Mergulho no Teatro Japonês, entre máscaras e performances – Noh, o teatro das essências

16 set 2016 ⚬ Cultura Japonesa ⚬ Beatriz Torres ⚬ 4 comentários

Lembro bem que, quando criança, ouvi pela primeira vez a canção “Você é linda” de Caetano Veloso, e os versos “Fonte de mel nos olhos de gueixa, Kabuki, máscara”. Desde muito cedo me encantei com o mistério que uma máscara proporcionava, por debaixo daquele olhar e de formas instigantes, uma pessoa, outras feições.

Mais tarde, entendi de licença poética e só então descobri que no teatro Kabuki, citado por Caetano, os atores têm suas faces pintadas e as máscaras são usadas em outras vertentes do teatro japonês.

Cultura Japonesa - O ator no palco com orquestra e coro

Crédito: Gueisha World | Teatro Kyogen Noh

Já que toquei no assunto de máscaras, queria mesmo falar um pouquinho do uso delas no teatro tradicional japonês. Existe muito a ser abordado, mas vamos começar pelo Nô! O No, Nô, Nou ou Noh (assim mesmo, nenhuma das grafias está errada!) é uma forma clássica do teatro japonês e existe desde o século XIV. Um drama lírico, o Noh combina canto, pantomima (mímica), música e poesia.

Nascido das tradições religiosas, o Noh foi fomentado pelo shogun Yoshimitsu Ashikaga (1358-1408) que em 1374 assistiu a apresentação de Kan’ami (1333-1384) e seu filho Zeami (1363-1443) em Kyoto, imediatamente o shogun torna-se uma espécie de mecenas do teatro feito pelos dois, dando-lhes apoio pelos próximos 34 anos. Nesta época as companhias teatrais estavam ligadas a um grande templo ou santuário e o objetivo do teatro era ensinar o caminho da salvação da alma.

Cultura Japonesa - Mascaras do teatro Nô

Crédito: Desvendando Teatro | Máscaras do teatro Noh

Dentro do Noh cada detalhe é essencial. O formato de palco feito de cipestre japonês, avança em direção a platéia, envolvendo a todas com a performance no palco. O Noh também possui uma orquestra (hayashi) formada de quatro instrumentos musicais e um coro, composto por seis a dez elementos. Esse coro tem função primordial na dramaticidade da narrativa desenvolvida.

Cultura Japonesa - Palco do teatro nacional de Nô em Tóquio

Crédito: Jojo Scope | Palco do teatro nacional de Nô em Tóquio

O Noh é conhecido como teatro de máscaras ou teatro das essências, tentando expressar o máximo com o mínimo. A expressividade é contida, quase imperceptível. Às vezes, consiste em um olhar lançado pelo ator. As máscaras têm importância em diversos aspectos, usadas pelo protagonista (shite) e seu acompanhante, que são espíritos, enquanto o coadjuvante (waki) e seu acompanhante bem como o ator tipo cômico (kyogen), por serem pessoas vivas, nunca as usam. Geralmente o protagonista (shite) é um espírito ressentido por sentimentos passados dos mais variados, enquanto o coadjuvante (waki) é uma espécie de apaziguador. Tudo se revela em um palco de cenário simples, geralmente com um pinheiro pintado ao fundo, o “Kagami-ita”, junto com a ponte estreita “hashigakari”, ponto utilizado como entrada e saída dos atores.

Contrapondo a dramaticidade do Noh, temos o teatro Noh Kyogen, tendo sua origem no mesmo período, onde ocorriam nos intervalos das apresentações de Noh.

Mas e o Kabuki citado por Caetano?

Claro que não vamos deixar de falar de Kabuki. É só ficar conectado com o blog que vamos falar muito de teatro, música, dança, cinema! Conhecer um país através da sua cultura é uma das maiores viagens em que se pode embarcar. Através da cultura percebemos muito do lifestyle de um povo e suas tradições. Ansiosa pela próxima parada! Nos vemos lá!

Fontes:

 Desvendando Teatro | Teatro Japonês
 Japan-guide | Noh Theater
 FJSP | Teatro Tradicional Japonês
 Jojo Scope | Teatro Nô: o palco, os atores, as máscaras
 Geisha Wiki | Kyogen

Fique Atualizado!

Receba as novidades no nosso Blog em primeira mão!
[yikes-mailchimp form="3"]

O Japão + Perto de Você!

Viagem

Programa Viajando para o Japão - o único curso que te leva ao Japão

Grupo VIP

O Japão + perto de Você: conectado com o Japão todos os dias

Ebook Japão

Guia Completo de Viagem ao Japão: nosso e-book mais vendido!

Siga a gente nas mídias sociais:

@vidadetsuge

@vidadetsuge

/vidadetsuge

Lista Samurai

Telegram Samurai

Whatsapp Samurai
Compartilhe esse artigo!

Cantora e compositora. As próprias custas produção cultural. Nova redatora do Blog Vida de Tsuge, tem a missão de trazer e disseminar a arte e cultura japonesa.

Veja os artigos recentes

Deixe seu comentário

4 + doze =


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Aldemurp

4 anos ago

Boa tarde; Excelente esse material! Nas tuas pesquisas teria algo relacionado as expressões das máscaras do teatro Kabuki? Ou Das máscaras!
Pergunto pois sou tatuador e estou projetando uma conjuto de “flashs tattoo” com esta temática!
Obrigado! Excelente semana!

Marina Tsuge Trugilho

3 anos ago

Oi Aldemurp. Me desculpa não responder antes, mas estava viajando à trabalho. Em relação às máscaras apresentadas no post, fiz uma descrição detalhada. Posso te enviar o arquivo por e-mail? Na verdade, as máscaras são usadas no teatro Noh. O Kabuki usa maquiagem. Me manda um e-mail para o [email protected] que eu te envio o arquivo. Só falar que é o arquivo sobre as máscaras do Noh, ok?

Aldemurp

3 anos ago

Tks! Obrigado pela atenção!

Marina Tsuge Trugilho

3 anos ago

Fiz um arquivo com a explicação que você pode acessar por esse link: https://vidadetsuge.com.br/wp-content/uploads/2017/10/mascara-noh.pdf Espero que ainda esteja em tempo pro seu flashday =)

Vida de Tsuge

Assine a newsletter

Copyright 2017 Vida de Tsuge © Todos os direitos reservados

×
%d blogueiros gostam disto: