Felicidade – Receita da Vovó!

A cultura japonesa encanta e desperta a curiosidade de muitas pessoas. Se você é uma delas, vai gostar do que está por vir! Estamos preparando uma série de vídeos que intitulamos Vlog da Obaachan!

E o mais legal, juntamente com os vídeos, vamos disponibilizar alguma forma de Conteúdo Extra, seja na própria publicação (aprofundando o assunto do vídeo), e-books, infográficos, fotos com as frases mais impactantes, etc…

O objetivo é trazer todo o conhecimento e curiosidades da Cultura Japonesa com uma abordagem diferenciada: Vídeos com a Vovó (Obaachan) Tsuge falando dos temas mais procurados na Internet:

> Sabedoria Oriental
> Culinária Japonesa
> Língua Japonesa (Nihongo)
> Dicas para Viajar para o Japão

 

Então abrimos essa série, trazendo um Momento de Reflexão da Obaachan.

Seu nome é Yasuko Kabayama Tsuge, nascida no Japão e apaixonada pelo povo brasileiro, viveu de idas e vindas entre o Brasil e a Terra do Sol Nascente. Atualmente mora no interior do Rio de Janeiro.

Com seus 1,45mt de altura, um jeito doce, mas direto de falar, demonstra em frases aparentemente simples, toda sua Sabedoria de Vida. Se analisarmos seus Ensinamentos com um olhar mais profundo, entenderemos o real significado da expressão SABEDORIA ORIENTAL!

 

 

 Às vezes nos sentimos triste por coisas que dão errado no nosso dia. E deixamos esse sentimento tomar conta de uma forma que as coisas boas e que deram certo, passam desapercebidas.

Mas Kokeshi-Obaachan “não adianta preocupar muita coisa.. Qualquer problema depende do pensamento da gente, melhora… vai ficar ruim… ou não…”. Assim devemos focar na resolução, e não no problema. A preocupação gera ansiedade, que gera confusão no pensamento, e consequentemente falta de clareza nas ações. Se você não sabe como agir, você não alcança seus objetivos:

“Fonte de alegria = Fonte de energia = Fonte de resultado. Consequências naturais”

Gabriel Goffi

 

Para vencer essa barreira do foco no negativo, é preciso ter a consciência que Kokeshi-Obaachan “a gente nasceu todo mundo carregando cruz, né!? Ou cruz pesado, ou cruz leve, grande, pequeno... Todo mundo carrega. Depende da gente, esse cruz ficar pesado, ficar leve, né?! Depende do pensamento da gente, eu acho!”

Tomar a responsabilidade sobre a nossa vida, nosso pensamento e nossas ações é crucial. Parar de jogar a culpa em terceiros ou até na vontade de “uma força maior” faz com que você se sinta capaz de mudar a forma de encarar os fatos e encontre a Sua Felicidade.

“Estar no controle da sua mente significa que literalmente qualquer coisa que acontece pode ser uma fonte de alegria.”

Mihaly Csikszentmihalyi

 

A questão é Posso ser feliz a todo momento? E como?

Kokeshi-Obaachan “Eu tô muito feliz porque eu sei sentar, sei andar, sei falar, quando como comida gostoso, sente gostoso, banho gelado, quente, isso aí é muito feliz!”

O segredo está na forma de ver a Vida. Dizem os sábios que, “a Felicidade está nas pequenas coisas”. E está mesmo! Somos seres humanos não por acaso. Viver e poder usufruir dos sentimentos e sensações é algo pouco valorizado no cotidiano, mas não devemos ignorar toda sua grandiosidade.

“A vida me foi dada de graça e junto com ela tudo o que realmente preciso para viver”

Geraldo Eustáquio de Souza

 

Desafios

Assim, para treinar a sua mente, propomos o seguinte:

Desafio da Gratidão: diariamente, anote (seja no seu celular, post-it e afins) de 3 a 5 coisas que aconteceram ao longo do seu dia e que te deixaram feliz.

Coisas simples mesmo, como cumprir uma tarefa, um vento fresco, uma comida gostosa, um vídeo que te divertiu, uma frase que te inspirou, uma conversa com um amigo que não falava há muito tempo… Enfim qualquer coisa que tenha te feito bem.

O objetivo desse desafio é chegar ao fim do dia e constatar quantas coisas boas ocorreram. E que, independentemente dos acontecimentos ruins, você se sente grato por cada momento feliz.

 

Uma dica interessante: experimente escrever suas gratidões em papeis coloridos e coloque em um pote de vidro transparente. Guarde e ao mesmo tempo decore a sua casa. E um dia, quando achar que está num ‘bad day’, abra seus papeis e leia! Um ótimo exercício em busca de felicidade e realizações.

Tsuge_Desafio-da-Gratidão

(Artesanatos - luminária e prateleira de caixote - do "Coisas de Marina")

 Conclusão

  • Valorize cada momento bom do seu dia
  • Treine sua mente:

    “Cuidado com seus pensamentos, pois eles se tornam palavras.
     Cuidado com suas palavras, pois elas se tornam ações.
     Cuidado com suas ações, pois elas se tornam hábitos.
     Cuidado com seus hábitos, pois eles se tornam o seu caráter.
     E Cuidado com seu caráter, pois ele se torna o seu destino.”

    Alfred Roberts, trecho do filme “A Dama de Ferro”, onde o personagem Margaret Thatcher cita seu pai Alfred Roberts.

  • Pense positivo, existem diversas perspectivas para uma mesma situação
  • A felicidade só depende de Você!

 

Então, até a próxima...

 

Fique Atualizado!

Receba as novidades do nosso Blog em primeira mão!

Marina Tsuge

Administradora por formação, com 24 anos, descobriu na arte de escrever uma forma de compartilhar conhecimentos e incentivar mudanças.