Encerramento das Olimpíadas com o Mario Bros

[siteorigin_widget class="SiteOrigin_Widget_Image_Widget"]

Aahhhh... As Olímpiadas do Rio acabaram. A festa de Encerramento foi uma festa! Tóquio irá sediar as próximas Olímpiadas em 2020 e a passagem da bandeira olímpica, conforme manda o protocolo, foi feita pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes, à governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

A ausência da nossa autoridade máxima, o presidente interino Michel Temer, foi um pouco constrangedora para os chefes de Estado de outros países. Entretanto, não ofuscou, em nada, o brilho dessa festa grandiosa. Muito pelo contrário, tivemos alguns momentos muito empolgantes, bem como a alegria dos atletas.

[siteorigin_widget class="SiteOrigin_Widget_Image_Widget"]

Podemos destacar, dentre esses momentos, a apresentação feita pelo Japão. Intitulada de “a cereja do bolo” do encerramento das olimpíadas, o Japão trouxe uma amostra super tecnológica do espetáculo que fará ao mundo, nas Olímpiadas de 2020.

O ponto alto deste show, foi a entrada performática do primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, ao sair de um bueiro, vestido de Super Mario Bros. Esse chefe de Estado, pouco conhecido até então, roubou a cena na festa do encerramento e mostrou que o japonês sabe brincar e surpreender com atitudes inusitadas. Foi simplesmente, ES-PE-TA-CU-LAR!

[siteorigin_widget class="SiteOrigin_Widget_Image_Widget"]

Encontro privativo do Premiê com a Comunidade Nipo-brasileira

O premiê japonês surpreendeu em todos os sentidos. A comitiva recusou um convite do Michel Temer, para uma reunião em Brasília, devido aos compromissos que ele já havia firmado. E, pasmem, um desses compromissos era com a comunidade de japoneses do Rio de Janeiro. Ele não foi à Brasília por estar comprometido conosco! Sim, por causa de nós mesmos, “meros mortais” japas que vivemos no Brasil.

Eu e minha família, tivemos o privilégio de estar nesse encontro com o Sr. Shinzo Abe, num hotel no Flamengo, onde, a portas fechadas, ele agradeceu a comunidade nipônica por fazer parte do desenvolvimento do país e encher de orgulho o Japão. Ele fez do encontro, uma oportunidade para nos agradecer. Uma cultura fantástica, um povo agradecido e educado, que reconhece no sacrifício de todo imigrante, a força de trabalho e obstinação em vencer em um país estranho.

[siteorigin_widget class="A2A_SHARE_SAVE_Widget"]
[siteorigin_widget class="SiteOrigin_Widget_Image_Widget"]

Sim, ele veio nos agradecer. Agradeceu ao estaleiro Ishibrás (filial da japonesa Ishikawajima), que se instalou no Brasil no final da década de 50, durante o plano de metas do governo JK. Essa empresa trouxe muitos profissionais que trabalharam na indústria naval e ajudaram no desenvolvimento da cidade.

Agradeceu também, aos agricultores da colônia japonesa do Funchal, em Cachoeiras de Macacu, que se tornaram fornecedores de hortifrutigranjeiros, para todo o Estado. Essa colônia é a mais tradicional do Brasil, onde ainda hoje, encontram-se imigrantes que só falam em japonês e mantêm viva a cultura japonesa, com esportes, festas e cerimônias tradicionais. O cônsul e o príncipe do Japão prestigiam constantemente a colônia, visitando-os.

[siteorigin_widget class="SiteOrigin_Widget_Image_Widget"]

Antes do encontro, foi oferecido um coffee break, sem muita pompa, deixando todos bem à vontade. Antes do discurso do primeiro ministro, o Sr. Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei do Rio de Janeiro (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do RJ), deu as boas vindas à comitiva japonesa e o premiê Shinzo Abe fez um discurso, basicamente, de agradecimento à comunidade, profissionais e empresas japonesas no Rio de Janeiro. Um discurso breve que nos encheu de orgulho por sermos meio japoneses.

Com a sua simplicidade, posou para fotos com todos, digo TODOS os presentes, tiradas pelo fotógrafo oficial da comitiva e que serão enviadas por correio, diretamente de Tóquio. Após a foto, cumprimentou um por um e se despediu. De fato, um Super Mario, um super estadista!

Ah! De quebra, ainda desfrutamos da presença simpática de Chieko Aoki, fundadora e Presidente da rede BlueTree Hotels.

[siteorigin_widget class="SiteOrigin_Widget_Image_Widget"]

E se você não estava sabendo dessa novidade da Família Tsuge. Não perca tempo e siga nossas redes sociais! Acompanhe a gente e dique sabendo dos eventos da comunidade japonesa em primeira mão!!

[siteorigin_widget class="A2A_Follow_Widget"]
Até a próxima...  
[siteorigin_widget class="SiteOrigin_Widget_Headline_Widget"]

Receba as novidades no nosso Blog em primeira mão!
[yikes-mailchimp form="7"]