Viver de blog no Vida de Tsuge: o segredo samurai por trás dos negócios

Nomadismo Digital em Búzios

Hellooo estimados leitores!! Já faz um tempo que eu não escrevo. Pra ser bem exata, já faz 24 dias que eu não posto nada aqui!   ! E você deve estar pensando: “Ihhh acabou a criatividade” ou “não tá dando conta do blog”… E o que venho te contar hoje, é como tudo funciona, nos bastidores de um blog.

Mas fiquem tranquilos, que não sofri de falta de criatividade… E muito menos, deixei de dar conta do blog! Pelo contrário, estou trabalhando à todo vapor em novidades pro Blog! Ansiosos pra saber o que é? Hahaha! Temos pistas nas nossas redes sociais! Se você não acompanha, não perca tempo!!

Ah! Dica quente: pra quem não conhece , o snapchat é uma rede social, mas não como o facebook ou instagram, que tudo parece um sonho e a vida, perfeita. É um novo estilo de rede social, que mostra os “bastidores da vida”. Então, porque não mostrar os bastidores do blog né!? E o mais curioso, o ‘feed’ só dura um dia! Então se você perder as novidades lá, perdeu mesmo! Não tem como ver depois!

Então, pra você não morrer de ansiedade, dá uma olhada no que vem nesse post:

  • Pra que serve um Blog?
  • A Revolução dos Blogs
  • Como surgiu o Vida de Tsuge
  • É possível ter um Blog e não viver só no mundo virtual
  • Quem faz parte do Vida de Tsuge
  • Como criar um blog de sucesso
  • As 10 principais dicas para produzir conteúdos
  • O nosso segredo SAMURAI vai ser revelado!
  • Como gerar renda com blog
  • Conclusão

Pra que serve um blog?

Viver de blog - hard working

Um blog é uma forma de se comunicar no mundo virtual. Muitas pessoas e empresas têm utilizado o blog hoje em dia. Mas aí você me pergunta: “Bom, se é pra se comunicar no mundo virtual, porque não utilizar a rede social, já que todo mundo está lá mesmo?!”

Bem, a rede social não te oferece tanto “espaço” para você falar em um post. Outra questão em relação às redes sociais, é que elas têm suas próprias regras, e isso às vezes pode gerar um problemão. Por exemplo, supondo que eu tivesse criado o Vida de Tsuge apenas no facebook, tivesse feito todas as minhas publicações lá, dividindo os artigos do blog em vários posts, e alguém, algum dia, lê o “Tsuge” errado, acha que é uma palavra feia e denuncia? Pronto! CAOS TOTAL! O facebook bloqueia nossa página e todo seu trabalho vai pro limbo digital! Não rola né?!

Os blogs são uma forma de comunicação com o seu público alvo. Para um blogueiro, é falar sobre os assuntos que ele mais conhece ou mais gosta. Para uma empresa, é uma forma de mostrar o valor do seu produto, abordando temas que se relacionem a ele.

E a melhor parte do blog!? É não ter um formalismo! Você não precisa seguir, à risca, as regras de comunicação. Posso simplesmente escrever como se estivesse conversando com você pessoalmente! Show né!? 

A Revolução dos Blogs

Viver de blog - Henrique Carvalho

Assim como tudo que cresceu e foi sucesso um dia, chega um momento que cai! As coisas, os gostos e os tempos mudam! O império romano, caiu! A teoria da terra no centro do universo, caiu! E não foi diferente com o mundo dos blogs!

Quando eu falo para uma pessoa mais velha ou menos antenada que “eu tenho um blog”, elas mudam a expressão facial e me olham como se eu fosse uma hippie de Woodstock! Aquela ideia de que só tem blog, quem é desocupado, vagabundo ou teenager pop da escola, já era! Blog hoje em dia é coisa séria, sem perder sua licença poética. É uma ferramenta poderosa de comunicação e de disseminação de conhecimento! Porém, o ideal é pesquisar mais de uma fonte sempre, pois existem blogs sensacionalistas e que veiculam inverdades.

Antigamente era muito comum você ter um blog, fazendo publicações diárias, curtas e com uma infinidade de banners e anúncios nas páginas! Não vou dizer que esse modelo acabou, porque seria uma baita mentira! Muita gente ainda usa o blog dessa forma. Fazem textos curtos para conseguir ter mais publicações, enchem a página com tanto anúncio (que é uma forma de ter um retorno financeiro com o blog, através do Google Adsense) que mal dá pra ler a matéria e todo dia tem um textinho novo na página. E o que há de errado nisso!? NADA! É só um modelo de blog!

