O que é o evento “Impressões do Japão” de fato? É uma exposição?

tokyo-2020_impressoes-do-japao_cultura-japonesa_vida-de-tsuge_vdt

Para quem quer conhecer mais sobre a cultura japonesa de uma forma diferente, não pode perder o evento “Impressões do Japão”, organizado pelo Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, como parte do Mês do Japão. Este evento vai ser diferente, pois não se trata só de uma exposição ou mostra, mas de poder experimentar tocar o taiko, tambor japonês, por exemplo. Já imaginou uma chance dessa, com um professor japonês?

rio-nikkei-taiko_impressoes-do-japao_cultura-japonesa_vida-de-tsuge_vdt

Este evento teve início em fevereiro e vai até o dia 22 de março, no Centro Cultural Correios, 2º andar. Neste ano comemoram-se 125 anos de Amizade entre Brasil e Japão e o intuito é celebrar esta amizade e aproximar, cada vez mais, as culturas entre os dois países. Aliás, o Cônsul-Geral do Japão no Rio de Janeiro, Tetsuya Otsuru, que tem apenas 4 meses no cargo, é um apaixonado pelo Rio, o que você pode perceber no seu perfil do Instagram. Segue ele lá!

O Vida de Tsuge esteve lá na cerimônia de abertura, a convite do Consulado, e teve a oportunidade de apreciar esse evento sobre a cultura japonesa feito com muito carinho para o carioca e para os amantes da cultura japonesa.

consul-geral-do-japao_impressoes-do-japao_cultura-japonesa_vida-de-tsuge_vdt
vdt-e-consul_impressoes-do-japao_cultura-japonesa_vida-de-tsuge_vdt

O Centro Cultural Correios, fica na Rua Visconde de Itaboraí nº 20, no centro do Rio. O evento ocupa o 2º andar, sala de cinema e teatro e o horário para visitação é das 12h às 19h, de terça a domingo. E o melhor, a entrada é gratuita! Não tem desculpa para não ir.

evento_impressoes-do-japao_cultura-japonesa_vida-de-tsuge_vdt

Você gosta de cultura japonesa?

Existe uma forma de ter o Japão (e a cultura japonesa) mais perto de você todos os dias!

O grande diferencial deste evento para os demais, é que o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro apresenta o Japão, através dos sentidos, aos visitantes. Você vai poder ver cartazes (obras de 7 mestres do design gráfico), assistir filmes, a história por meio dos calendários, as artes marciais, oficinas de origami, ikebana, mangá e taiko. Ver e vivenciar a filosofia, história e cultura japonesas, por meio da sua arte.

A programação completa, você encontra no site do Consulado-Geral do Japão RJ, clicando aqui.

Curiosidades sobre o que mais aconteceu em fevereiro

O mês de fevereiro foi bem festivo para os japoneses. Além do aniversário de 125 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, comemorado com a abertura do “Mês do Japão 2020: Impressões do Japão”, outro grande motivo de comemoração para os japoneses, foi o aniversário do atual imperador do Japão, Naruhito, no dia 23 de fevereiro. Este também foi o dia de celebração do Monte Fuji. Leia nosso último artigo para saber mais sobre esse símbolo japonês tão famoso.