Omizutori e Otaimatsu: rituais de purificação através da água e do fogo, no Japão

Omizutori - 1 Sabedoria Oriental VDT

Ando fazendo planos, vontade de rumar para outros lugares. Talvez escrever para o site seja algo muito provocativo… poder conhecer outras culturas, ouvir diferentes sotaques brincando na cabeça, ouvidos bem abertos para perceber.

Foi um grande desafio escrever sobre este festival, devido às escassas informações na internet, o que acabou me deixando mais curiosa ainda.

Assim, mais uma vez viajo para o Japão em minhas pesquisas e dessa vez, desembarco em Nara, especificamente no Templo Tōdai-ji, o maior templo budista do Japão e onde, todos os anos, no mês de março, celebra-se o Omizutori - uma série de rituais budistas que se repetem há 1250 anos.

Omizutori - Red Candy Sabedoria Oriental VDT

Literalmente, o Omizutori significa beber água sagrada, onde as pessoas retiram água de um poço e bebem. Essa água é considerada purificada e com o poder de curar doenças.

Em todas as noites do festival, uma verdadeira celebração acontece. O ritual intitulado Otaimatsu, consiste em monges budistas levando tochas crepitando fogo, colorindo o cenário do Templo Tōdai-ji. Corre uma lenda que as faíscas das tochas trazem boa sorte aos espectadores do festival. Para os monges, estes rituais, são cerimônias de purificação.

Omizutori - Golden Jipangu Sabedoria Oriental VDT

Uma grande curiosidade é que o local, onde ficam dispostas as tochas, é completamente feito de madeira. Aliás, metade dos templos construídos em Nara são feitos desse material e em certo ponto da historia sofreram com incêndios, tendo assim que ser reconstruídos.

Quando é o festival?

O dia a dia do festival é instigante, começando no dia 1º de março indo até o dia 14 de março e a cerimônia se inicia às 19h. No primeiro dia são dispostas as tochas por todo o Nigatsudo Hall. Mas é de fato, no dia 12 de março que o festival mostra sua magnitude, com tochas maiores do que nos dias anteriores e o dobro de tempo. O espetáculo dura cerca de 45 minutos.

Omizutori - Sabedoria Oriental VDT
Omizutori - Japan Guide Sabedoria Oriental VDT

Neste mesmo dia, durante a madrugada, acontece a cerimônia que dá nome ao festival, o Omizutori, onde os sacerdotes do templo sobem e descem as escadas do salão iluminados por uma tocha. Os sacerdotes descem e se dirigem ao poço onde recolhem a água que segundo a lenda “aparece” apenas uma vez ao ano e tem poderes curativos.

O grande desafio ao escrever um artigo como este, além de reunir material contundente para produzir o texto, é começar uma organização para que a próxima parada de quem vos escreve, seja esse gigante asiático cheio de surpresas e com uma cultura milenar de tirar o fôlego.

Até muito breve!

Curiosidades:

O grande festival Omizutori acontece desde o ano 752 nas duas primeiras semanas do mês de março.

FONTES:

Rituais budistas no Japão Omizutori | Curiosidades do Japão

2017 Omizutori Festival in Nara - Japan Talk

Omizutori - Omizutori significa beber água sagrada.

Beatriz Torres

Cantora e compositora. As próprias custas produção cultural. Nova redatora do Blog Vida de Tsuge, tem a missão de trazer e disseminar a arte e cultura japonesa.