Então qual seria o novo modelo de blog, super revolucionário!? Um blog clean (sem publicidade), com foco no conteúdo (que aliás é pra isso que você entra no blog; pra ler sobre determinado assunto) e que não te entope de tanto link extra pra ler. Afinal, suas horas vagas do dia não são dedicadas única e exclusivamente para se atualizar do conteúdo de um único blog, né?!

Então, rufem os tambores que eu vou te apresentar, quem foi o pioneiro nesse novo estilo de blog! Ele é, pra mim, O Cara Do Marketing de Conteúdo! A prova viva de que é possível Viver de Blog… ele é Henrique Carvalho!!!

Mas primeiro, antes de te falar tudo sobre o trabalho do Henrique Carvalho, vou falar um pouco sobre a Jornada do Vida de Tsuge, e como o Henrique impactou e impacta demaaaais o nosso blog!

Fique por dentro de tudo o que rola no Vida de Tsuge e receba as notificações no seu email!

Como surgiu o Vida de Tsuge

Viver de blog - Viagem Tailandia

“...tudo começou com uma viagem para a Ásia...\"

Em Agosto de 2014, Augusto e Marina decidiram fazer uma viagem e resolveram fazer o planejamento da mesma. O destino foi selecionado por uma brincadeira entre eles. Augusto, indeciso como sempre, não sabia que país gostaria de conhecer. Marina, criativa e ousada, inventou a brincadeira:

  • Augusto, escolhe um número de 1 a 7 - disse Marina. Ela havia listado os continentes do mundo numa folha.

  • 7! - disse Augusto. E para felicidade de Marina, era a Ásia!

  • Ebaaa! Ásia!!! Agora escolhe um número de 1 a 10! - Augusto, ainda receoso de onde iria parar, demorou a responder. E Marina, prontamente, já havia listado os países mais famosos da Ásia como destino!

  • 3… - disse Augusto. O silêncio imperou. Marina torceu o rosto e disse..

  • É... Acho melhor escolher outro! Esse aqui é muito choque cultural! Não sei se é uma boa pedida pra sua 1ª longa viagem internacional! - Era a China! Augusto ao saber do destino, arregalou os olhos e fez movimentos negativos com a cabeça. E Marina retrucou:

  • Vamos escolhe outro…

  • 5 - disse ele.

  • Tailândia! Vamos pra Tailândia!!!! - esbravejou Marina. Augusto sem saber o que tinha por lá, disse:

  • Tem certeza?! E Marina encerrou a conversa:

  • Claro! Já decidimos o nosso destino, agora é pesquisar sobre o local e ver o que nos aguarda!

… 15 meses se passaram desde a escolha do país e a viagem em Novembro de 2015. E aí, Marina e Augusto foram para a Tailândia.

Para compartilhar essa incrível experiência com amigos e familiares, Marina resolve montar um “diário de bordo” no seu facebook. E todo dia, após um longo dia de andanças e passeios, ela pega seu celular e começa a escrever um resumo do que aconteceu.

Era uma tarefa boba - selecionar fotos, escrever onde foi e o que achou -, mas que após um dia longo e cansativo, se tornava árduo! E por que Marina continuava a fazer isso!? Porque ela recebia diversas mensagens como:

Viver de blog - grid facebook

E após 30 dias de viagem e postagens diárias, Marina e Augusto voltam para o Brasil com a missão de criar um blog!

E assim fizeram! Criaram o blog \"Vida de Tsuge\"!

Vamos abrir aqui um parênteses, antes de continuar a história de como surgiu o Vida de Tsuge. Essa forma de narrativa explorada acima é conhecida como Storytelling. Essa é uma das ferramentas que aprendi a utilizar com o Henrique Carvalho e acabo de estrear ela aqui no Blog! =D

E foi assim que surgiu a ideia do Blog. Da ideia de compartilhar as nossas paixões com as pessoas, em forma de palavras, vídeos e fotos, começamos a especular sobre o que mais poderíamos falar. Hoje, nossos principais assuntos são: Viagem, Cultura Japonesa e Esportes. Mas não deixamos de lado os outros negócios da família: Coisas de Marina e Mestre Offertas.

É possível ter um blog e não viver só no mundo digital?

