Maio: mês da Golden Week e o melhor da primavera no Japão

O turismo no Japão no mês de Maio é muito intenso, pois é o mês da Golden Week e o mais florido e colorido do ano. A primavera no Japão, que começou no fim de março, em geral, é recebida com muita festa e o espetáculo da flor de cerejeira anuncia um novo ciclo, um novo ano!

Hanami, como é conhecida a contemplação da floração das cerejeiras, ocorre do fim de março e pode ir até fim de maio. Mas elas começam a desabrochar em Okinawa, sul do Japão, em fevereiro e segue como uma onda, desabrochando em direção ao norte, Hokkaido, até maio. Essa “onda” se chama Sakura Zensen.

Além dos feriados da Golden Week, essa época é repleta de festivais de flores e desfiles nas ruas, no país todo. O Japão é uma festa na primavera!

Curiosidade: A cerejeira mais antiga do Japão tem aproximadamente 2000 anos, se chama Jindai Zakura e fica na província de Yamanashi, ao lado de Tokyo e pertinho do Monte Fuji. Quer saber mais sobre o Japão, acesse o nosso curso Viajando para o Japão

Cherry - Primavera no Japão - Vida de Tsuge
sakura season - Primavera no Japão - Vida de Tsuge
sakura branco 2200638_1920-jnto - Primavera no Japão - Vida de Tsuge

Golden Week e o Dia das Crianças

O mês de maio marca o auge da primavera no Japão. Nesse cenário multicolorido se comemora a Golden Week (Semana Dourada), que é o primeiro grande feriado nacional do ano. Esse feriado prolongado, sete dias, nasceu da junção de 4 feriados, que vão do dia 29 de abril a 5 de maio. São eles:

  • 29 de Abril - Showa no hi (Dia da Showa) - comemora-se o dia do aniversário do Imperador da Era Showa;
  • 3 de Maio - Kenpou Kinenbi (Dia da Constituição) - comemoração pelo dia em que entrou em vigor a atual constituição no Japão, em 3 de maio de 1947. O Kokkai Gijido, prédio do Parlamento Nacional Japonês, abre para visitação, mesmo sendo feriado. Uma boa dica para quem estiver em Tóquio;
  • 4 de Maio - Midori no hi (Dia do Verde) – dia de agradecer a natureza, onde as famílias passam o dia ao ar livre, em parques e jardins.
  • 5 de Maio - Kodomo no hi (Dia das Crianças) - também conhecido como Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Embora seja dia das crianças, é a celebração oficial do dia dos meninos. Marca também, o fim do feriado prolongado.

Durante todo o feriado, o país inteiro fica enfeitado com os koinobori, flâmulas coloridas de carpas em celebração ao Dia dos Meninos. A palavra koinobori significa “subida das carpas”, pois elas nadam contra a correnteza durante a desova.

Por isso, se tornou símbolo de força e determinação e usado para incentivar os meninos a serem corajosos e perseverantes. O Tokyo Tower fica enfeitado com flâmulas de koinobori para comemorar o dia das crianças. Ótima opção para quem estiver por lá.

Kodomo no hi balloon - Primavera no Japão - Vida de Tsuge
Tokyo tower - Primavera no Japão - Vida de Tsuge
Kokkai Gijido m109073-jnto - Primavera no Japão - Vida de Tsuge

Vale lembrar que é alta temporada, a época de pico de viagens. Hotéis, trens e pontos turísticos ficam lotados e os preços são altíssimos.

E mais flores, milhares de cores!

O mês de maio traz o fim da temporada das cerejeiras em flor. Mas não é só de sakura que vive a primavera nipônica. Vários tipos de flores desabrocham nessa época, colorindo parques e jardins. Temos as glicínias, tulipas, margaridas, azaleias, shibazakura… MUITAS FLORES! Segue uma lista de alguns festivais de flores do Japão que você não pode perder:

  • Tonami Tulip Festival – 23 abril a 6 de maio em Toyama – 250km de Tokyo
  • Festival das glicínias – De abril a maio, essas lindas flores que dão em cachos e parecem uma cascata, formam uma explosão de cores que vão do branco ao roxo. As principais são:
    1. Kameido Tenjin Wisteria Festival (Tokyo) - até 6 de maio
    2. Kawachi Wisteria Garden (Fukuoka-Kitakyushu) – até 6 de maio na região Sul do Japão. É famosa pelos seus 2 túneis de glicínias. Parece um sonho!
    3. Ashikaga Flower Park (Ashikaga-Toshigi) – até meados de maio e fica a 75km de Tóquio. Também se pode apreciar a floração das azaleias, que são um espetáculo a parte.
Tulip red - Primavera no Japão - Vida de Tsuge
kawachi wisteria m182775-jnto - Primavera no Japão - Vida de Tsuge
Flowers March - Primavera no Japão - Vida de Tsuge
  • Festival de shibazakura (musgo rosa) – vai até 6 de maio no Chichibu Hitsujiyama Park. São 400.000 plantas de musgo rosa, branco e lilás que formam um tapete. É liiiindo! O parque fica em Saitama, à 1h30min de Tóquio
  • Festival de Azaleias – até 6 de maio no Nezu Shrine, Tokyo. Mais de 3.000 flores de mais de 100 espécies diferentes, enfeitam os jardins ao redor do santuário.
Azalea satsuki - Primavera no Japão - Vida de Tsuge
Nanohana Gongendo Park - Primavera no Japão - Vida de Tsuge
hitsujiyama shibazakura m155403-jnto - Primavera no Japão - Vida de Tsuge

Nem só de flores vive a primavera no Japão

Além das flores, vários eventos acontecem na primeira semana de Maio e se você estiver pelo Japão nessa época, aqui vão algumas sugestões:

  • Ueno ZOO free admission day – Durante a Golden Week, no Dia do Verde, todos podem ir ao zoológico de Ueno, em Tóquio, e não pagar nada. Quem estiver perto de Tóquio, pode aproveitar para ver os pandas fofos demais!
  • Celebração do Orgulho Gay no Yoyogi Park em Shibuya (28 abril a 6 de maio) – Uma semana inteira comemorando o Tokyo Rainbow Pride, organizado pela comunidade LGBT de Tóquio, que culmina com a parada gay no domingo.
  • Meiji Jingu Spring Grand Festival 2018 – este ano vai até 7 de maio no Meiji-Jingu Shrine em Tokyo. É um festival que mostra a tradição japonesa, com eventos em frente ao santuário. Cerimônias tradicionais, danças, música, teatro Noh, para se ter muito contato com a cultura do país.
yoyogi park m160677-jnto - Primavera no Japão - Vida de Tsuge
ueno zoo m182673-jnto - Primavera no Japão - Vida de Tsuge
Meiji Jingu marina tsuge - Primavera no Japão - Vida de Tsuge

Certamente, onde você for ou estiver no Japão, vai ter muitas flores para apreciar. Então, aproveite para visitar templos e parques e veja a paisagem florida como um bônus. Até a próxima! Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:

Siga a gente nas mídias sociais e fique por dentro de tudo que rola no Vida de Tsuge.

Referências artigos sobre Primavera no Japão:

Jornalista por formação, é curiosa e espontânea. Sua marca registrada é o sorriso. Sabe ser sargentão, mas tem os momentos "deixa a vida me levar". Muito autêntica no seu jeito de ser, é uma mãe "vida loka".