O outono no Japão é muito famoso. Você sabe por que?

É outono no Japão! O país fica tingido de amarelo, laranja e vermelho e provoca mais um belo espetáculo da natureza. As folhas de outono são chamadas de kōyō e, como na primavera, existe a contemplação desses cenários, chamado de Momijigari (visualização das folhas do momiji), uma tradição semelhante ao Hanami.

E aí, a imagem que vem à cabeça, do outono no Japão, é de um clima zen, com as pessoas quase em estado meditativo, vivendo essa experiência de rara beleza e cor. A temperatura também já caiu bastante, em torno de 17⁰C e os agasalhos começam a sair do armário. Em novembro, já fica por volta dos 12⁰C e você pensa que tudo começa a ficar mais calmo. SÓ QUE NÃO!

Apesar de ser uma estação de muita contemplação, tem alguns eventos que agitam bastante o outono. Mas antes, vou dar dicas de lugares bem legais para você ver o Momijigari.

outono-no-japão_5_cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
outono-no-japão_7_cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

8 top lugares para contemplar as mais belas folhagens de outono no Japão

No outono japonês, não é necessário escolher muito para apreciar as belas paisagens. Na maioria dos jardins e templos, você consegue ver as folhagens outonais, sem muito esforço. Todo o país fica em tons avermelhados e tem locais muito visitados como Nagano em Chubu, onde fica o Monte Fuji, e o Hitachi Seaside Park em Ibaraki, Kanto. Por isso mesmo, as dicas serão de lugares mais exuberantes, que são de tirar o fôlego, pela composição com cachoeiras e montanhas.

Segue uma lista com locais que não são muito conhecidos entre os brasileiros, mas que são top destinos no outono. São 8 dicas, uma de cada região pra facilitar, começando do extremo norte do país, até o sul:

  • Onuma Quasi National Park – O parque nacional repleto de lagos, que fica em Kameda/Hokkaido (extremo norte), pode ser explorado de bicicleta, canoa ou passeio de barco. A paisagem de outono é belíssima.
  • Naruko-kyo Gorge – O Naruko Gorge é um desfiladeiro, que fica em Miyagi/Tohoku (norte do Japão), que por suas cores avermelhadas são conhecidas como “montanhas de fogo”. A atividade principal é fazer a trilha do Naruko Gorge (9:00 – 16:00), que, por causa do terremoto de 2011, somente alguns pequenos trechos da trilha, estão acessíveis. Mesmo assim, vale a pena a caminhada. Também, tem um deck de observação ao lado do Narukokyo Resthouse , de onde você tem a mais bela vista do vale e da Ofukazawa Bridge.

outono-no-japão_2_cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
outono-no-japão_8_cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

  • Irohazaka Winding Roads – Fica em Tochigi/Kanto (região central) e são 2 estradas bem sinuosas (uma pra subir e outra para descer), que liga Nikko à região montanhosa de Okunikko e tem 48 curvas com até 360⁰. A estrada que sobe, tem um deck de observação chamado Akechidaira Plateau. A estrada que desce, tem uma parada de onde se contemplam duas cachoeiras.
  • Tateyama Ropeway – O teleférico se localiza em Toyama/Chubu e faz uma travessia entre Daikanbo e Kurobedaira, 1710 mts, em 7 minutos. O teleférico fica completamente suspenso, sem nenhum pilar de sustentação entre as duas estações. Isso proporciona uma visão 360 graus e uma dose de emoção extra. O teleférico fecha de dezembro a abril.
  • Shin-Kobe Ropeway – O teleférico de Kobe fica em Hyogo/Kansai (região central) e é um dos passeios obrigatórios no Japão. No passeio, além de apreciar a cidade do alto, pode-se contemplar um dos maiores jardins do país, o Kobe Nunobiki Herb Gardens e o Nunobiki Waterfall, uma cachoeira de 43 mt.

outono-no-japão_3_cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
tateyama_1_cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

  • Kankakei Gorge- Este lindo vale fica em Shodoshima, na cidade de Kagawa/Shikoku. O passeio de teleférico, além de oferecer a visão do vale em cores de outono, têm no ponto mais alto, decks de observação de onde se veem a cidade e a ilha de Seto.
  • Taishaku Valley – Está localizado no Rio Taishaku e se estende de Shobara até Jinseki, em Hiroshima/Chugoku. Ele foi selecionado como um dos 100 mais belos locais no Japão. O passeio de barco no lago Shinryu, proporciona uma bela vista da natureza exuberante e da ponte Onbashi, considerada a maior ponte de pedra natural do Japão, a 40 mts de altura.
  • Nita Pass Autumn Leaves - Nita Pass fica em Unzen, na cidade de Nagasaki/Kyushu, sul do país. O local é famoso pelas suas cores vibrantes que você pode apreciar no passeio de teleférico até o Mt. Myokendake, que fica a 1.080 mt de altitude.

Mas tenha certeza que, independentemente do local onde você estiver no outono, sempre vai ter uma folhagem de outono para apreciar.

outono-no-japão_1_cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
outono-no-japão_6_cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

Você sabia que tem um festival internacional de balões no outono japonês?

O outono no Japão, é um fervo só! Nos finais de semana, o deslocamento das pessoas é grande, pois vão em busca das mais belas paisagens douradas. Fora isso, acontece um festival que eu nem sabia que existia. Pois é, no fim de Outubro rola o Saga International Balloon Fiesta, em Kyushu. Em 2017, quase 200 balões participaram de uma competição internacional e o evento ficou tão famoso, que mais de 1 milhão de pessoas, foram ver de perto esse espetáculo que coloriu o céu.

O Saga International Balloon Fiesta será realizado entre os dias 31/10 a 04/11. A festa é realizada fora da cidade de Saga, ao longo do rio Kase. É a maior festa de balão do país e fica LO-TA-DA!

Começa às 7h e a melhor forma de chegar lá é usando a linha JR, que disponibiliza uma estação provisória, dentro do salão do festival. Evite ir de carro, pois o estacionamento fica longe e bastante congestionado. Leve aqueles tapetes ou toalhas pra forrar o chão, daqueles que se usam em piqueniques, para sentar enquanto aprecia o festival.

saga-balloon-fiesta_1_cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
saga-balloon-fiesta_2_cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:

Siga a gente nas mídias sociais e fique por dentro de tudo que rola no Vida de Tsuge.

Referências de artigos sobre Outono no Japão: