Chiang Mai: a capital espiritual da Tailândia

Chiang Mai é a segunda maior cidade da Tailândia e fica no norte do país. Embora seja grande e tenha um turismo bem forte, é bem diferente de Bangkok. Considerada a capital espiritual da Tailândia, tem mais de 300 templos incríveis, as montanhas mais altas do país e uma vibe muito relaxante.
E o que vamos falar hoje?
- Conhecendo Chiang Mai
- Chiang Mai em 3 dias: tattoos, templos, elefantes, compras e muito mais
- Custo da viagem à Chiang Mai
- TOP 5 Pontos turísticos: quando, quanto, onde e o quê?
- Dicas de turimo: comidinhas, hospedagem e transporte
- Extra: Roteiro e Custos em Chiang Mai!!!
- Conclusão: Chiang Mai, e o sentimento de lar doce lar
Change your mind, but mind the g4p! 😉
Conhecendo Chiang Mai
Chiang Mai é o tipo de cidade muito apaixonante. Passamos três dias lá, mas, com certeza, vale a pena você ficar mais tempo para curtir tudo o que ela oferece. A vibe de lá é incrível, a espiritualidade está no ar! Se você quer aventura, lindas paisagens, centenas de templos, compras e mais compras… aqui é o lugar.
Chiang Mai é uma cidade com características marcantes, pois mistura a cultura antiga, natureza exuberante, tribos exóticas e se encontra numa região que era conhecida como o Reino dos Milhões de Campos de Arroz ou, simplesmente, “Lanna”. O melhor de tudo: é muiiitoo barato o turismo lá!
Chiang Mai em 3 dias: tattoos, templos, elefantes, compras e muito mais…
Dia 1 - Primeiro dia em Chiang Mai
O dia começou na indecisão sobre o que fazer. A recepcionista do hostel ficou de verificar com um amigo dela sobre os monges tatuadores. Resolvi separar esse dia em duas partes e falar bem sobre as tattoos abaixo, separadamente.
Então, primeira parte do dia: Sak Yant (leia abaixo). Depois das tão esperadas tattoos de Sak Yant, almoçamos e experimentei o famoso Khao Soi, e jiiiiiisus! Põe pimenta nisso! Hahahahahha! Gostoso, mas pra próxima pedida “no spicy”.



Fomos conhecer um dos templos mais famosos de Chiang mai: o Wat Phra Singh, conhecido por ter sua arquitetura altamente característica do Império Lanna. Nele tem umas réplicas de fibra de vidro dos monges que ali moraram. E juro, quando vi, bateu a dúvida se era de carne e osso ou não!
Esse templo fica na cidade antiga de Chiang Mai, conhecida como Cidade Murada ou Old City, que é rodeada por um fosso e resquícios de muralha, tem 1,5km² (um quadrado mesmo, de quase 400mt, cada lado) e é lotada de hotéis, restaurantes, templos e forte comércio. Aliás, é uma boa você se hospedar por aqui.


Logo em frente a esse templo já estava sendo montada a Sunday Walking Street. Uma feira noturna maravilhosaaa, de se perder de vista. Tudo tão baratinho e lindo, que fui à loucura. A fera consumista que estava adormecida dentro de mim acordou e fez um estrago. Hahahahahaha
Além da Sunday Walking na cidade antiga, você pode visitar o Night Bazaar, que funciona diariamente na Chang Klan Road. Tem também, o Saturday Walking Street na Wualai Road. Enfim, opções de compras aos montes e barato! Sugiro comprar os presentes aqui.


Também conhecemos o Wat Lok Molee. Muito lindinho e do lado do nosso hostel, à noite estava incrivelmente iluminado! Uma graça!!! Ele fica do lado de fora dos muros da cidade antiga, perto da Manee Nopparat Road.
Dia 1 – Especial Sak Yant


Aos que querem fazer uma tatuagem com um monge, o estilo Sak Yant de tattoo é altamente baseado em significados. Não são apenas desenhos e tatuagens. Então pra começar, eles não costumam fazer tatuagens às segundas. Já que era domingo, foi aquela correria pra tentar fazer né? E ainda tem a questão da agenda. Tem que ver se existe um monge disponível.
Como eles não são tatuadores profissionais e não vivem disso, nem sempre estão livres para tal. De acordo com o budismo, o monge não deve cobrar pelos seus serviços (a missão deles aqui é propagar o budismo e seus ensinamentos), mas toda doação é esperada. Então existe um valor simbólico… Algo que já é “sabido” entre os que aqui habitam. hahahha!
Através de um amigo da recepcionista, o Tinny, que é um fascinado por tatuagens, conseguimos horário com um monge conhecido dele, chamado Rung Monk. E por conta do destino, era o dia de folga do Tinny. Ele fez assim: cobrou da gente o translado de ida e volta até o Monge e ainda nos ensinou tudo que se deve fazer antes de tatuar.
Então, 11h30 da manhã fomos com ele de carro até o monge, e haja chão. Foram uns 40 min até lá. Por curiosidade o preço cobrado pra nos levar, nos ensinar, esperar e ainda ser o tradutor entre a gente e o Monge foi de apenas 30 merréis.


