Você quer mesmo fazer uma viagem ao Japão? Do que você abriria mão para estar no Japão daqui a 2 anos?

Quando eu falo sobre o Japão em rodas de conversas, o que eu mais escuto é: sou louco para fazer uma viagem ao Japão! E quanto mais eu falo, mais todos querem viajar pro Japão, pra ontem. E aí eu pergunto: por que não vai? Por que já não foi? Conheço pessoas que vão todos os anos, todos, para a Disney em Orlando e dizem que ir para o Japão é caro! Hein?

Eu tenho vários conhecidos que gastam uma fortuna fazendo os mesmos passeios de fim de semana e feriado. Só de grandes feriados nacionais, nós temos em média uns 10: natal, réveillon, carnaval, semana santa, corpus christi e outros. Por baixo, uma pessoa econômica, vai gastar de 5 a 10 mil reais por ano, só fazendo essas viagens por perto. Conheço gente que vai sempre para a região dos Lagos, EM TODOS OS FERIADOS! Só com essa grana, você já teria ido ao Japão.

Você abriria mão, por 1 ano, de viajar nos feriados, pra fazer a sua sonhada viagem ao Japão e passar lá uns (clique aqui) 20 dias? Deixaria de comprar presente de Natal, recusaria convites de casamentos e festas de 15 anos, para realizar seu sonho de ir para o Japão? Cara, quando alguém me convidava para um casamento, eu já sabia que ia morrer em pelo menos, mil reais com aluguel de roupas para a família e presente. Uns 5 casamentos era a passagem, alimentação e hospedagem.

viagem ao japao_vidadetsuge(2)
viagem ao japao_vidadetsuge(8)

O passo mais importante antes de planejar a viagem ao Japão!

Esse é o primeiro grande passo para você fazer a sua tão sonhada viagem ao Japão: REALMENTE QUERER! Por isso, responda sinceramente: o quanto você realmente, quer conhecer o Japão? O que te impediu de ir até agora? Do que você abriria mão para fazer essa viagem? Coloque numa lista o que você deixaria de fazer e quanto isso te custa por mês. Tendo isso claro, QUE VOCÊ VAI PRO JAPÃO, vamos botar a mão na massa?

O Vida de Tsuge preparou um passo a passo bem simples, que vai te nortear nessa fase inicial. Saindo do sonho para a ação!

viagem ao japao_vidadetsuge(9)
viagem ao japao_vidadetsuge(5)

Então, por que as pessoas falam que é difícil viajar para o Japão?

Gente, viajar para o Japão, é bem mais simples do que você imagina. Você só NÃO DEVE dar ouvidos a quem nunca foi pra lá. Coisas como: é caro demais, é longe demais, não falo japonês, o japonês é preconceituoso e blábláblá, não tem fundamento algum! E tem pessoas que gostam de lá e outras nem tanto. Eu prefiro tirar minhas próprias conclusões, ao invés de ver a vida passar por causa da opinião dos outros e conhecer um país onde o povo e a sua cultura são únicas!

Faz sentido pra você procurar um médico quando está doente? Ou você vai à uma loja de roupas perguntar pro vendedor qual a doença que você tem? Com viagem é a mesma coisa. Pergunta sobre o Japão, pra quem viajou pra lá. Uma opinião a ser ouvida com cautela, é de quem morou ou mora no Japão e foi a trabalho. Tem um leitor nosso que mora lá há 18 anos e nunca foi para Hokkaido. É como você morar no Brasil e nunca ter ido pro Nordeste.

Reflexão: o que é um país que tem tanta tragédia natural – tsunami, tufão, enchente, terremoto todos os dias – que se reconstrói sempre, sem reclamar? Onde o passado e futuro vivem respeitosamente em harmonia? É um país FANTÁSTICO SIM!

viagem ao japao_vidadetsuge(10)
viagem ao japao_vidadetsuge(15)

Não passe para o próximo tópico, sem antes responder às perguntas anteriores, ok?

Por onde começar o planejamento, então?

Agora que você já decidiu que vai pro Japão, de verdade, vou fazer uma lista básica dos pontos principais que têm que estar definidos, para começar a se organizar de verdade pra essa viagem. Todos esses passos prévios, vão definir o tempo, o roteiro e estimativa de custo de viagem.

  • Quando ir? Saber quando ir é fundamental pra não perder viagem. Se você quer ver cerejeiras, tem que ir em março/abril; se não gosta de frio, evite novembro a março e, assim, você vai ajustando as datas. Se quer economizar na passagem, já não dá pra ir na primavera…
  • Passagem – Comece a pesquisar preços de passagem para o Japão, para a época que você quer ir e vá organizando essas informações. Considere a possibilidade de pesquisar em outra data. Por exemplo, primavera e outono, ou Norte e Sul. Dependendo da época e região, você pode ter descontos muito bons. Procure em sites diferentes e até nos sites das companhias aéreas.

viagem ao japao_vidadetsuge(3)
viagem ao japao_vidadetsuge(1)

  • Quando você decide viajar para qualquer lugar, a parte de juntar dinheiro é a mais difícil para algumas pessoas. Que tal você começar a comprar dólares? É fato que você vai ter que comprar, pois para qualquer país, o dólar é a moeda essencial. Não compre ienes para levar para o Japão. Compre dólares e troque lá, pois você consegue taxas melhores. Se abrir mão do que você gosta de fazer é complicado, compre dólares toda a semana – 10 dólares - que aí você fica sem dinheiro para gastar aqui. Hahahaha! Ao final de 2 anos, você terá juntado 1.000 dólares.
  • Documentos – Antes de saber quais documentos providenciar para tirar visto, comece a atualizar seus documentos existentes: sua carteira de identidade atualizada e válida, carteira de motorista válida (no caso de você querer dirigir lá), certidão de casamento ou divórcio (eu me divorciei e na minha identidade constava certidão de casamento), comprovantes de quitação eleitoral, certificado de reservista para homens, comprovante de residência e renda, passaporte… Enfim, você já pode ir providenciando ou atualizando, antes que você dê entrada em passaporte ou visto.
  • Comece a pesquisar mais profundamente sobre os lugares que você quer conhecer e qual é a melhor época para ir, se vai estar aberto quando você for e, dependendo de quanto tempo pretende ficar, você vai ter uma limitação de número de passeios. Seja qual for a sua escolha, pense SEMPRE que a viagem é muito longa e a passagem não é das mais baratas, para você fazer de qualquer jeito. Às vezes vale mais a pena, conhecer menos lugares, mas conhecer bem! Imagina você indo para uma cidade correndo e depois um amigo pergunta se você foi no café das corujas, onde você interage e tira fotos com corujas e você nem sabia que tinha? Dá uma dooooor!

Bora pro Japão, então?

viagem ao japao_vidadetsuge_globo
viagem ao japao_vidadetsuge(18)

Para te facilitar ainda mais, vai rolar um workshop gratuito, com a Marina, antes dela viajar de novo pro Japão no final de Outubro, com dicas fantásticas de como você realizar mais rápido, o seu sonho de ir pro Japão. Clica aqui e garanta logo a sua participação!

Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:

Siga a gente nas mídias sociais e fique por dentro de tudo que rola no Vida de Tsuge.

Referências de artigos sobre Viagem ao Japão:

Jornalista por formação, é curiosa e espontânea. Sua marca registrada é o sorriso. Sabe ser sargentão, mas tem os momentos "deixa a vida me levar". Muito autêntica no seu jeito de ser, é uma mãe "vida loka".