não me senti ameaçada e intimidada por ninguém.

Não fui “escaneada” de cima a baixo nem quando estava de vestido, com os meus chamativos “coxões”. Engraçado pensar nisso, porque eu sei que o Japão ainda possui uma sociedade machista, em muitos quesitos. Mas acredito que o que se diferencia do machismo que conhecemos aqui no Brasil, é o fato de que no Japão, o respeito ao próximo fala mais alto.

Principalmente por isso, eu diria que o Japão é o melhor lugar pra se viajar sozinha, especialmente pra mulheres que tem medo de sofrerem abuso ou coerção pelo simples fato de serem mulheres. Que tal?!

Ta curtindo essas dicas? Então compartilha com seus amigos que vão gostar delas também!

10 motivos pra você viajar sozinho pelo Japão

  1. Segurança extrema: O Japão é tão seguro que lá você deixa a bolsa na mesa e vai tranquilamente pegar a sua comida no balcão do restaurante. Utiliza o apoio pra bolsa dos trens e metrôs, sem se preocupar se alguém vai pegar seus itens. Não tem iluminação pública em muitas ruas e mesmo assim não fica com medo de assalto.
  2. Contato com uma língua completamente desconhecida te força a sair da zona de conforto: e sair dessa zona te leva a se abrir ao novo. Sei que você pode estar achando isso uma péssima ideia, mas quando você lida com desafio desses, só tem uma escolha: tentar se comunicar da melhor maneira possível. Pode ser com gestos, mapas, fotos… Você acaba dando um jeito! E quando supera essa barreira, todas as outras dificuldades que encontrar vão parecer mais fáceis.
  3. Facilidades como o takyubin: sabe o que é não precisar carregar sua mala pro aeroporto?! Poder mandar suas coisas de onde estiver para onde estiver indo? Simples assim. Além disso, pra quem curte um mochilão, mas não curte detonar as costas com isso, existem lockers para deixar bolsas e malas em todas as estações da Japan Rail.
  4. Transporte público mais que completo: metrôs e trens que anunciam a próxima parada em 4 línguas (inglês, japonês, chinês e coreano), ônibus com placas indicando as próximas paradas e parando em todas elas (daí você consegue contar os pontos), mapa do metrô/trem incrivelmente completo e em toda estação da JR tem pelo menos uma pessoa que fala inglês.
  5. A espiritualidade e o autoconhecimento: viajar sozinho é uma ótima oportunidade para você se conectar com seu eu interior. Esse foi um dos benefícios que veio de bônus nessa minha viagem. O fato de passar quase uma semana sem falar com ninguém, visitando os locais, sem poder comentar minhas percepções naquele momento, me fez aprender mais. Afinal, eu observava muito os outros, os comportamentos, os detalhes. E aprendi, com o tempo, que a maioria das coisas que costumamos falar, de fato, não precisam ser faladas.

Fique Atualizado!

Receba as novidades no nosso Blog em primeira mão!