Primeira coisa, deveríamos levar, cada um, uma flor de lótus pra dar ao monge.
Após escolher a tattoo, cada uma com seu significado (já vou falar deles) e o local da tatuagem (não pode ser qualquer local. Por exemplo, a flor de lótus sempre tem que ficar em pé. Por isso, não poderia ser no braço, pois conforme você se mexe ela pode ficar deitada ou de ponta cabeça. E ainda, não traz muita sorte fazer o Sak Yant abaixo da linha do quadril), você entrega a flor ao monge. Acende 5 incensos e reza por algo ou faz algum pedido à Buda. Depois disso, você está pronto pra ser tatuado.
O por quê do ritual? Porque esse estilo foi criado em momentos de guerra. Os monges tatuavam os guerreiros com as pinturas que, em sua maioria, trazem o significado de proteção. Mas existem outras com diferentes significados.


Sobre as tattoos escolhidas:
-
Hah Taew: conhecida como “as 5 linhas” ficou bem famosa por conta da Angelina Jolie. Ela tem essa Sak Yant nas costas. Eu fiz no interior do braço e Augusto fez no antebraço combinada com a Chat Petch.
O significado dela: a 1ª linha te protege de injustiça negatividade e protege sua casa; a 2ª reverte o mal que vem contra você e protege do carma; a 3ª te protege de maus espíritos; a 4ª traz sorte, sucesso e fortuna e a 5ª te traz carisma.
- Chat Petch: conhecida também como escudo de diamante. Ela traz proteção tão forte quanto é o diamante. Augusto fez essa no antebraço junto com a Hah Taew, formando assim as 10 linhas.
- Dok Bua Hom Ba Tum Ma Ha Shan: mais conhecida como five lotus steps. Significa que você pode conquistar todas as pessoas com amor e compaixão. Você pode se liberar de toda obrigação e será abençoado com paz e felicidade. Resumindo, seria a felicidade a todo tempo.
Observações :
- Nem todo monge deixa você escolher a tattoo e onde fazer. Alguns escolhem por você de acordo com o que ele sente que você precisa.
- Nem todo monge tatua mulheres. O nosso, por exemplo, pediu para eu não aparecer na foto com ele. Mas o Augusto podia, sem problemas.
- Nem toda tattoo pode ser feita em qualquer lugar. Algumas tem local do corpo predefinido.
- A cicatrização dura em torno de 3 dias. No início a tinta parece bem fraquinha, mas depois ela fica mais forte.
- Não usar sabonete na área durante esses 3 dias. A indicação deles é usar apenas vaselina.

- A tattoo deve ser feita acima da linha do quadril, para trazer sorte.
- A grande maioria das tattoos trazem o significado de proteção, mas existem outros como: sorte, popularidade, sucesso, poder, paz, felicidade, sorte em jogos, atratividade, amor, habilidade, dentre outros.
- O Sak Yant é baseado em formas sagradas simétricas, animais e divindades.
- Como as mulheres não podem tocar os monges, os que aceitam fazer a tatuagem, utilizam luvas pra evitar o contato direto.
- Nem toda Sak Yant é feita por todo monge. Existem algumas famosas que são feitas pela maioria deles. Mas outras são como criações próprias, de acordo do o significado do desenho e os escritos nela.
Dor, tempo e preço:
A dor é bem menor do que com o aparelho. é claro que também vai variar de acordo com o local. Por exemplo, interior do braço dói, mas é bem suportável. Agora no meio das costas, bem nos ossinhos, é triste! Augusto fez no antebraço e achou supertranquilo.
As tattoos foram super-rápidas. As 5 linhas demoraram uns 5 minutos. A flor de lótus, uns 10 minutos e a combinação do Diamond com as 5 linhas, uns 10 minutos também. O mais legal de tudo é que as 4 tattoos saíram, juntas, por uns 290 reais. Uma pechincha!
Pra quem estiver ou vier à Tailândia, em especial à Chiang Mai, e tiver interesse de ir lá, basta falar com o Tinny Panyafuu!

