Marina na área novamente! Hoje trago pra vocês, uma sugestão do que fazer no Japão, baseado no meu próprio roteiro. Nessa época, nem sabia que tipo de viajante eu era, então fiz de tudo um pouco: desde o tour mais comercial até aqueles em que fiquei em verdadeiro estado contemplativo. E essa experiência ajudou a me conhecer melhor e a planejar melhor minhas viagens seguintes.   O motivo pelo qual o roteiro tem 20 dias, é o fuso invertido do Japão. Quando aqui é dia, lá é noite. Então, conte sempre, com o período de adaptação na ida e na volta. Pensou você dormindo no trabalho depois das férias? A primeira dica essencial é escolher a estação do ano que você quer conhecer. Para cada estação, programas diferentes. Têm pessoas que não gostam de calor e se for pra passar calor, fica no Brasil. É o caso da minha mãe que ia morrer no calor úmido do Japão. Então vamos aos períodos de cada estação:  
Winter_Hokkaido_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Tsutsukihama-Beach_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
  • Inverno (dez-fev): para quem curte esportes de inverno e quer pegar uma neve por lá. Inclusive, acontece um dos maiores festivais de inverno do mundo: Festival de Inverno de Sapporo.
  • Primavera (mar-mai): famosa pelo floreio das Cerejeiras, conhecido também como Sakura, é a época de alta temporada.
  • Verão (jun-ago): é a estação dos festivais, com diversos eventos e também a temporada de escalada do Monte Fuji (ou Fuji San). E sim, faz calor no verão do Japão!
  • Outono (set-nov): a estação em que a temperatura é mais agradável, sem chuvas e também é quando as árvores ficam avermelhadas e bem coloridas!
Depois de escolher a estação do ano, conforme suas preferências, é legal que você viaje aproveitando a geografia. Faça o roteiro seguindo a ordem das cidades de norte a sul ou vice-versa. Assim você ganha tempo e economiza com deslocamentos desnecessários. Ah! Não se esqueça que em Julho de 2020 começam as Olímpiadas em Tóquio e no verão acontecem vários festivais e desfiles.  
Olympicorg_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Karatsu-Kunchi-Festival_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Pra facilitar também, colocamos as regiões em ordem, do norte para o Sul.

  • Hokkaido
  • Tōhoku
  • Kanto - Tokyo
  • Chubu – Shizuoka
  • Kansai – Kyoto, Osaka e Nara
  • Chugoku -Hiroshima
  • Shikoku
  • Kyushu e Okinawa – Nagasaki , kumamoto

Mapa_Regiões_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

Visitando de Norte a Sul

Tóquio: Começaria a viagem por aqui, pois provavelmente você vai desembarcar em Narita, que fica em Tóquio. Aproveita e já faz o passeio por lá. tem um pouco de tudo. Como toda grande metrópole, existe um caos. Mas no Japão, até o caos parece ser mais tranquilo. Hahaha! Quantos dias? 3 dias. No primeiro dia, ambientação e passeio por perto. O que fazer? Eletrônicos em Akihabara, pôr do sol no Tokyo Skytree, compras em Ameyayokocho, ver o cruzamento mais famoso do Japão em Shibuya, comer no Mercado de Peixe (Tsukiji Market), Museu de história natural e Zoo de Ueno…  

Shibuya_Tokyo_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Tokyo_Meiji_Jingu_Shrine_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Yokohama:: Tão perto de Tokyo que dá para fazer um bate e volta. É uma cidade bem moderna e é onde tem a maior Chinatown do Japão. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Compras em Chinatown, comida no Ramen Museum, relaxar no Sankei-en garden, ver tecnologias no Mitsubishi Museum, pôr do sol no Marine Tower, diversão no CosmoWorld…  

Minato-Mirai_Yokohama_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Ramen-Museum_Yokohama_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Nikko: Fica a 2h de trem, saindo de Tóquio. Uma gracinha de lugar, dá pra ir e voltar no mesmo dia. É de lá que surgiram os 3 macacos sábios (não vê, não escuta e não fala), que significam “see no evil, hear no evil, speak no evil”! Quantos dias? 1 dia O que fazer? Apreciar a beleza arquitetônica da Tamozawa Villa, os macaquinhos do Toshogu Shrine, o Shoyoen Garden, o Shinkyo Bridge…  

Toshogu-Shrine_Nikko_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Shinkyo-Bridge_Nikko_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Monte Fuji: Se você for no verão, pode aproveitar e subir o monte! Pra quem gosta de corrida Up hill: Watch Out!! Estava rolando uma quando eu fui lá! Se você for em outra estação, quando não se pode subir o Fuji, saia de Tóquio pra Hakone e tire as melhores fotos. Quantos dias? 2 dias. Sugiro ir num dia à noite, dormir lá na 10ª parada e ver o nascer do sol lá de cima), dá pra subir em 6h e descer em 2h. O que fazer? Além de escalar, você pode comprar esse cajado de madeira (+/- 20USD) e a cada parada pagar pelo ‘carimbo’ na madeira e trazer de recordação! Tem uns Onsens (águas termais) na cidade de Hakone, bem perto dali.  

Monte-Fuji_Escalada_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Shizuoka: Fui visitar a família, por isso dediquei 2 dias. Mas, você pode fazer um bate e volta de Tóquio e aproveita o shinkansen para ir mais rápido Quantos dias? 1 dia é suficiente. Aproveite que você voltou do Monte Fuji e visite as cidades no entorno. Dispensável se você prefere ficar mais tempo em outro lugar. O que fazer? Compras no shopping (é promoção em cima de promoção), ir num Karaoke Bar! Fui na praia de Miho (tem vista pro Monte Fuji) e os restaurantes esteirinha – kaitenzushi - são muito bons. Tem plantação de chá verde e lá, também é a terra da plantação do wasabi!  

Miho_Shizuoka_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Shimizu_Shizuoka_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

Sapporo: A dica é pegar um voo de Tóquio para Sapporo, que custa uns U$100 e aproveite este dia para conhecer a cidade: Odori Park, algum onsen, o beer museum que é da fábrica de Sapporo, Moerenuma Park e Susukino que é ótimo para fazer comprinhas de lembranças. Quantos dias? 2 dias. Se quiser ir num bom banho termal, onsen, fique mais 1 dia e desfrute. O que fazer? Se for no inverno, o festival de neve de Sapporo, ir para um ryokan – hospedagem típica japonesa com onsen – banho termal. No verão, o festival de cerveja.

Sapporo_Snow_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Sapporo_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Kyoto: antiga capital do Japão, é o centro histórico do país. Repleto de templos e ruas estreitas, lá é comum ver pessoas andando de quimono pela rua. Fofo! Quantos dias? Eu passei apenas 2, mas sugiro de 3 a 5 dias. O que fazer? Kinkakuji ou pavilhão dourado, Fushimi Inari Taisha, Ryoanji Temple pela manhã, caminhada pelo Philosopher’s Path, pôr do sol no Kiyomizudera…  

Kyoto-Temple_Kyoto_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Fushimi-Inari-Taisha_Kyoto_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Osaka: é uma cidade muito antiga, do período Edo. Hoje é uma das maiores cidades e mais agitadas do país. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Castelo de Osaka, diversão garantida no Universal Studios, compras no Semba Center Building..  

Kimono_Osaka-Castle_Osaka_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Universal-Studios_Osaka_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Nara: um cidade linda e muito calma. Com muitos parques e ‘shikas’ (veados) pedintes de sembeis (biscoitos). É um local altamente espiritualizado e berço da arte, literatura e cultura japonesas. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Curtir a calmaria do Isuien Garden, passar pelo buraco da sorte dentro do Todaiji, Lanternas no Kasuga Taisha…  

Nara_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Kumamoto: ao sul do Japão possui um vulcão ativo bem famoso, o Monte Aso. Foi o local que tive maior difuiculdade para encontrar pessoas que falassem inglês. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Visitar o grandioso Kumamoto Castle, o Suizenji Park e aproveitar a bela vista da viagem (que é longa! são mais de 6h de Tokyo, isso pegando o trem bala).  

Kumamoto_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Kumamoto-Castle_Kumamoto_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Nagasaki: famosa por ter sido o segundo alvo de bomba atômica no Japão durante a 2ª Guerra Mundial, hoje totalmente reconstruída, emana paz por onde se anda. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Ver o nascer do sol e sentir a tranquilidade do Peace Park, conhecer a história no A-bomb dome Museum, um pouco da arquitetura inglesa no Jardim Glovers, visitar o Confucious Shrine…  

Nagasaki-Peace-Park_Nagasaki_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Confucious-Shrine_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Hiroshima: famosa tanto por ser alvo da bomba atômica como também tem uma das paisagens mais fotografadas do Japão: o grande Torii, na ilha de Miyajima. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Nascer do sol na Ilha de Miyajima, conhecer o verdadeiro funcionamento de uma linha de produção na fábrica da Mazda (eles chamam de Matsuda), conhecer a história no Peace Museum e Park, Castelo de Hiroshima…  

Hiroshima_Atomic-Bomb-Dome_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Miyajima_Hiroshima_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Ise: é uma cidade sagrada. Perto do seu principal santuário tem um centro comercial com ruelas antigas. Aproveitei para visitar a outra metade da família que ainda está no Japão. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Aproveitar algum festival (e são muitos) para conhecer o Inner Shrine, o Outer Shrine, fishspa no rio da purificação ao lado do Inner Shrine e experimentar e comprar na Oharaimachi (ótimo preço para pérolas).  

Ise_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT

  Okinawa: Formada por um arquipélago de 169 ilhas, ao sul do País, tem belas praias e clima subtropical. Parece com o Brasil e com o Caribe. Quantos dias? 2 dias O que fazer? O destino pode ser a ilha de Miyako, ou seja, Miyakojima. Ir à praia de Maehama, fazer mergulho na praia Yoshino e aproveitar para relaxar na praia de Sunayama. Não deixe de visitar o segundo maior aquário do mundo: Okinawa Churaumi Aquarium.  

Diving_Okinawa_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
Ishigaki_Okinawa_Japão_Roteiro-20-dias-no-Japão_Next-Stop-Japão_Vida-de-Tsuge_VDT
 

1 dia de sobra

Esse dia pode ser usado da forma que quiser. Talvez queira passar mais um dia em algum lugar que tenha gostado muito. Pode ser usado como reserva no caso de algum atraso na programação (perdi um trem, me enganei de rota). Também pode ser usado para você comprar as últimas lembranças e começar a organizar a volta. Veja se cabe tudo na mala! hahahah.

Conclusão

Fizemos um roteiro básico, que vai de Norte a Sul do Japão. Programando todos os custos como ensinamos no Curso Viajando para o Japão, você vai se surpreender e ver que custa o mesmo que ir para a Disney, em Orlando. Então, não é tão difícil assim, né? Com todas as dicas que damos no curso, você pode ter a viagem perfeita para o Japão! Já falamos sobre o Japão ser ideal para uma primeira viagem internacional E a melhor parte vem agora! Montamos uma planilha de roteiro para 20 dias muito legal pra você que acompanha a gente. Pra baixar é só clicar aqui embaixo e seguir os passos.  
  Até a próxima!   Referências:   • Wikipedia - Prefeituras do Japão   • Japan Photo