A uma temperatura de 5°C, em um santuário no Japão, homens e mulheres quase nus, tomam banho gelado, com gelo mesmo, para pedir pelo fim da pandemia de Covid-19. Este feito, aparentemente inusitado, faz parte de um ritual shintoísta que acontece anualmente no santuário Teppou-zu Inari, em Tóquio, todo início de ano.

Este evento anual reuniu no ano passado uma centena de pessoas, mas com as medidas de restrição, somente uma dúzia de pessoas participou este ano. O grupo paroquial do templo, "Yayoikai", entra nessa piscina gelada, quase nu, para purificar a alma. Os homens usam uma tanga tradicional – fundoshi e as mulheres, um roupão branco. Como o mundo está sofrendo com o coronavírus há quase 1 ano, eles oraram também pelo fim da pandemia do Covid-19.

covid-japao_vidadetsuge

O ritual começa com exercícios de aquecimento, palmas e cânticos antes de entrarem no banho gelado. Não se esqueçam de que é inverno no Japão e este ano está excepcionalmente mais frio. Parece um “sacrifício” para fazer um pedido aos deuses. Vamos orar juntos pelo fim da pandemia!

Se você estiver em Tóquio no início do ano que vem, o santuário fica em 1-6-7, Minato, Chuo-ku, Tokyo e funciona de 9:00h as 17:00h. Entrada gratuita.

Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:

Referências sobre COVID no Japão:

  • Bol Notícias
  • By Tak1701d - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=14417751
  • By Lombroso - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=76449945