Conheça 3 grandes festivais - matsuri - no nordeste do Japão, que animam e colorem as ruas com lanternas, estandartes e música!

O verão no Japão é recheado de matsuri por todo o país. Na região de Tohoku, nordeste do Japão, ocorrem nas primeiras semanas de agosto, 3 matsuri conhecidos como “Tohoku Sandai Matsuri” - Três Grandes Festivais de Tohoku. São eles:

Sendai Tanabata Matsuri – 6 à 8 de agosto

O Sendai Tanabata Matsuri, considerado uma das maiores celebrações tanabata de todo o Japão, acontece no município de Miyagi, em Sendai, que é a maior cidade de Tohoku. Todos os anos, mais de 2 milhões de pessoas, participam desse Festival das Estrelas, que é considerado o mais famoso do país. Com exceção de alguns, como o Sendai Tanabata, o festival das estrelas é celebrado em julho, na maior parte do Japão.

sendai1-tanabata_tohoku-sandai-matsuri_Cultura-Japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
sendai5-tanabata_tohoku-sandai-matsuri_Cultura-Japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
sendai6-tanabata_tohoku-sandai-matsuri_Cultura-Japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

As ruas são enfeitadas com serpentinas coloridas, bambus enfeitados com papéis de pedidos, estandartes, quimonos, portais para ter boas colheitas, longevidade e boa saúde. Há apresentações de dançarinos com leques japoneses e, não perca, a queima de fogos na véspera do festival, 5 de agosto, às margens do Rio Hirosegawa, no parque Nishi.

Aomori Nebuta Matsuri 2018 – 2 à 7 de Agosto

O Nebuta Matsuri, realizado em Aomori, é um dos maiores festivais de Tohoku e atrai mais de 2 milhões de pessoas, todos os anos. É um festival muito popular entre os japoneses onde enormes lanternas feitas com papel machê e bambu, nebutas, em formato de figuras históricas, desfilam pelas ruas da cidade.

As lanternas coloridas e iluminadas podem ter até 10 metros de altura e desfilam em carros alegóricos, todos os dias do festival. São decoradas com figuras de samurais, pássaros e seres míticos, acompanhadas por taikos, músicos e dançarinos. O Nebuta matsuri também acontece em Hirosaki, cidade mais ao Norte.

aomori1-nebuta_tohoku-sandai-matsuri_Cultura-Japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
aomori-nebuta_tohoku-sandai-matsuri_Cultura-Japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
aomori2-nebuta_tohoku-sandai-matsuri_Cultura-Japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

Akita Kanto Matsuri 2018 – 3 à 6 de agosto

O Kanto Matsuri é realizado em Akita e é um festival anual para pedir boas colheitas. É um famoso festival de lanternas, muuuuitas lanternas, que são penduradas em varas de bambu que podem ter até 12 metros. Cada armação dessas pode ter até 60kg e até 46 lanternas. Essas varas de bambu com lanternas são chamadas de kanto, por isso o nome do festival. Os artistas carregam essas armações equilibrando-as na testa, costas, ombros ou com as mãos, durante o desfile.

Diz-se que o Akita Kanto Matsuri espanta os maus espíritos e as pessoas agradecem aos deuses shintoístas e budistas. O evento foi designado em 1980, como Propriedade Imaterial Folclórico e Cultural.

akita3-kanto_tohoku-sandai-matsuri_Cultura-Japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
akita1-kanto_tohoku-sandai-matsuri_Cultura-Japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
akita6-kanto_tohoku-sandai-matsuri_Cultura-Japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

E o que mais tem de divertido pra fazer?

Não poderia deixar passar em branco os festivais de queima de fogos de artifício – Hanabi Taikai. Durante todo o verão, acontecem centenas de queima de fogos, por todo o Japão. São um verdadeiro espetáculo para os olhos e levam milhares de pessoas às ruas. O país fica muito animado e os céus coloridos. Mas eu vou indicar 3 festivais que acontecem no dia 04 de Agosto, em Tokyo:

  • Edogawa Fireworks Festival 2018 – 19h15 as 20h30 - Cerca de 13.000 fogos de artifício, que mudam de tema a cada 10 minutos, fazem do Edogawa Hanabi Taikai, um dos eventos mais animados de Tóquio.
  • Itabashi Fireworks Festival 2018 – 19h as 20h30 – Com 12.000 fogos, explodindo por 90 minutos, ostenta o título de mais longo hanabi.
  • Ome Noryo Fireworks Festival 2018 – 19h30 as 20h50 – Um dos menores hanabi, você pode ver a queima de 4.000 fogos no Parque Nagayama..

hanabi-edogawa_1920_tohoku-sandai-matsuri_Cultura-Japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
fireworks-japan_tohoku-sandai-matsuri_Cultura-Japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
itabashi2-hanabi_tohoku-sandai-matsuri_Cultura-Japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:

Siga a gente nas mídias sociais e fique por dentro de tudo que rola no Vida de Tsuge.

Referências artigos sobre Tohoku Sandai Matsuri: