7 minutos
Grande Festival de Toshogu em Nikko
O festival de Toshogu, também conhecido como “Shunki Reitaisai Toshogu Shrine” acontece no complexo de templos mais importante de Nikko e um dos mais importantes do Japão. Esse complexo é tombado como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO e é dedicado ao fundador da clã Tokugawa. É lá que fica o túmulo de Ieyasu Tokugawa, que foi um dos grandes responsáveis pela unificação do Japão no século 17. O período governado pelo xogunato Tokugawa, foi chamado de Período Edo.As 2 maiores atrações do festival de Toshogu são:
- Yabusame – tradicional arte marcial, onde arqueiros a cavalo, têm que acertar três alvos, enquanto percorrem 255mt. Mais do que uma arte, é um ritual para pedir e entreter os deuses, para que abençoem as pessoas e as colheitas, trazendo prosperidade para a nação. A performance impressiona pela destreza de seus arqueiros.
- O desfile é uma procissão de 1200 membros da comunidade do santuário, sendo 1000 vestidos como guerreiros samurais, chamada de “Hyakumono-Zoroi Sennin Musha Gyoretsu”. No desfile tem três santuários portáteis - mikoshi, que carregam os espíritos dos três shoguns da clã Tokugawa. Essa procissão reproduz o momento em que transferiram o túmulo do Ieyasu de Shizuoka para Nikko.
Por quê o Japão tem tantos festivais?
Os festivais ou matsuris acontecem durante todo o ano e estima-se que pode ter mais de 100.000 festivais. A maioria dos festivais tem fundamento na religiosidade e outros são celebrações. Alguns são grandiosos e atraem 1 milhão de turistas, como Tokushima Awa Odori ou o Yosakoi Soran Matsuri. É inegável a alegria que cada festival traz, seja pequeno ou grande.Se você pretende curtir um templo ou santuário e aproveitar toda a beleza e mergulhar na espiritualidade do local, evite ir no Ano Novo ou Obon, que é como o nosso dia de Finados. O Obon é o evento religioso mais importante do Japão e acontece em meados de Agosto, pleno verão. Os locais sagrados ficam lo-ta-dos! Tudo fica lotado e tudo fica mais caro. Mas, com certeza, vale a pena ver tantas festividades que só acontecem no verão japonês.
Outros festivais no Japão em Maio
Aoi Matsuri - Conhecida como festival ‘Kamo', tem lugar nos templos de Kamigamo e Shimogamo. É uma procissão imperial onde 500 pessoas desfilam caracterizadas como sendo da corte imperial, do período Heian. Acontece no dia 15 de maio e é um dos 3 maiores festivais de Kyoto.A figura central é a Saiou-dai, uma sacerdotisa xintoísta de cuja função era representar o Imperador naquela era. A Saiou-dai é escolhida dentre as jovens de famílias ricas e respeitadas de Kyoto. No desfile ela se veste com umas 30 camadas de kimono.
Kanda Matsuri – Um dos 3 maiores festivais de Tóquio, o Kanda Matsuri acontece ao longo da semana de 15 de maio. No sábado próximo ao dia 15 e a festa termina com uma grande procissão pelo centro de Tóquio, com pessoas vestidas em roupas tradicionais do período Edo, em celebração ao shogun Ieyasu Tokugawa que governou o país no século 17. No domingo, há o desfile de mais de 100 mikoshis – santuários portáteis, enfeitados com uma fênix dourada no topo, carregados por pessoas que cantam e sacodem os santuários, indo em direção ao Kanda Myojin Shrine. É bem divertido!
- Curta a Página Vida de Tsuge
- Cadastre-se no Vida de Tsuge
- Siga o Vida de Tsuge no Instagram
- Tweet os posts do Vida de Tsuge
- Siga nosso Canal Vida de Tsuge
- Dê um pin em nosso material