Viver de blog - Nomadismo digital Buzios

Siiim, é possível!!! É difícil! Porque tudo que envolve blog está no meio digital! Se você vai pesquisar, escrever, ver as novidades pra criar conteúdos interessantes, bombar sua mídia social, organizar as tarefas do blog… Enfim, tudo você acaba usando computador, celular e internet!

Eu tenho lidado com um pequeno desafio! Não sei mais sair de casa sem levar meu notebook! Cômico se não fosse trágico! hahahha

Vou pra praia, levo note… Vou pro box de crossfit, levo note… Se eu for viajar um fim de semana então, levo tudo! Note, câmera, HD, fone…

Mas já aviso aos marinheiros de primeira viagem que querem ter um blog! DÁ MUITOOOO TRABALHO! Então não pense que você vai chegar em casa, escrever um texto de uma página e pronto, acabou. Na verdade você até pode fazer isso, mas a chance do seu blog ter sucesso é, assim… mínima! Então, como sempre digo, “se for pra fazer algo, faça bem feito e dê o seu melhor! Porque você já está ‘gastando’ seu tempo nisso, então faça valer a pena!”

E para conseguir conciliar vida pessoal, vida profissional (caso o blog não seja sua fonte de renda) e um blog, você precisa apenas de uma pequena coisa: uma Equipe!

Quem faz parte do Vida de Tsuge

Viver de blog - Diario de viagem Vietnam

E você deve estar se perguntando… “Péra aí... mas como assim, vou ter uma equipe?! Se nem eu me pago com meu blog, como vou poder pagar os outros?!”. E aí está o grande lance! Pra começar um blog profissional (aquele que vai te sustentar de verdade) você não precisa ser rico nem sair pagando salário pra ninguém. Você precisa sim, ter clareza e obstinação em seguir o caminho e, principalmente, encontrar pessoas que estejam envolvidas com o propósito do seu Blog!

Propósito! Essa é a palavra de ouro! Pro blog e pra vida!!! Você tem que ter algum propósito com seu blog, assim como na sua vida! Na prática, você convence as pessoas a colaborarem com o seu blog e em troca, você tem que ter um plano de ação claro e objetivo.

Se um profissional trabalha em algum lugar e não tem o mesmo propósito que a empresa, na primeira oportunidade que ele tiver, ele muda de empresa para outra que pague mais. Se um profissional trabalha para uma empresa que tem o mesmo propósito que ele, o pagamento é um bônus, dispensável em princípio. Essa é a lógica do trabalho voluntário. A pessoa trabalha de graça, pois acredita no propósito de determinada empreitada.

E foi assim que comecei a minha equipe. No início éramos somente Eu e o Augusto. Com o andamento do projeto, vimos que sozinhos não daríamos conta. E sempre sobra pra família né (rs)?! E daí minha mãe, Milene, começou a ajudar. Depois veio meu irmão, Daniel, e a namorada dele, Andréa, produzindo vídeos pro canal Oishii Demais. E sobrou até pra minha avó Yasuko, que chamamos de Obaachan (avó em japonês), que virou a estrela da vez no Vlog da Obaachan.

Com a ideia de criar um Vlog, surgiu a necessidade de alguém com prática em edição de vídeo. E descobrimos o Jony, que não era amigo de longa data de ninguém. Era apenas um conhecido de trabalho, e o que nos chamou a atenção sobre ele foi o fato de ele ter um mentor que admiramos muito, o Murilo Gun. E quando você procura alguém para compartilhar algo muito importante, uma dica que aprendi com o Gabriel Goffi foi “veja quem são os mentores daquela pessoa, isso vai dizer muito sobre quem ela é!”

Com mais gente na equipe, precisei de alguém que me ajudasse na parte da administração, planejamento e organização. E daí, a ideia de trazer a Juliana como parceira de trabalho, mais uma vez. E conforme aumentávamos o número de publicação no site, precisávamos também divulgar nossos posts. E se a mídia social própria já dá trabalho, imagina ficar gerenciando página?? Então, tive a ideia de convidar a Mariana, uma amiga de faculdade que sempre me encantou pelo seu jeito prático e criativo de trabalhar! Além do seu humor afiado, é claro! Hahaha!

E por fim, como quebrei muito a cabeça ao longo dessa jornada de blog, programando página, aprendendo linguagens, tirando o site do ar com frequência, dando bug de memória no meu host, decidi que era hora de delegar essa função! Assim, encontrei o Caio, através das redes sociais depois dele ter feito o mesmo curso que eu, o Moving Up! Mais uma vez a questão dos mentores foi decisiva aqui! Um pequeno detalhe, o Caio é de São Paulo! Ele faz parte da equipe, mas nem nos conhecemos pessoalmente! ÔÔÔÔ Era Digital do cacete! Wow!!! Ele interage com a gente, através do Skype e whatsapp, apenas!

Viver de blog - equipe vida de tsuge

Como ter um blog de Sucesso

O primeiro passo para ter um blog de sucesso é: TENHA UM BLOG!
Não se restrinja à uma Fanpage no facebook ou a um Perfil bombado no Instagram!

Uma coisa muito valiosa que aprendi com o Viver de Blog (VDB) é que o seu site é como se fosse um terreno próprio. Nele você dita suas regras, constrói sua ‘casa’ da forma que bem entender. Já a rede social é um terreno alugado. A regra não é sua, você tem que obedecer ao Tio Zuckerberg! Imagina você contruir uma ‘mansão’ no terreno do facebook e ele te expulsa de lá?! Choque de realidade!

Além disso, seu alcance com um blog é muito maior! Já pensou em como alguém acha o seu conteúdo na internet!? Te dou 3 chances de chutar a resposta pra essa pergunta!

Dou-lhe 1… Dou-lhe 2…. Dou-lhe 3…

GOOGLE! E como ficar bem posicionado no Google?! Ahh.. Você vai ter que ler nossa dica aqui embaixo pra descobrir!!


Se você está curtindo descobrir como aconteceu essa Jornada Samurai no mundo do blog, compartilha aí:


O nosso segredo SAMURAI vai ser revelado!

Viver de blog - Pesquisa de viagem

Já vou contar logo qual o nosso segredo! Porque sou uma pessoa muito ansiosa: Produção de Conteúdos Memoráveis!

O grande segredo para ficar bem posicionado no Google, se resume a isso. Existem outras formas de você ficar bem ranqueado no google e assim ter uma grande audiência. Formas pagas como, plataforma de anúncio, Google Adwords (que você paga ao Google para te ranquear bem quando a palavra-chave for pesquisada e, assim, mostrar sua página), dentre outros…

Outra forma, é “investir” no tráfego orgânico! Por mais que você não invista dinheiro, pois são os visitantes que vão ao teu site de forma espontânea, eles geralmente demandam mais esforço e tempo. E como que o Google vai te identificar como produtor de conteúdo de determinada palavra-chave?! Através do SEO!

Esse conceito não é simples, mas o que posso te dizer de forma prática e direta é que o google tem 2 formas de medir a qualidade do conteúdo do seu site: pelo tempo que a pessoa passa no seu link e pela quantidade de cliques que ela dá na sua página. Então é meio óbvio que se você produzir um conteúdo ruim e a pessoa entrar e sair da sua página rápido, isso não vai ser bom para as métricas do seu site!

Por isso, invista tempo e esforço para Produzir Conteúdos Memoráveis!!! E assim fazer com que seus leitores se tornem fiéis ao seu conteúdo, já que ele é de qualidade e não é só aquele blá-blá-blá-whyskas sachê!

As 10 principais dicas para produzir conteúdos

Agora que você já viu a importância de saber produzir conteúdos, vou te dar um \"bizú\" sobre o que você vai encontrar no Curso de Produção de Conteúdos Memoráveis do Viver de Blog!:

Resumindo, se você se tornar mais um aluno memorável do Viver de Blog, você vai aprender sobre:

1. Como Planejar e Organizar seu Conteúdo
2. Como utilizar o SEO a seu favor e tornar seu blog bem ranqueado no Google
3. A importância dos títulos e métodos pra criá-los
4. Como estruturar o seu Conteúdo
5. Práticas diferenciadas de escrever, como o Storytelling
6. Como otimizar o seu conteúdo e se tornar referência
7. Aplicar o uso de Gatilhos Mentais e aumentar seu poder de persuasão
8. Criação de Conteúdos Virais
9. A técnica do MMC: multiplicação mágica de conteúdo
10. A divulgação perfeita

Como gerar renda com blog

Viver de blog - Reuniao marina e augusto

Como eu havia dito lá no começo, o estilo de blog, recheado de anúncios não é mais a melhor prática! O site fica bem poluído e acaba que o leitor perde o foco no conteúdo, de tanta coisinha piscando e \"popando\" pra chamar a atenção dele.