  1. Belos ambientes para contemplar: acompanhado você não aproveita tanto as belas paisagens e não observa tanto essa cultura. Apreciar toda e qualquer praça, parque e jardim. Aproveitar ao máximo cada parada no país, apreciar o nascer do sol no Itsukushima Shrine e o espírito zen no jardim de pedras Ryoanji.
  2. Regra do silêncio é mais fácil de não ser quebrada se estiver sozinho. O silêncio é algo muito respeitado no Japão. E por quê? Coletividade! Afinal de contas, quando somos barulhentos, estamos invadindo o direito do outro ao silêncio. Por exemplo, é proibido falar ao telefone nos vagões de metrôs e trens, já que ao atender você pode incomodar o silêncio da viagem de quem está perto de você.
  3. Treinar inglês no nível hard! Se você tá precisando melhorar ou praticar seu inglês, Japão é o lugar! ahahah Porque só sabendo muuuuito inglês mesmo pra poder entender o inglês deles, cheio de sotaque e mudanças na forma de falar. Por exemplo, os japoneses não falam “L”, não fala “B” e não tem também o “L” com som de “U”. Resultado: Mc Donald vira MAC DONARUDO, toillet vira TOIRÊ, television vira TEREBI e por aí vai. Dá só uma olhada nesse post para aprender mais com obaachan e se quiser treinar seu “sotaque japonês”, olha esse desafio
  4. Experimentar comidas que jamais comeria. Afinal, você não entende o que está escrito no cardápio (a maioria está apenas em japonês). Então você experimenta, escolhe pelas vitrines que tem comidas “réplicas” dos pratos só que feito de cera, ou você come muito doce de feijão por engano e simplesmente se torna uma pessoa ousada no quesito comida! Já viu esse artigo que falamos sobre as diferenças entre os restaurantes japoneses no Brasil e no Japão?!
  5. Aprender com o exemplo e observação: ter o tempo para observar os vovozinhos fazendo ginástica nas praças públicas, catando folhas pelos chãos da vizinhança, me fez aprender muito sobre a diferença entre os idosos ocidentais e orientais. Reparar como o senso coletivo é forte, onde todos cuidam dos locais públicos e está tudo sempre arrumado e limpo. Afinal, o que é de todos é meu, não é do governo. Por exemplo, o caso das lojas de akiba (Akihabara, o bairro dos eletrônicos de Tokyo que fazem mutirão de limpeza das ruas. Ver como o respeito aos mais velhos é algo quase que sagrado, ao observar um jovem conversando com uma pessoa mais velha e fazendo reverências infinitas, em sinal de respeito. Ou seja, num país com diversas tradições e rituais, na dúvida, copie!

Conclusão: Japão, o país mais fácil pra se viajar sozinho

Por que o Japão é o melhor lugar para fazer sua primeira viagem sozinho - Chinatown 25 - Next Stop Japão - Vida de Tsuge - VDT

Existem diversos motivos, como citei acima, pro Japão ser o melhor local para você fazer sua primeira viagem sozinho, talvez até fazer a sua primeira viagem internacional. Mas com certeza a segurança e as facilidades que o país oferece são de longe os motivos chaves.

A segurança é tanta, que cansamos de ver japoneses andando com a câmera pendurada no pescoço pra cima e pra baixo quando estão viajando. Isso porque lá é tão comum que até você vai fazer isso, e mais: sem sentir ameaçado de perdê-la em momento algum.

As facilidades do país também fazem a diferença, como o excelente transporte público, o takyubin e os kombinis - que são lojas de conveniência 24h com tudo que você precisa numa emergência a preços super acessíveis.

No fim das contas, descobri que eu sou a minha melhor companhia. Conviver consigo mesmo, sem externalizar, sem jogar a responsabilidade dos acontecimentos pros outros e sem ter com quem dividir dúvidas, faz você olhar pra dentro e buscar as respostas no seu eu. Aprendi a ouvir mais e falar menos. E aprendi que quando queremos incentivar ou motivar as pessoas a serem de determinada forma, temos que ser o exemplo. Pois já que eu resolvi aprender observando e seguindo o exemplo deles, provavelmente muitas pessoas também o fazem.

Por que o Japão é o melhor lugar para fazer sua primeira viagem sozinho - Selfie Marina - Next Stop Japão - Vida de Tsuge - VDT

Como diria o Kevin do Suki desu

O Japão não é apenas o melhor país para viajar sozinho, mas um dos melhores países para se viajar, não importa a situação!

Ja ne!

Referências:

Maria vai com todos | Guia para viajar no Japão

Youtube Aqui Pode no Japão | DERRUBANDO A CARTEIRA DE PROPÓSITO

Viagem para mulheres | Viajar sozinha para o Japão, é seguro?

Suki Desu | Porque o Japão é o melhor país para viajar sozinho?

Marina Tsuge

Administradora por formação, com 24 anos, descobriu na arte de escrever uma forma de compartilhar conhecimentos e incentivar mudanças.