Shichigosan e festivais de luzes agitam o outono no Japão, em novembro!

22 nov 2021 ⚬ Eventos Japão / Viagem pro Japão ⚬ Milene Tsuge ⚬ 

Novembro ainda é outono no Japão e, além do fenômeno Koyo que colore a natureza com cores vibrantes, há os festivais de luzes por toda a parte, para dar vida às longas noites de inverno que estão por vir.

Vários locais fazem uma iluminação com milhares ou milhões de lâmpadas LED, que se transformam em mundos mágicos. Esses festivais de luzes enfeitam o país inteiro e atraem multidões.

Outra festividade que marca o outono no Japão é o SHICHI-GO-SAN, um ritual shintoísta muito importante na vida das famílias japonesas. Veja estas dicas do que você não pode deixar de fazer, quando estiver no Japão, em novembro:

  • Shichi-go-san: Os templos e santuários recebem crianças de 3, 5 e 7 anos ed idade, para serem abençoadas;
  • Iluminação de inverno: Tokyo Winter Illumination, Sagamiko Illumilion em Kanagawa, Kobe Luminarie em Hyogo, Ashikaga Flower Fantasy em Tochigi e The Kingdom of Lights (Huis Ten Bosch) em Sasebo.
Vecteezy free-photos/japan

Shichigosan: Ritual de passagem para proteção das crianças de 3 a 7 anos

O festival SHICHI-GO-SAN  (七五三), é comemorado no dia 15 de novembro, por todo o Japão, quando as crianças de 3 a 7 anos de idade, são levadas aos templos e santuários pelos seus familiares, para agradecer e pedir saúde e proteção.

Durante o Shichigosan, templos e santuários realizam grandes festejos, com barraquinhas de comidas, brinquedos e souvenirs. Um dos eventos mais importantes do outono no Japão.

A cerimônia teve início na Era Heian (794 – 1185) e a sociedade japonesa acreditava que os números 7 – shichi, 5 – go, 3 – san traziam sorte. Como a taxa de mortalidade infantil era muito alta, as cerimônias eram realizadas para pedir saúde às crianças dessas idades.

Saúde e longevidade para todas as crianças

No início as cerimônias eram exclusivas para as famílias nobres. A partir da era Edo as cerimônias foram estendidas para toda a população e a tradição segue até hoje. Na cerimônia, as crianças ganham uma sacolinha com um doce tradicional chamado chitose-ame: bala dos mil anos.

A crença é de que a bala traz felicidade, saúde e longevidade. Ela é vermelha e branca, para dar mais sorte. Para garantir, a sacola ainda vem com um desenho de tsuru e tartaruga, animais símbolos de longevidade no Japão.

Como o dia 15 de novembro não é feriado nacional, as famílias comemoram no final de semana antes ou depois. Atualmente, nem todos os templos e santuários realizam as cerimônias tradicionais do shichigosan, como era no passado e, mesmo assim, as famílias vão orar e agradecer pela vida auspiciosa das crianças.

Festivais de Luzes no Japão te levam a um mundo de magia!

No post passado sobre Koyo, falamos sobre a iluminação do  Nabana no Sato, que é um parque de flores e fica em Kuwana/Mie. Do outubro a maio, o parque apresenta uns dos maiores festivais de luzes do Japão.

O parque fica dentro do Nagashima Resort e a decoração com cerca de 8 milhões de luzes de LED em passagens, flores, lagos, árvores, proporcionam uma experiência incrível.

Os festivais de luzes são muito luxuosos e a decoração de fim de ano, começa em novembro. Para quem vai curtir o outono japonês, já coloca no roteiro! Vamos te dar sugestões de 3 eventos na região de Kanto:

TOKYO WINTER ILLUMINATION

Quem viaja ao Japão é não vai a Tóquio, não foi ao Japão. E se você estiver lá em novembro, vai ficar doido com a iluminação em vários pontos da cidade. Para começar tem o restaurante Caretta Shiodome, com suas árvores de Natal iluminadas e coloridas, que te remetem a um conto de fadas.

Em Roppongi Hills, a iluminação na rua em torno da Torre de Mori e em Marunouchi, as árvores de Naka Dori enfeitadas com milhares de LED’s, também valem a visita. Já o centro de Tóquio, Tokyo Midtown, ganha vários pontos de iluminação. Sejam parques, praças e ruas, o turista vai se encantar com o espetáculo de luzes coloridas.

SAGAMIKO ILLUMILLION

Um dos eventos de iluminação mais famosos do país, com certeza é o Sagamiko Illumillion. O espetáculo acontece no Sagamiko Resort em Kanagawa, na mesma região onde se encontra Tóquio. Além de apreciar o festival, há um parque de diversões que fica encantado, com as luzes pintando o cenário transformando-o em arte! Surreal!

De novembro a abril, além da paisagem, curta também o carrossel, a roda-gigante, os carrinhos bate-bate e muito mais. Bebês e crianças pequenas podem andar na maioria dos brinquedos e cerca de 6 milhões de lâmpadas LED iluminam o resort. Para chegar até o resort, pegue um ônibus saindo da estação JR Sagamiko.

Marunouchi / Tóquio

ASHIKAGA FLOWER FANTASY

Outro lugar que oferece um show de luzes de tirar o fôlego é o Parque das Flores de Ashikaga, localizado em Ashikaga, na província de Tochigi. O formato de flores é a inspiração para o design da iluminação, que acontece durante todo o inverno. Mais de quatro milhões de luzes dão conta de três shows exclusivos e temáticos programados para a estação.

Os eventos têm como temas centrais as combinações de luzes e flores, decoração de Natal e a iluminação especial de Ano Novo.

De norte a sul do Japão, conheça o maior festival de luzes do mundo!

Ainda na região central, tem o Kobe Luminarie, na provícia de Hyōgo. Ao norte, em Sendai/Miyagi, você pode apreciar o Espetáculo da Luz das Estrelas que é um evento para quem curte muito o Natal. No dia 23 de dezembro acontece uma festa chamada "História da Floresta do Papai Noel", com o desfile de 400 papais noéis. Incrível né?

Porém, o maior festival de luzes do mundo, acontece no parque Huis Ten Bosch, que recria uma cidade holandesa, em Sasebo/Nagasaki, na região Sul do país. The Kingdom of Lights ou “Hikari no ōkoku“ como é conhecido no Japão, é imperdível!

A decoração de Natal vai até o dia 26/12 e na virada do ano uma espetacular queima de fogos,  com 8.000 fogos de artifício. Ingressos já à venda.

The Kingdom of the Lights / ©Nagasaki Prefecture, via Wikimedia Commons


🤗 Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:

Referências:

Jornalista por formação, é curiosa e espontânea. Sua marca registrada é o sorriso. Sabe ser sargentão, mas tem os momentos "deixa a vida me levar". Muito autêntica no seu jeito de ser, é uma mãe "vida loka".

O Japão + Perto de Você!

Viagem

Programa Viajando para o Japão - o único curso que te leva ao Japão

Grupo VIP

O Japão + perto de Você: conectado com o Japão todos os dias

Ebook Japão

Guia Completo de Viagem ao Japão: nosso e-book mais vendido!

Siga a gente nas mídias sociais:

@vidadetsuge

@vidadetsuge

/vidadetsuge

Lista Samurai

Telegram Samurai

Whatsapp Samurai
Compartilhe esse artigo!

Veja os artigos recentes

Deixe seu comentário

quatro × cinco =


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Vida de Tsuge

Assine a newsletter

Copyright 2017 Vida de Tsuge © Todos os direitos reservados