Como de costume, a cada viagem, uma nova série de lives (vídeos realizados ao vivo) que ocorrem no facebook. A ideia principal é passar um resumo sobre o dia anterior com as principais dicas PRÁTICAS, sobre os destinos no Japão, deslocamentos, curiosidades culturais, e muito mais... Tudo super fresquinho! E vamos falar do Japão 2019 - semana 1, a viagem que começou em Março/2019 e vai até meados de Maio/2019!

Dia 8 - Ramen supremo e "lençóis maranhenses" do Japão 😂

Depois do dia anterior focado em trabalho interno, hoje foi dia de ir a campo ... 🙌

O dia não estava dos melhores, bem frio e chuviscando, mas foco na meta 😅

Primeira parada, almoço no Hot Air, uns 20 min de trem a partir da Tottori Station. Famoso por seu ramen, consta na lista de indicados do Guia Michelin.

Tempero suave, ovos com textura sem igual até o momento, ambiente caseiro e valor bem ok (inclusive abaixo de alguns outros que comemos). Atenção somente ao seu horário de funcionamento reduzido e à grande quantidade de gente ..., não sei se porque fomos no final de semana ou se ele está sempre com uma fila enorme assim, e olha que nós éramos os únicos estrangeiros, os demais todos japoneses. Então vale à pena separar algumas horas para ele, caso pegue uma fila.

Em seguida, hora de contar com a sorte, já que estava caindo pequenos flocos de neve de novo e, partir para Tottori Sand Dunes.

Super recomendo a visita, atenção somente à estação em que você pretende ir, já que muitas atividades podem não estar funcionando devido à temperatura, como é o caso do The Sand Museum e atividades ao ar livre (sandboard, paragliding, entre outros).

Visual muito lindo a uma caminhada de uns 20min, chegamos com chuva porém o tempo virou e fomos contemplados com um lindo pôr do sol 😍

Separe algumas horas, vá com alguma roupa que não tenha pena de se sujar e se divirta nas dunas. Ou, fique assistindo às disputas de corridas seja subindo ou descendo, pessoas se jogando ladeira abaixo ... ☺️

E por fim, jantar em um restaurante especializado em ramen, depois de andar por alguns minutos porque em todos que passavamos, era somente com reserva 🤷🏻‍♀️. Mas muito bom, muito bem servido e valor ok, vou disponibilizar o nome aqui, assim que descobrir 😬

Dia 9 - Tottori, pesquisas.. Trabalho.. Kyoto!

Pois é, ontem não demos as caras por aqui, somente uma live rápida no nosso Facebook. Mas então o que fizemos no dia 9 (ontem)? Nada além de trabalho e deslocamento de Tottori para Kyoto 😅

Dia 10 - Uji, a terra do chá verde.. E dos turistas chineses

Dia de alugar uma bike. Sim, cobertura dessa vez, via pedal (Augusto agradece rsrs, já tava ficando maluco sem exercícios fora as caminhadas 🤣), foco em novas experiências 😍

Primeira parada, Byodo-in Temple, em Uji. Sua principal atração é o Phoenix Hall, conhecido assim por seu formato, pode ser visitado em tours guiados (em japonês) de 15 em 15 minutos.

Importante ressaltar que, o Phoenix Hall é mais um dos locais que, apesar dos anos, mantém sua estrutura original preservada 😉

Dentro do complexo há também o Byodo-in Museum, que abriga além da história do templo, artefatos originais do mesmo.

Após, almoço em um restaurante especializado em ramen, e como estávamos em Uji, a Terra do Chá Verde, nada como ramen e gyoza feitos de 🍵! Aprovado!!! Comida Muito saborosa, bom atendimento e valor ok 😊

Saindo de lá, Taihoan House, onde você pode desfrutar do verdadeiro matcha e/ou participar de uma cerimônia do chá.

Em seguida, Fukujuen Uji, onde você pode assistir a diversos workshops, exposição do processo de fabricação do matcha e ainda comprar lembranças (xícaras, bowls, ... tudo de cerâmica. Ps. de você quer uma igual, super recomendo @tenmanya 😍)

De lá, passada rápida no Ujigami Shrine, que fica perto da Fukujuen.

Por fim, o gigante Manpuku-ji Temple, pode separar um tempinho especial rsrs

Pedalada de volta para a hospedagem com direito a alguns caminhos errados graças ao maps e uma visita ao Fushimi Inari, não tinha como não parar, já que o Augusto nunca tinha visto ele de noite.