Fique Atualizado!
Receba as novidades do nosso Blog em primeira mão!
[yikes-mailchimp form="2"]
Dia 2 - Bate e volta ao Doi Inthanon National Park



Dia de um bate e volta ao Doi Inthanon National Park (fica a 1h30 de Chiang Mai), onde fica o pico mais alto da Tailândia. Pra quem acha que por aqui é só calor, é porque não foi até lá. A temperatura registrada nessa manhã foi de 6º Celsius. Quando fomos lá já estava uns 18ºC, mas dentro da mata estava uns 16°C fácil, fácil. É bem longinho e se leva mais ou menos 1h30 de viagem até lá.
Sobre o pico e sua história


Conhecido também como Doi In, fica a 2.565mt acima do nível do mar. Pertence ao mesmo grupo de montanhas que o Himalaia.
A primeira coisa que deve-se entender é sobre os reinados. Existiam dois por aqui:
- Lanna Kingdom, significa o reinado do Norte, que englobava parte da antiga Burma (atual Myanmar), parte do sul da China, parte do antigo Império Khmer (atual Camboja) e a parte do Norte da Tailândia. Chiang Mai foi capital desse reinado e nessa época o 7º rei, chamado Inthanon pediu pra sua filha que, quando morresse, colocasse o nome dele nesse pico.
- Siam Kingdom: Siam era o antigo nome da Tailândia (que só passou a ter esse nome em 1949), que incorporou parte do Lanna Kingdom aos seus domínios em 1892 e Chiang Mai só se tornou província de Siam, completa e oficialmente, em 1932.
Sobre o Parque Nacional

No Doi Inthanon existem 2 pagodas: a King Pagoda e a Queen Pagoda (essa última é toda lilás), cercadas por belos jardins. Além, é claro, de toda beleza natural, quedas d’água e uma vastidão de fauna e flora. O Parque também ficou muito conhecido por ser um ótimo local para observar e fotografar pássaros.
O passeio

Visitamos as 2 estupas - King & Queen Pagoda. Estupa, também chamada chörten, chaitya, chedi, pagode e dágaba, é um monumento construído sobre os restos mortais (geralmente cremados) de uma pessoa importante dentro da religião budista. Lá de cima, a vista é incrível e os jardins são encantadores. O pico, foi de longe a parte mais gelada do dia!


Fomos à 2 quedas d’água: a Namtok Watchirathan (que é a maior cachoeira em termo de largura) e a Namtok Sirithan.


Visitamos o mercado local de frutas e sementes chamado Meo Market. E, por fim, visita à White Karen Village, a vila oriunda de Burma que vive de plantação de arroz em escadas e também da tecelagem.


Fim da tarde, de volta ao Hostel, resolvemos conhecer o Night Bazaar, que não chamou tanto a atenção como o Sunday Walking Street. Os preços eram mais altos e os produtos bem parecidos. Aproveitei pra experimentar a famosa cerveja Chang e achei bem gostosa. No caminho de volta, não resisti às chamativas casas de massagem. Então, foi hora de relaxar e conhecer a famosa massagem tailandesa! E não é que é boa mesmo?! Eles utilizam as “quinas” dos corpos deles (como dobradiça do dedos, cotovelos e afins…) para gerar maior pressão na área massageada, mas sem machucar. Excelente!!!
Dia 3 - Sobre cuidar de elefantes e Loy Krathong /Yee Peng Festival



Hoje fomos ao Elephant Trekking Care. Trekking não por andar nos elefantes, mas sim por termos que fazer um trekking (trilha) a uma cachoeira, logo após aprendermos a cuidar dos elefantes.
Esse local é um centro de tratamento de elefantes, para onde os donos os enviam, quando estão doentes. E lá se ensina como cuidar deles. Então alguns pontos/curiosidades sobre esses grandões:
- Eles têm sentimentos como nós (alegria, ciúmes, medo, tristeza…), mas não demonstram isso no rosto. Geralmente parecem ter uma carinha meio triste, porque estão sempre com “lágrimas” escorrendo dos olhos, mas isso significa saúde (como eles têm olhos grandes, têm que produzir muito lubrificante para os olhos).

- Elefantes só enxergam à frente. Eles não têm visão periférica, por isso se mantenha no raio de visão deles, pra não assustá-los.
- Eles costumam viver a média de anos bem similar a nossa. Lá nesse centro, o elefante mais novo tinha 28 anos e o mais velho 64. O tempo de vida deles vai variar de acordo com a forma em que o elegante é usado. Por isso, também, essa má impressão sobre os locais que usam elefante pra lá e cá carregando pessoas, pois o uso exaustivo deles pode ocasionar o falecimento precoce.

- Eles possuem uma super sensibilidade nas patas. Conseguem sentir um tremor de terra muito antes de nós termos consciência. Foi o que ocorreu na época do tsunami devastador aqui na Tailândia. Lá no norte do país, os elefantes correram para o topo das montanhas e as pessoas não entendiam o que eles estavam fazendo.
- O elefante é capaz de “estocar” cerca de 5 litros de água na “papada” e só consumir quando houver necessidade.
- Eles foram superimportantes para as civilizações orientais, tanto nas construções de grandes templos e impérios (carregando pedras e materiais), quanto durante as guerras, servindo de transporte e proteção.
- Um santo remédio pra eles, quando estão com qualquer problema de saúde (como fraqueza, disenteria e verme) é uma bolinho feito de arroz, sal grosso e tamarindo.







Aprendemos a fazer tudo com os elefantes: alimentar, preparar e dar remédios, preparar o sabão orgânico e dar banho nos elefantes e por fim, tirar uma fotos e brincar com eles. Depois disso tudo, hora de um trekking até uma cachoeira e ver a cara de bobão dos gringos vendo uma queda d’água. Hahahahaha! Foram umas 2 horas de caminhada mata adentro.
Logo após, hora de rafting… E nosso instrutor do passeio, chamado Korn, meio tailandês meio chinês, era uma figura!!! Ele fazendo a demonstração dos movimentos em solo era digno de filme pra rir depois… Pena que ficamos sem bateria. Por isso, sem vídeos e/ou fotos do rafting… Dica galera: baterias extras!
Chegando no hostel, só aquele banho rápido e direto pra rua, porque hoje era dia da abertura dos festivais: Loy Krathong e Yee Peng!! s2



Pra entender um pouco melhor, parece até que é ano novo.. Todos na rua, música, desfiles, eventos em todos os locais! Eles ocorrem durante o início da lua cheia.



- Loy Krathong é uma celebração honrosa à Buda. Marcado pelas lanternas flutuantes, geralmente feitas de arranjos de flor, são colocadas nos rios.






Nos programamos pensando em ver o famoso Release Lantern da Mae Jo University, mas mudaram as datas e adiaram o evento pro dia que já não estaríamos mais em Chiang Mai. Tudo porque, com a grande quantidade de balões lançados, as empresas aéreas não podem operar naquela região, então condensaram o evento das lanternas, todos para o dia 25. Mas mesmo assim, algumas pessoas soltavam suas lanternas agradecendo e demonstrando respeito à Buda.
Custo da viagem à Chiang Mai
Bom, relembrando que eu viajei em novembro de 2015 e nessa época o dólar estava R$ 3,89. A cotação que paguei foi 1 USD = THB 35,38 / 1 BRL = THB 9,10. Ou seja, para transformar para real, basta dividir o valor em baht por 10. Vai dar aproximadamente o valor em real.
Dito isso, os gastos totais foram (valores em dólares e referentes a gastos de 2 pessoas):
- $ 63 com alimentação
- $ 48 com hospedagem
- $ 119 com compras
- $ 18 com deslocamento
- $ 263 com passeios/turismo - incluindo tattoos
- $ 25 com outros gastos
TOTAL para 2 pessoas: USD 536
TOTAL para 1 pessoa: USD 268
TOP 5 Pontos turísticos: quando, quanto, onde e o quê?


- Wat Phra Singh (Templo)
Localizado no centro da cidade antiga, muito bonito com vários outros templos famosos ao redor dele.
฿ doação
Todos os dias
06:00 - 17:00
Singharat Road | Phra Sing Subdistrict, Chiang Mai, Tailândia - Sunday Night Market Walking Street (Feira Livre)
Parada obrigatória pra quem estiver em Chiang Mai no domingo. Comprar lembranças é muito barato! Aproveite e dê um rolé no Night Bazaar, que acontece diariamente e no Saturday Night Market, ambos do lado de fora dos muros da cidade antiga.
฿ Prepare o bolso e compre todas as lembranças pros parentes e amigos aqui. Vale a pena!
Domingos
16:00 - 00:00
Rajdamnoen Road (dentro da cidade antiga, próxima à Tha Pae Gate),Tailândia - Elephant Trekking Care
Emocionante cuidar dos elefantes são muito bem tratados. O tour inclui trekking e rafting.
฿ 1.800 por pessoa
Sempre aberto
Maninarakorn Hotel, 99/29 Sri Donchai Road | Chang Klan Subdistrict, Chiang Mai 50100, Tailândia (OBS.: esse é o endereço que eles informam na própria página deles no face. Porém, busquei no maps e o local correspondente dizem que é: 1001, Tambon Fa Ham, Amphoe Mueang Chiang Mai, Chang Wat Chiang Mai 50000, Tailândia) - Wat Phratat Doi Suthep
Esse é o principal templo de Chiang Mai. Ele fica no alto de uma montanha, que oferece uma vista incrível da cidade. O templo é do século 14 e é considerado um dos lugares mais sagrados de toda a região.
฿ A partir de 900 o tour
Checar horário com hotel
Mueang Chiang Mai District, Doi Suthep, Tailândia - Doi Inthanon National Park
O ponto mais alto da Tailândia. O parque nacional tem 1.000 km² e ao redor do pico tem trilhas para caminhadas, cachoeiras e dois pagodes erguidos em homenagem ao rei e a rainha.
฿ 1.050 por pessoa (passeio + transfer)
Checar horário no hotel ou agência
119 Moo 7 | Ban Luang Subdistrict, Doi Inthanon National Park 50160, Tailândia
Dicas de turismo: comidinhas, hospedagem e transporte
Alimentação

-
Tikky Cafe
Comida tailandesa de qualidade e excelente custo. Opções veganas
Segunda à Sábado
10:30 - 19:30
฿ A partir de 60
2/2 Arak Soi 3 | Sriphum, Chiang Mai 50200, Tailândia -
David’s Kitchen
Francesa, Europeia, Asiática. Cardápio maravilhoso e serviço diferenciado
Segunda à Sábado
17:00 - 22:00
฿ 1.450 - menu degustação com 4 pratos
113 Bumrungrad Road | Wat Kate Subdistrict, Chiang Mai 50000, Tailândia -
The Hideout
Ótima opção para um café da manhã mais ocidental. Café, cozinha europeia, opções veganas
Terça à Domingo
08:00 - 17:00
฿ A partir de 60
95/10 Sithiwongse Road, Chiang Mai 50300, Tailândia -
Khao Soi Khun Yai
Considerado por muitos, o melhor Khao Soi da cidade e o melhor preço. Cozinha asiática e tailandesa
Segunda à Sábado
10:00 - 14:00
฿ A partir de 30
Sri Poom Road (18. 7953929, 98. 9832042) | Just After Sri Poom 8 Alley, Chiang Mai, Tailândia -
Eat is Life
Japonesa, mediterrânea, tailandesa. Adequado para vegetarianos, opções veganas, opções sem glúten
Segunda à Sexta / Sábado e Domingo
11:00 - 14:00 e 17:00 - 22:00 / 17:00 - 22:00
฿ 130 - 600
Nimmanahaeminda Rd., Soi 12 | Kantary Hills Terrace, Chiang Mai 50200, Tailândia
Hospedagem


-
- 168 Chiangmai Guesthouse
248/57 Sahasriphum Place T.Sriphum A.Muang, 50200 Chiang Mai, Tailândia
฿ 575 (casal por dia = 17USD)
Wifi gratuito • Chuveiro • Beliche • Telefone • Ar-condicionado • Quarto para não fumante • Banheiro compartilhado • Cofre • Depósito de bagagem • Lavanderia
- 168 Chiangmai Guesthouse
-
- The Dhara Dhevi Chiang Mai (resort)
51/4 Chiang Mai-Sankampaeng Road., Moo 1, T. Tasala, A. Muang, 50000 Chiang Mai, Tailândia
฿ 15.000 (casal por dia = 450USD)
Decoração colonial e tailandesa • Café da manhã • Wi-Fi gratuito • Geladeira • Telefone • Ar-condicionado • Chuveiro • Banheira • Cofre • TV a cabo • Amenidades de banho gratuitas • Varanda …
- The Dhara Dhevi Chiang Mai (resort)
-
- The Peaberry
11/1 Arak Rd. | Sripoom, Chiang Mai 50200, Tailândia
฿ 1.000 (casal por dia = 30USD)
Café da manhã • Wi-Fi gratuito • Frigobar • Chaleira • Ar-condicionado • Banheiro privativo • Guarda-roupa • TV a cabo • Amenidades de banho gratuitas • Terraço ao ar livre
- The Peaberry
-
- BED Nimman
20 Soi Jumpee, Sirimangkalajarn Road (Nimmanhaemin Soi 17) | Suthep, Muang, Chiang Mai 50200, Tailândia
฿ 1.500 (casal por dia =45USD) 147 reais
Café da manhã • Wi-Fi gratuito• Terraço • Telefone • Ar-condicionado • Banheiro privativo • Cofre • TV a cabo • Geladeira • Chuveiro
- BED Nimman
-
- Varada Place (tipo pousada)
10 Ratchaphruek Road, Chiang Mai 50300, Tailândia
฿ 540 (casal por dia = 16USD e 1 cama/pessoa = 7USD)
• Wi-Fi gratuito• Geladeira • Microondas • Ar-condicionado • Chuveiro • TV a cabo • Dormitório misto ou suíte privativa • Varanda privativa • Guarda-roupa
- Varada Place (tipo pousada)
Transporte - Uma curiosidade sobre locomoção em Chiang Mai


Aqui existem várias formas de turistar. Pode ser andando, de bike, alugando uma moto, tuk-tuk, tour privado, táxi ou o songthaew.
O songthaew aqui é conhecido como red car e ele funciona como se fosse uma van, só que sem destino predefinido. Você faz sinal como se fosse um táxi e daí; fala pra onde quer ir, ele aceita ou não e diz o preço. Daí, você negocia antes (é bom sempre ver no hostel qual a média do preço, pra já ter uma base de negociação), entra e curte o passeio até seu destino. Chegando lá, é só pagar o combinado. E no meio do caminho, ele ainda pode parar pra negociar com outras pessoas que vão viajar contigo no mesmo songthaew. A vantagem é que é bem mais barato!
Extra: Roteiro e Custos em Chiang Mai!!
Dia 1
Dia 2
Dia 3
Aproveite para baixar a planilha com os destinos de Chiang Mai e as informações sobre eles (como horários de funcionamento, endereço e preço de entrada). Lá tem também todos os gastos que tivemos na cidade, separado por tipo de gasto! =)



Chiang Mai foi, de longe, o meu lugar predileto na Tailândia. Sabe aquela sensação de “lar doce lar”!? Pois é, por mais que essa tivesse sido minha primeira vez nessa cidade, era assim que eu me sentia.
Não sei explicar bem ao certo o porquê, mas acredito que seja a energia dessa Capital Espiritual da Tailândia. Ou até mesmo, pelas atividades que fizemos nessa cidade. Afinal, fomos para lá com o intuito de participar do Loy Krathong.
Além disso, fomos abençoados pelo monge, ao fazer nossas tattoos, no estilo Sak Yant. Passamos um dia incrível aprendendo mais sobre os elefantes e cuidando deles. Conhecemos o Doi Inthanon, o topo da Tailândia, que faz parte da Cordilheira do Himalaia. E por fim, presenciamos o festival do Yee Peng e Loy Krathong.
O que não faltou foi motivo para ter amaaado essa cidade!!


Se você gostou desse post sobre Chiang Mai, também vai gostar desses aqui, olha:
- Ayutthaya: conheça toda a beleza da antiga capital da Tailândia
- Bangkok: a capital da exótica, misteriosa e acolhedora Tailândia
- Kanchanaburi, memórias da guerra e natureza exuberante
Siga a gente nas mídias sociais e fique por dentro de tudo que rola no Vida de Tsuge
▫️ Curta a Página Vida de Tsuge
▫️ Cadastre-se no Vida de Tsuge
▫️ Siga o Vida de Tsuge no Instagram
▫️ Tweet os posts do Vida de Tsuge
▫️ Siga nosso Canal Vida de Tsuge
▫ ️Dê um Pin no nosso material!
Change your mind… But Mind the G4p!
NEXT STOP: Amsterdã! Uma pausa na Tailândia para descobrir o que fazer durante uma escala em Amsterdã.
Até a próxima,
Referências:
➜ Maps of Thailand | Chiang Mai
➜ CNN | Chiang Mai
➜ Lala Rebelo | Chiang Mai
➜ Wikipedia | Chiang Mai
➜ Lonely Planet | Chiang Mai
➜ Em algum lugar do mundo | O que fazer em Chiang Mai
➜ Um viajante | Quantos dias ficar em Chiang Mai
➜ Vontade de Viajar | O templo no alto da montanha
➜ 360 meridianos | Chiang Mai, capital espiritual da Tailândia