Surge então a dúvida... Como que eu vou poder viver de blog se não colocar anúncios e publicidade no meu site?!?!

Existem diveeeersas formas de você monetizar um site. Sim, a palavra é MONETIZAR! Vou citar as três que mais indico, e se você quiser saber mais sobre esse assunto, vota ali em cima no nosso quiz. São elas:

  1. Marketing de Afiliados: WTF is that?!?! Muito fácil! Tá vendo o que fiz nesse artigo?! Acabei te contando como é a criação de um blog e, por fim, recomendei que você fizesse um curso para aprender as técnicas que fui utilizando ao longo do post e que utilizo no meu blog. O marketing de afiliados nada mais é que você divulgar um infoproduto de alguém, e a cada compra realizada através dos links que disponibilizei aí em cima, eu recebo um %. Interessante né?!
  2. Infoprodutos: se você é produtor de conteúdos e já tem seu nicho definido, você pode muito bem criar um ebook ou audiobook falando sobre o assunto que você domina! Um exemplo que eu tenho pra lhe dar é o caso de sucesso da Samantha do Receitas e Saúde que largou seu emprego e hoje vive de blog através da venda de ebooks de receitas saudáveis e para alérgicos (sem glúten, sem lacotse, sem soja, corante, açúcar… e por aí vai!) Ficou curioso!? Dá só uma olhada no Ebook sobre Bolo de Pote do RES
  3. Serviços online: agora que você é da turma do blog, com certeza você tem alguma habilidade única. Algo que faça você se destacar! Conhecimentos como: saber criar um site, design, edição de foto, facilidade com excel, conhecimento em programação (já pensou em criar um app?!), pra galera que curte viajar, criar uma ‘consultoria’ de viagem… Não faltam opções de serviços que você pode prestar! Pegue sua habilidade única, junte o seu esforço de fazer o seu melhor com uma boa divulgação do seu trabalho e TADAAAH! Você agora é palestrante / consultor / especialista / formador de opinião e porque não uma autoridade em determinado assunto. E pode parecer que não, mas as pessoas pagam para ter um pouco da sua atenção e serviço!

Conclusão

Viver de blog - Gravação parceria crosspower

É muito legal escrever sobre algo tão real e presente no meu dia a dia. Eu levei cerca de 6 horas escrevendo esse texto. Meu braço tá doendo, mas a empolgação de contar isso pra vocês era tanta, que não consegui parar!

Hoje te mostrei um pouquinho sobre o que é um blog e como ele veio mudando e ganhando espaço no mercado.

Falei também como foi a trajetória do Vida de Tsuge. Como tudo começou e como vem andando. E, pasmem, a ideia surgiu no fim do ano passado e começamos a tocar o projeto em março. Em maio lançamos o blog e agora em setembro já somos 10 pessoas envolvidas com o site! Irado né?!

Abri as portas do nosso blog e te mostrei como que eu consegui essa façanha! De começar o blog e produzir Conteúdos Memoráveis para prender a sua atenção até aqui!!

Então para finalizar com chave de ouro, dá uma olhada no vídeo que fiz falando sobre como o Viver de Blog e o Curso Produção de Conteúdos Memoráveis impactou a minha vida e de todos os envolvidos nessa Jornada Vida de Tsuge! #ficaadica

Gratidão ao Henrique Carvalho e toda sua Equipe Memorável!

E é como eles sempre dizem:

Qual o legado que você irá deixar para o mundo?

 

O Vida de Tsuge já escolheu o seu! E você, tá esperando o que pra começar a sua Jornada?!

Até a próxima…

Marina Tsuge

Administradora por formação, com 24 anos, descobriu na arte de escrever uma forma de compartilhar conhecimentos e incentivar mudanças.

  • Samicha

    Viver de blog é a arte do desafio! Por isso é tão importante seguir os mestres. Assim conseguimos resultados mais rápidos.

    Obrigada pela citação! Beijo grande.

    • Com toda certeza Samicha! A gente pode ir sozinho num caminho mais longo e difícil ou se “agarrar” aos nossos mentores e aprender com eles a forma mais prática e rápida de alcançar nossos objetivos! O VDB tá de parabéns com tudo que eles oferecem! E a gente é que agradece né!? rs

      De nada! Aliás, adorei ver seu empenho e coragem em largar uma carreira promissora e focar na sua arte! Grande lição de determinação e foco! =D