3 datas internacionais que homenageiam o povo japonês e sua história!

21 jun 2021 ⚬ Atualidades Japão / Eventos Japão ⚬ Milene Tsuge ⚬ 

⏲️ Tempo de Leitura: 2:52 minutos

O povo japonês sempre foi reconhecido como povo trabalhador, admirado pela sua resiliência, excelência e educação. Tanto que, ao redor do mundo, foram criadas datas para homenagear o japonês e sua história. Em junho, existem 3 datas que talvez, você já conheça:

  • 18 de junho – Dia da Imigração Japonesa
  • 18 de junho – Dia Mundial do Sushi
  • 20 de junho – Dia Internacional do Nikkei

Essas datas não estão no calendário japonês. Por que são comemoradas?

O Dia da Imigração Japonesa é comemorado em 18 de junho, SOMENTE NO BRASIL!! Foi instituído através da Lei nº 11.142, de 25 de julho de 2005. A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru trouxe 165 famílias para trabalhar em fazendas no interior de São Paulo, Pará e Amazonas.

Hoje, o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com 2 milhões de japoneses e seus descendentes e há comemorações e cerimônias, principalmente em São Paulo. Olha que fofos os avós de Marina, que chegaram em 1961/1962, no navio Argentina Maru.

A culinária japonesa, principalmente a dupla sushi/sashimi, caiu no gosto ocidental pela sua apresentação, seu sabor e pelo fato de ser saudável. E, por isso, é comemorado o Dia Internacional do Sushi no dia 18 de junho, também Você sabia que a comida japonesa é a quarta preferida dos portugueses?

No mundo inteiro, alguns pratos da culinária japonesa sofreram adaptações para se adequar mais ao paladar dos fãs de cada país. O Dia Mundial do Sushi começou a ser comemorado em 2009, depois de ser criado pela página do Facebook com o nome “Sushi”. E como as pessoas comemoram a data? COMENDO SUSHI!!

20 de junho é o “Dia Internacional do Nikkei”, que foi criado quando os primeiros imigrantes japoneses chegaram no Havaí, em 1868. Nikkei é todo descendente de japonês nascido fora do Japão ou um cidadão japonês trabalhando no exterior. Assim, em 2019, esse dia foi instituído aqui no Brasil também.

A data é comemorada após o dia oficial da imigração japonesa no Brasil. Vale lembrar que todas essas datas são comemoradas FORA do Japão.

Em junho no Japão, tem eventos?

Uma curiosidade é que em junho no Japão, não tem uma data comemorativa e nem festivais famosos. Só no terceiro domingo de junho, a data comemorada é o dia dos pais que, coincidentemente, este ano, caiu em 20 de junho. A maioria dos festivais de verão acontece em julho e agosto.

A exceção é Hokkaido, que hospeda 2 grandes festivais: Yosakoi Soran Festival e o Hokkaido Shrine Festival, que dura 3 dias. É uma época de pouca chuva e o melhor momento para visitar os parques nacionais da região.


Referências:

Jornalista por formação, é curiosa e espontânea. Sua marca registrada é o sorriso. Sabe ser sargentão, mas tem os momentos "deixa a vida me levar". Muito autêntica no seu jeito de ser, é uma mãe "vida loka".

O Japão + Perto de Você!

Viagem

Programa Viajando para o Japão - o único curso que te leva ao Japão

Grupo VIP

O Japão + perto de Você: conectado com o Japão todos os dias

Ebook Japão

Guia Completo de Viagem ao Japão: nosso e-book mais vendido!

Siga a gente nas mídias sociais:

@vidadetsuge

@vidadetsuge

/vidadetsuge

Lista Samurai

Telegram Samurai

Whatsapp Samurai
Compartilhe esse artigo!

Veja os artigos recentes

Deixe seu comentário

dois + 12 =


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Vida de Tsuge

Assine a newsletter

Copyright 2017 Vida de Tsuge © Todos os direitos reservados

×

Powered by WhatsApp Chat

×