O Halloween é uma festividade comemorada no mundo inteiro e na tradição cristã é costume fazer vigília, frequentar a igreja, bem como acender velas nos túmulos.

Diz a história que o Halloween nasceu com os celtas que habitavam as Ilhas Britânicas e tinha como objetivo afastar os maus espíritos. Sabe-se que o nome tem origem na expressão “All Hallow’s Eve”, que, em português, significa “véspera de todos os santos”, uma referência à data celebrada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro. Por isso, o Halloween é comemorado no dia 31 de outubro.

Hoje, o Halloween virou uma festa comercial em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, onde pessoas se fantasiam de seres assustadores, praticam travessuras, decoram a casa, fazem lanternas de abóbora, eventos e festas “assombradas” e muito mais.

abobora_halloween-no-japao_viagem-pro-japao_vida-de-tsuge_vdt

Com a crescente influência norte americana no pós-guerra, acredita-se que essa festividade entrou no Japão, por causa da Parada Halloween da Tokyo Disneyland, em 1997 e pela Universal Studios Japan, em 2002. As escolas de língua inglesa também exerceram a sua influência quando comemoravam a data em outubro, com festas e decorações temáticas de Halloween.

O Halloween no Japão “ハロウィン“, também teve ajuda do fenômeno cosplay, já que se fantasiar de personagens, é um costume dos fãs de mangá e anime. Aliás, em Tóquio, principalmente em Harajuku, você vai ver muiiiita gente fantasiada.

O festival Obon, festa dos mortos que acontece em agosto, traz em seus rituais toda a temática de homenagem aos antepassados. Isso também facilitou a crescente popularidade do Halloween no país.

halloween-no-japao_viagem-pro-japao_vida-de-tsuge_vdt

Mas o Halloween no Japão é igual no mundo todo? O japonês faz travessuras?

halloween_halloween-no-japao_viagem-pro-japao_vida-de-tsuge_vdt

Não! O japonês não faz travessuras! O Halloween no Japão é um pouco diferente. As pessoas usam da criatividade e fazem investimentos enormes para se fantasiarem. É um belo espetáculo!

Na verdade, a data foi criada com objetivo comercial de alavancar as vendas no mercado japonês. É mais uma data como o Natal e Dia dos Namorados. As lojas ficam cheias de artigos relacionados ao tema, restaurantes servem comida temática e as cidades e prédios também se enfeitam para o dia 31 de outubro.

O que acontece no Halloween, são desfiles e eventos, Zombie Parties, em muitas cidades japonesas. Bairros como Roppongi, Shibuya, Harajuku e Omotesando em Tóquio, jovens e crianças saem fantasiados às ruas para comemorar a data. Além de abóboras e bruxas, você vê todos os personagens de mangá, anime e super-heróis.

Uma das maiores comemorações acontece em Kawasaki, província de Kanagawa, perto de Tóquio. Todos os anos, no mês de Outubro, milhares de pessoas celebram o “Halloween Parade”.

obento_halloween-no-japao_viagem-pro-japao_vida-de-tsuge_vdt