7 minutos
O outono no Japão é muito famoso. Você sabe por que?
É outono no Japão! O país fica tingido de amarelo, laranja e vermelho e provoca mais um belo espetáculo da natureza. As folhas de outono são chamadas de kōyō e, como na primavera, existe a contemplação desses cenários, chamado de Momijigari (visualização das folhas do momiji), uma tradição semelhante ao Hanami.
E aí, a imagem que vem à cabeça, do outono no Japão, é de um clima zen, com as pessoas quase em estado meditativo, vivendo essa experiência de rara beleza e cor. A temperatura também já caiu bastante, em torno de 17⁰C e os agasalhos começam a sair do armário. Em novembro, já fica por volta dos 12⁰C e você pensa que tudo começa a ficar mais calmo. SÓ QUE NÃO!
Apesar de ser uma estação de muita contemplação, tem alguns eventos que agitam bastante o outono. Mas antes, vou dar dicas de lugares bem legais para você ver o Momijigari.
8 top lugares para contemplar as mais belas folhagens de outono no Japão
No outono japonês, não é necessário escolher muito para apreciar as belas paisagens. Na maioria dos jardins e templos, você consegue ver as folhagens outonais, sem muito esforço. Todo o país fica em tons avermelhados e tem locais muito visitados como Nagano em Chubu, onde fica o Monte Fuji, e o Hitachi Seaside Park em Ibaraki, Kanto. Por isso mesmo, as dicas serão de lugares mais exuberantes, que são de tirar o fôlego, pela composição com cachoeiras e montanhas.
Segue uma lista com locais que não são muito conhecidos entre os brasileiros, mas que são top destinos no outono. São 8 dicas, uma de cada região pra facilitar, começando do extremo norte do país, até o sul:
- Onuma Quasi National Park – O parque nacional repleto de lagos, que fica em Kameda/Hokkaido (extremo norte), pode ser explorado de bicicleta, canoa ou passeio de barco. A paisagem de outono é belíssima.
- Naruko-kyo Gorge – O Naruko Gorge é um desfiladeiro, que fica em Miyagi/Tohoku (norte do Japão), que por suas cores avermelhadas são conhecidas como “montanhas de fogo”. A atividade principal é fazer a trilha do Naruko Gorge (9:00 – 16:00), que, por causa do terremoto de 2011, somente alguns pequenos trechos da trilha, estão acessíveis. Mesmo assim, vale a pena a caminhada. Também, tem um deck de observação ao lado do Narukokyo Resthouse , de onde você tem a mais bela vista do vale e da Ofukazawa Bridge.
- Irohazaka Winding Roads – Fica em Tochigi/Kanto (região central) e são 2 estradas bem sinuosas (uma pra subir e outra para descer), que liga Nikko à região montanhosa de Okunikko e tem 48 curvas com até 360⁰. A estrada que sobe, tem um deck de observação chamado Akechidaira Plateau. A estrada que desce, tem uma parada de onde se contemplam duas cachoeiras.
- Tateyama Ropeway – O teleférico se localiza em Toyama/Chubu e faz uma travessia entre Daikanbo e Kurobedaira, 1710 mts, em 7 minutos. O teleférico fica completamente suspenso, sem nenhum pilar de sustentação entre as duas estações. Isso proporciona uma visão 360 graus e uma dose de emoção extra. O teleférico fecha de dezembro a abril.
- Shin-Kobe Ropeway – O teleférico de Kobe fica em Hyogo/Kansai (região central) e é um dos passeios obrigatórios no Japão. No passeio, além de apreciar a cidade do alto, pode-se contemplar um dos maiores jardins do país, o Kobe Nunobiki Herb Gardens e o Nunobiki Waterfall, uma cachoeira de 43 mt.
- Kankakei Gorge- Este lindo vale fica em Shodoshima, na cidade de Kagawa/Shikoku. O passeio de teleférico, além de oferecer a visão do vale em cores de outono, têm no ponto mais alto, decks de observação de onde se veem a cidade e a ilha de Seto.
- Taishaku Valley – Está localizado no Rio Taishaku e se estende de Shobara até Jinseki, em Hiroshima/Chugoku. Ele foi selecionado como um dos 100 mais belos locais no Japão. O passeio de barco no lago Shinryu, proporciona uma bela vista da natureza exuberante e da ponte Onbashi, considerada a maior ponte de pedra natural do Japão, a 40 mts de altura.
- Nita Pass Autumn Leaves - Nita Pass fica em Unzen, na cidade de Nagasaki/Kyushu, sul do país. O local é famoso pelas suas cores vibrantes que você pode apreciar no passeio de teleférico até o Mt. Myokendake, que fica a 1.080 mt de altitude.
Mas tenha certeza que, independentemente do local onde você estiver no outono, sempre vai ter uma folhagem de outono para apreciar.
Você sabia que tem um festival internacional de balões no outono japonês?
O outono no Japão, é um fervo só! Nos finais de semana, o deslocamento das pessoas é grande, pois vão em busca das mais belas paisagens douradas. Fora isso, acontece um festival que eu nem sabia que existia. Pois é, no fim de Outubro rola o Saga International Balloon Fiesta, em Kyushu. Em 2017, quase 200 balões participaram de uma competição internacional e o evento ficou tão famoso, que mais de 1 milhão de pessoas, foram ver de perto esse espetáculo que coloriu o céu.
O Saga International Balloon Fiesta será realizado entre os dias 31/10 a 04/11. A festa é realizada fora da cidade de Saga, ao longo do rio Kase. É a maior festa de balão do país e fica LO-TA-DA!
Começa às 7h e a melhor forma de chegar lá é usando a linha JR, que disponibiliza uma estação provisória, dentro do salão do festival. Evite ir de carro, pois o estacionamento fica longe e bastante congestionado. Leve aqueles tapetes ou toalhas pra forrar o chão, daqueles que se usam em piqueniques, para sentar enquanto aprecia o festival.
Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:
Siga a gente nas mídias sociais e fique por dentro de tudo que rola no Vida de Tsuge.
- Curta a Página Vida de Tsuge
- Cadastre-se no Vida de Tsuge
- Siga o Vida de Tsuge no Instagram
- Tweet os posts do Vida de Tsuge
- Siga nosso Canal Vida de Tsuge
- Dê um pin em nosso material