Dia do Goku: herói de Dragon Ball e embaixador das Olímpiadas de Tokyo 2020

Depois da Golden Week, é hora de comemorar o dia do Goku. No dia 9 de maio, se comemora o Dia do Goku, o personagem principal de Dragon Ball, um dos mais famosos animes do mundo. Goku ou Son Goku foi eleito o embaixador oficial das Olímpiadas de Tokyo 2020. Tudo a ver na terra do mangá e do anime, não acham? Alô fãs de anime e mangá! Mais um motivo pra ir para o Japão na primavera.

"A Japan Anniversary Association (associação de datas comemorativas do Japão) reconheceu o dia 9 de maio como "Dia do Goku" após solicitação da Toei, distribuidora do desenho. A escolha se deve a uma coincidência com a pronúncia japonesa dos números 5 (go) e 9 (ku)". Redação Olhar Digital

Goku vai estampar as peças publicitárias e produtos oficiais do evento. Não confunda o Goku com a mascote das Olímpiadas, que é uma raposa futurista.

Mas o Goku não está sozinho nessa. Ele vai dividir a tarefa de estampar os produtos oficiais do evento, com outros personagens de séries clássicas, como Naruto, Sailor Moon, One Piece, Super Mario, Astro Boy, Shin-chan, Pretty Cure, dentre outros.

Goku_Dia-do-Goku_Viajando-para-o-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Emblem_Dia-do-Goku_Viajando-para-o-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

De acordo com o site Segment Next, a escolha do Goku se deve ao fato de se valorizar a cultura de entretenimento do Japão, durante os jogos olímpicos.

Mas nem tudo é cor e alegria na primavera do Japão

Doença de maio - Você já ouviu falar na doença de maio? Após a Golden Week uma síndrome conhecida como Gogatsu-byou, afeta muitos jovens japoneses. Lembra que o ano fiscal e o ano letivo no Japão se iniciam em Abril? A síndrome se dá pelo estresse de 1 mês inteirinho com novas rotinas de trabalho e estudo e depois um feriadão que ninguém quer que acabe.

Aí, quando se tem que voltar para a dura realidade, bate um desânimo, falta de apetite, vontade de não sair de casa, que mais parece uma depressão. Mas, calma, na maioria dos casos, isso passa. Sabe quando você faz uma viagem e não quer que acabe? Aí quando você volta, bate aquela tristeza? É quase isso...

Kafunsho - Com a chegada da primavera, em fevereiro, chegam também os pólens dos cedros e ciprestes. Esses pólens são responsáveis por uma alergia que afeta 20 milhões de pessoas, todos os anos: o kafunsho.

O Kafuncho ou febre do feno ou polinose, provoca rinite, espirro, dor de cabeça, tosse, coceira na garganta e nos olhos (conjuntivite alérgica), coriza e obstrução nasal, pressão nos ouvidos, mal estar e, nos casos mais graves, febre.

Não se assuste com a quantidade de pessoas usando máscara ou espirrando no Japão, na primavera. Para evitar a exposição ao pólen, muitas pessoas usam máscaras. Se você for pra lá na primavera, leve um antialérgico, soro para o nariz e tenha sempre à mão, lenços de papel.

depression-daniele_films_Viajando-para-o-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Mask-bthomso_Dia-do-Goku_Viajando-para-o-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

E pra não dizer que não falei das flores...

O período de floração no Japão termina na segunda quinzena de maio, na maior parte do Japão. Com exceção do norte do país, Hokkaido. Segue a dica de 2 festivais bem famosos, que você pode ver até meados de maio:
  • Festival de shibazakura – vai até fins de maio no Lago Motosu, na área do Fuji Five Lakes. Além das 800.000 plantas de musgo rosa, azul, branco e lilás que cobrem a paisagem, você ainda tem de bônus o Monte Fuji e o lago. A vista é espetacular e o local fica a 127km de Tokyo, direção Sul.
  • Hitachi Seaside Park: Nemophila Harmony – vai até meados de maio, a floração de 4,5 milhões dessas florzinhas superdelicadas de cinco pétalas, de cor azul celeste. Ela também é conhecida como “baby blue eyes”. O parque fica na província de Ibaraki que fica a 123km de Tokyo, em direção ao Norte.
Shibazakura-161011-jnto_Equinócio-da-Primavera-no-Japão-10-dicas-do-que-fazer-nessa-estação_Viajando-para-o-Japão_Vida-de-Tsuge-VDT
hitachi-baby-blue-eyes-m_143002-jnto