Após adiamento de 1 ano dos Jogos Olímpicos por causa do COVID-19, foi anunciado no dia 20 de março, que torcedores estrangeiros não poderão participar das Olímpiadas de Tokyo 2020:

Na última sexta-feira, o Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Paralímpico Internacional (IPC), o Governo Metropolitano de Tóquio (TMG), o Comitê Organizador Tóquio 2020 e o Governo do Japão, se reuniram virtualmente. Durante a reunião, o COI e o IPC foram informados, conforme descrito abaixo, sobre a conclusão das partes japonesas de não permitir a entrada no Japão de espectadores estrangeiros para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 devido à pandemia mundial de COVID-19 prevalecente. Os ingressos para as Olimpíadas e Paralímpicos comprados por residentes no exterior do Comitê Organizador de Tóquio 2020, serão reembolsados.

Desde dezembro passado, o Japão não permite a entrada de visitantes estrangeiros, como medida para conter o avanço da pandemia. A curva do coronavírus no mundo estava em ascensão e somente os cidadãos japoneses, residentes estrangeiros, estrangeiros à trabalho ou com visto de estudante, tiveram sua entrada permitida.

olimpiadas2020_vidadetsuge

O que acontece com quem já comprou ingresso para as Olímpiadas de 2020?

Preocupados com a proteção e segurança das pessoas e atendendo a vontade do povo japonês, as olímpiadas 2020 serão realizadas, mas somente para o público interno (residentes no Japão) e, mesmo assim, haverá limitação do número de espectadores para 50% da lotação permitida nos locais das provas. Haverá redução do staff (árbitros, equipes de suporte, repórteres) e o voluntário estrangeiro não participará mais, exceto aqueles com habilidades específicas (proficiência em idiomas) que os voluntários internos não possuam.

Os estrangeiros que compraram ingressos para os jogos olímpicos e paralímpicos, serão reembolsados. Fiquem tranquilos. A decisão era aguardada há algum tempo, mas teve que se considerar e analisar todos os impactos causados por essa decisão. Sendo assim, o sonho da viagem ao “Japão + Olímpiadas”, fica definitivamente cancelado para quem é turista estrangeiro.

O revezamento da tocha olímpica começa nesta quinta-feira, 25 de março e vai até 23 de julho, passando pelas 47 províncias do Japão, começando por Fukushima. Os participantes das Olimpíadas 2020 deverão seguir as regras do Manual de Tóquio 2020, que terá uma versão atualizada no final de abril.

Não sabemos como ficará a adesão do público interno, pois só no Japão foram sorteados e vendidos mais de 4 milhões de ingressos e já há muitos pedidos de reembolso.

torcedor_capa_olimpiadas2020_vidadetsuge

Como ficará a situação para quem quer viajar para o Japão, mas não vai para as Olímpiadas de Tóquio 2020?

Provavelmente o turismo pleno no Japão, só deverá ser retomado a partir do fim do ano. Segundo a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, mesmo que a população seja totalmente vacinada e que haja um passaporte de vacinação, é provável que o turismo não seja normalizado este ano. Então, para quem tinha planos, já pode ir pensando em adiar para o ano eu vem.

Comentário da presidente do Comitê Organizador Tóquio 2020, Seiko Hashimoto:

Em muitos aspectos, os Jogos Tóquio 2020 serão completamente diferentes de quaisquer jogos anteriores. No entanto, o essencial dos Jogos permanecerá inalterado, pois os atletas dão o seu melhor e inspiram o mundo com performances espetaculares. Atualmente, estamos trabalhando em planos específicos para compartilhar suporte remotamente de todo o mundo e ajudar a reunir as pessoas de maneira adequada aos nossos tempos atuais. Mesmo que você não possa mais vir ao Japão neste verão, esperamos muito que continue a apoiar os Jogos de Tóquio em 2020.

semestrangeiros_capa_olimpiadas2020_vidadetsuge

Quer receber notícias atualizadas do Japão todos os dias?

Faça parte do nosso Canal do Telegram e recebe um resumo escrito e em áudio, diariamente, sobre os principais acontecimentos do Japão!

Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:

Referências sobre Olmpíadas de Tóquio 2020: