Um dos três festivais mais estranhos do Japão é o Festival do Homem Nu em Okayama, que acontece no templo Saidaji Kanonnin. Todos os anos, milhares de homens quase nus, vestindo apenas um fundoshi (tanga), participam de um ritual para pedir por fortuna, sorte e felicidade. Neste ano, a oração especial foi pelo fim do coronavírus. No 3º sábado de fevereiro, ainda inverno no Japão, os homens purificam corpo e alma, bebendo saquê, correndo em volta do templo e se banhando em água gelada, para depois tentar pegar um dos dois bastões de madeira perfumados, chamados “shingi”, que são jogados no meio da multidão por um sacerdote do templo. Quem pegar um, pode esperar boa sorte o ano todo.

ritual_festival-do-homem-nu_vidadetsuge

O festival Saidaji Eyo Hadaka Matsuri , como é conhecido, acontece há mais de 500 anos, ininterruptamente. O ritual tem a participação de homens, sozinhos ou em pequenos grupos, mas a maioria faz parte de equipes razoavelmente grandes, muitas representando empresas e estabelecimentos comerciais da área.

Como foi o Saidaji Eyo Hadaka Matsuri na pandemia?

Este ano com a pandemia do COVID-19, permitir uma aglomeração com milhares de pessoas, está fora de cogitação. Porém, os membros de comitê organizador do festival decidiram manter o evento, em outro formato, porque o mundo precisa de orações para a cura dessa doença. pela paz no mundo e toda a sorte de coisas boas.

Portanto, as intenções do ritual (essência do Eyō) serão mantidas, as orações são necessárias agora, mas em respeito às diretrizes para prevenção do coronavírus, só alguns membros autorizados participarão do ritual. Não haverá a participação do público e a entrada ao templo será restrita.

saidaji_festival-do-homem-nu_vidadetsuge

O significado do Eyo é o retorno do Ichiyo, ou seja, ele suporta o frio severo e dá as boas-vindas ao clima da primavera. A fortuna e as boas coisas acontecem, só depois do tempo ruim. É no clima desse ritual tão diferente, que se ora pelo fim dessa pandemia. Vamos orar juntos?

Quer receber notícias atualizadas do Japão todos os dias?

Faça parte do nosso Canal do Telegram e recebe um resumo escrito e em áudio, diariamente, sobre os principais acontecimentos do Japão!

Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:

Referências sobre o Festival do Homem Nu: