Hanami é um costume tradicional japonês de contemplar a beleza das flores, sendo que "flor" neste caso quase sempre significa sakura, a flor de cerejeira. Do fim de março ao começo de maio, o sakura floresce por todo o Japão. Na ilha de Okinawa, já está acontecendo. Fonte: Wikipedia
map_en_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt
cherry_blossom_sakura_forecast_japan_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt

A Corporação Meteorológica Japonesa (JMC) lançou em 09/01, a primeira previsão da floração das cerejeiras. Em Okinawa, sul do Japão, a floração do sakurá já começou. Esse calendário, com as datas previstas para o hanami em todo o país, é acompanhado por todos que querem participar desta festividade tão especial, pois o florescer dura pouco tempo, não mais que 2 semanas. O calendário atualizado foi lançado em 06/02. Se você quiser acompanhar o calendário, basta comprar o App "Sakura Navi - Forecast in 2020", para IOS e Android, por R$9,99.

A vantagem de saber o calendário da floração é você poder planejar melhor sua viagem e acompanhar esse festival de onde estiver. A escolha é sua: cidade, templos, jardins, parques, interior, estradas, montanhas. Você não precisa estar em Tóquio para ver o Hanami e sim estar onde você quiser e ver a data que a floração vai acontecer por lá.

Existem vários tipos de flor de cerejeira e a mais popular na ilha principal do Japão, Honshū, é a someiyoshino (Prunus yedoensis). A espécie típica das ilhas do sul é a kanhizakura de cor rosa fúcsia, originária de Taiwan, elas costumam florescer em janeiro, bem antes que outros tipos de sakuras floresçam, especialmente nas ilhas Ryukyu.

Conhecida pelos japoneses como Sakura Matsuri, é um dos mais belos festivais do Japão e ocorre na primavera por todo o país. Turistas do mundo todo são atraídos para contemplar a floração das cerejeiras, que só acontece uma vez a cada ano e dura no máximo, duas semanas, em cada localidade.

A importância do Hanami: qual o significado da contemplação da flor de sakura?

m_183309_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt

Conta a história que a elite da Corte Imperial de Kyoto, tinha a prática de contemplar as flores na primavera, há mais de mil anos. Os nobres se reuniam, comiam e bebiam sakê, escreviam poemas, embaixo das árvores de cerejeiras. A sociedade samurai, no período Edo adotou esta prática, que logo se espalhou pelo povo, quando o shogun Tokugawa Yoshimune mandou plantar árvores de cerejeiras, por todo o país, e popularizou este festival.

osaka-castle_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt

Assim, o Hanami foi tema frequente nas gravuras Ukiyo-e e Byôbue, que são os desenhos feitos em biombo. Nesses desenhos, foram registradas as festas que aconteciam embaixo das árvores de cerejeiras, com as pessoas comendo, conversando, dançando, tocando instrumentos, se divertindo, ou apenas, contemplando.

keisai-eisen_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt

A flor de sakura é um dos símbolos nacionais do Japão e é repleta de significado para o japonês: beleza, perfeição, efemeridade e dias melhores. Os japoneses se reúnem até hoje sob as árvores, fazem um piquenique em família ou amigos e apreciam este momento sublime de contemplação. A floração do sakurá é a marca do Shunbun no Hi – Equinócio da Primavera no Japão, o início de uma nova estação que traz um espírito de renovação.

m_181967_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt
trees-4092265_1920_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt

Mas se prepare, porque é a época de superlotação no país. É feriado nacional por 10 dias e todos os parques, jardins e templos ficam lotados. Onde tiver sakura, não vai ser muito fácil achar um lugarzinho e fazer sua contemplação em paz.

cherry-blossoms-3327498_1920_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt

Dica de 10 locais incríveis no Japão, para se contemplar a flor de cerejeira

O Hanami acontece em todo o país durante a primavera. Tem muito lugar bonito e vamos aproveitar as dicas do site Kyushoshi.com, de belíssimos locais nessa época:

  • Mount Yoshino (Yoshinoyama), Nara - Kansai
  • Himeji Castle, Hyogo - Kansai
  • Kakunodate (samurai district), Akita – Tohoku
  • Shinjuku Gyoen, Tokyo - Kanto
  • Kawazu, Shizuoka - Chubu

  • Philosopher’s Path, Kyoto - Kansai
  • Hirosaki Castle Park, Aomori - Tohoku
  • Northern Shores of Lake Kawaguchiko, Yamanashi - Chubu
  • Kema Sakuránomiya Park, Osaka - Kansai
  • Matsumae Park, Hokkaido

E se você incluir o Hanamiyama Park, que fica em Fukushima, para contemplar muitas flores além das cerejeiras, fica isento da taxa consular para tirar o visto japonês.

hanamiyama-park_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt

Quer viajar pro Japão durante o Hanami?

Existe uma forma de viajar pro Japão sem gastar rios de dinheiro e conhecendo destinos inesquecíveis!

Outras atrações na primavera do Japão

matsumoto-castle_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt

Além do Sakura Matsuri, a primavera no Japão tem o Ume Matsuri (flores de ameixa), Tulip Matsuri (tulipas), Tsutsuji Matsuri (azaleias), Shibazakura matsuri (Moss Phlox), entre outras. Eventos como o Miyako Odori e Mifune Matsuri em Kyoto, Hotaru Ika na Baía de Toyama, Takayama Sanno Festival e Cormorant Fishing em Gifu, Golden Week, Koinobori e Kodomo no Hi, mostram a tradição do país, nessa estação tão florida.

m_158857_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt

É tanta atividade e tanta coisa linda para se ver, que fica difícil escolher. Com a temperatura agradável, flores por toda a parte, a primavera é a estação que movimenta o Japão e fica tudo mais caro. É a época preferida dos turistas de todo o mundo.

m_155431_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt
m_181973_explorando-o-sakura-matsuri_viagem-japao_vida-de-tsuge-vdt

E conforme escreveu o poeta Motoori:

Se alguém perguntar a você a respeito do coração de um verdadeiro japonês, apenas aponte para uma cerejeira florida brilhando sob o sol da primavera.

Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:

Referências sobre Rio Matsuri 2020: