O que o Japão tem a ver com a Bienal do Livro do Rio de Janeiro? TUDO! Este ano, a Bienal homenageia o Japão e promove muitas atividades ligadas a terra do sol nascente: oficina de mangá, origami, palestras sobre a cultura japonesa, viagens ao Japão, anime...

E o Vida de Tsuge está fazendo um bate-papo com interessados em conhecer o Japão, no estande do Consulado Geral do Japão do Rio de Janeiro, que fica no pavilhão Verde. Tem uma equipe do consulado fantástica, que pode tirar dúvidas sobre bolsas de estudo, tipos de visto e dicas da cultura. Incrível né? É fácil achar a gente lá, pois tem um graaande toori vermelho na frente do estande.

workshops-bienal-do-livro-2019_eventos-japao_vida-de-tsuge
torii-4_bienal-do-livro-2019_eventos-japao_vida-de-tsuge

Só se fala de Japão ultimamente

bienal-do-livro-2019-tezuka_eventos-japao_vida-de-tsuge

O Japão está na moda! Tá todo mundo falando de Japão ainda mais com a proximidade das Olímpiadas de Tokyo 2020. Um dos destaques da bienal é o lançamento do livro do Mauricio de Sousa, “Uma viagem do Brasil ao Japão”.

mauricio-de-sousa_bienal-do-livro-2019_eventos-japao_vida-de-tsuge

Imperdível também foi o encontro com os autores Macoto Tezka e Mauricio de Sousa, no dia 04/09. Para os fãs de mangá e anime, o evento foi memorável com o filho de Osamu Tezuka, o “Deus do Mangá Moderno” e Mauricio de Souza, o nosso mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos. Tezuka e Mauricio se tornaram amigos em 1984 e uma grande parceria surgiu motivada pela mesma paixão pelos quadrinhos.

tazka-mauricio_bienal-do-livro-2019_eventos-japao_vida-de-tsuge

O que vou encontrar de interessante na Bienal?

A Bienal está bem organizada e não há tumulto e nem fila para entrar. A feira está bem grande e coloque um calçado bem confortável para andar bastante.

manga-5_bienal-do-livro-2019_eventos-japao_vida-de-tsuge

A Arena #SEMFILTRO e o Café Literário apresentam uma programação extensa com temas variados e atuais. O Pela Estrada Afora, tem sessão de autógrafos, bate-papos e contação de histórias e o Encontro com Autores traz uma conversa com autores renomados, influencers e best-sellers.

bienal-do-livro-2019-14-arena_eventos-japao_vida-de-tsuge

O Fórum de Educação apresenta todos os dias, temas ligados a educação no país. Agora, a grande atração ficou por conta dos painéis, cabines e ambientes criados para fazer você mergulhar nos livros. Cenários com seus autores e personagens prediletos, provocaram filas para selfies.

ler-28_bienal-do-livro-2019_eventos-japao_vida-de-tsuge

A organizadora da Bienal, Tatiana Zaccaro, disse que vai ter muita atividade para os amantes da cultura japonesa. Palestras, exposições, livros que farão você conhecer mais sobre a história, língua, literatura - haikai, cultura J-pop, anime e também participar de oficinas de origami, shodō – caligrafia japonesa.

workshop-19_bienal-do-livro-2019_eventos-japao_vida-de-tsuge

No estande do Consulado Japonês, você vai ter isso e muito mais. Vai ter um bate-papo com a Marina Tsuge, do Vida de Tsuge, que vai falar de como é fácil viajar para o Japão e como fazer isso caber no seu bolso. Você vai ficar fora dessa?

bienal-do-livro-2019_eventos-japao_vida-de-tsuge

A programação completa das atividades relacionadas ao Japão, em parceria com o Instituto Cultural Brasil-Japão ICBJ, você encontra no site do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e agradecemos à Consulesa Ishikawa-san e toda a sua equipe pelo apoio e oportunidade ao Vida de Tsuge. Dōmo arigatô!