Jantar na hospedagem mesmo, porque a pedalada cansou um pouco e ainda tínhamos que trabalhar.

Dia 11 - Terça Samurai de Dúvidas sobre o Japão e resumo do dia

Dia de trabalho, reunião e de saída para o Nishiki Market, ou seja, comida, comida, comida e mais comida 😱

Rolou takoyaki, salmão, atum, chá preto (gratuito), omelete (teve foto no stories), sorvete de rolo (Roll Ice Cream Factory) e fechando com chave de ouro ... juro, eu já estava indo embora ... mas senti o cheiro do melon pan do outro lado da rua e tive que atravessar 😊

Teve também Teramachi Street arcade e Shijō Street, um festival de lojas.

Dia muito mais leve hoje, no sentido de trabalho externo. Agora foco que mais tarde tem Terça Samurai e templos 😉

Dia 12 - Experiência Samurai/Ninja, Honganji, Fushimi e mos burger

Dia 13 - Kyoto: Shugakuin Imperial Villa.. Ninnaji.. Ryoanji.. Kinkakuji

Dia bem longo ... primeira parada, Shugakuin Imperial Villa, visita que dura cerca de 1h20 (não dá nem pra perceber, graças ao visual do jardim), com audio guide free, já que o tour guiado é em japonês.
Tem que ser feita reserva pelo site (bem simples) e o tour guiado acontece somente 5 vezes ao dia.
Depois de lá, almoço no Family Mart já que achávamos nenhum restaurante aberto na região, por ser feriado 😅 ... lá mesmo fizemos a live no face .
Em seguida, Ninnaji Temple, onde pudemos presenciar um ritual 😍
De lá, Ryoan-ji, daqueles que aconselho chegar super cedo, para, principalmente, sentar e apreciar a calmaria do local, porque quando enche ...
Por fim, Kinkakuji Temple (Golden Pavilion), localizado perto do anterior, atrai uma grande quantidade de visitantes que disputam um melhor ângulo para registrar o visual ... afinal, todo o cenário se complementa, templo, lago, jardim e monte ao fundo ... uma verdadeira obra de arte ☺️
Jantar do dia no restaurante Star e encerrando com nada mais, nada menos que ... com melon pan .

Dia 14 - travessia Kyoto - Nara de bike, omotenashi cycle Kyoto e frio em Nara

Antes de mais nada, primeiro devolver as bikes que alugamos em Kyoto ... pois é, já estávamos aquecendo para a Travessia.

Depois da devolução, fomos pegar as novas, dessa vez na @cyclekyoto ... já que foi a única que encontramos que prestava esse serviço de alugar a bike em um local e devolvia em outro, como era o nosso caso, pegar em Kyoto e devolver em Osaka (sim, ainda vai ter mais travessias 😉)

Fomos recebidos pelo Sam, por sinal muito bom atendimento, super solícito, inclusive nos ajudando com locais para comprar acessório para prender o celular no guidom ... ah, e bike muito boa, super leve!

Fica aí já a recomendação, caso queira fazer uma viagem diferente pelo Japão 😉

Mas e a experiência como foi?

Bom, estávamos na expectativa de que seria uma viagem de 5h (de acordo com o mapa que tínhamos e 7h pela rota do Google Maps) e acabamos fazendo um total de 3h30 de pedalada + 1h de almoço.

A rota, sem comentários ... muito boa! Primeiro ponto, é uma pista somente para bicicletas e pessoas a pé, durante todo o caminho não esbarramos com carros, já que eles tinham uma pista própria e não ficava perto da nossa pista.

Grande parte do percurso ao lado do rio.
Não vimos muita gente caminhando nem correndo, quase que livre a pista.

Muitos visuais, variação de temperatura (6• graus e sensação térmica de 2, 7• graus e sensação térmica de 1)

Pista asfaltada e com muito boa sinalização, ou seja, as horas de pedalada voam ... inclusive pelos mais variados visuais pelos quais passamos 😍

Chegando em Nara, trabalhamos um pouco e depois fomos comer, daqui a pouco posto no stories o nome. Uma lameria, localizada perto da estação de Nara, com muito japonês, um bom serviço, ramen e gyoza saborosos e valor também ok ☺️

Acompanhe as próximas semanas com vídeos + resumos aqui no Blog, ou pelo Youtube, com os vídeos mostrando os destinos mencionados nas lives do dia! =D

Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:

Administradora por formação, com 24 anos, descobriu na arte de escrever uma forma de compartilhar conhecimentos e incentivar mudanças.