Sobre tirar o tênis, subir no salto e desfilar no Miss Nikkey RJ

Miss Nikkey participantes

Muita gente deve ter visto no meu face e muitos ficaram surpresos! Sim, eu participei de um concurso de beleza, o Miss Nikkey Rio de Janeiro 2016.

Pra quem me conhece, deve ter achado, no mínimo, curioso! Logo eu, a “Fiona do Shrek”, a ogrinha do crossfit, das corridas de obstáculo, a muralha do futsal, “o cara” da família… Com toda minha delicadeza, sutileza e feminilidade (só que não) fui participar de uma concurso de beleza! WHAAAAT!? E você deve estar se perguntando: “como que ela foi parar lá!? E por quê!?”

Bom, então puxe a cadeira que já vou te contar essa história inusitada.

Tudo começou em um belo final de semana, quando fui pra Cachoeiras de Macacu, minha terrinha natal, comemorar meu aniversário com o meu pai, Carlos Trugilho. Decidimos jantar num restaurante japa, o Shiawase (muito bom por sinal, recomendo pra quem for na cidade!). Pra quem não sabe, em Cachoeiras tem várias colônias japonesas e uma delas se chama Funchal.

Estávamos lá, jantando e papeando e tinha uma mesa repleeeta de japoneses do Funchal. Quando se levantaram pra ir embora, vieram cumprimentar meu pai (já que meu pai, por muitos anos , jogou softball com eles). Os japas não me reconheceram, e logo perguntaram quem eu era. Quando meu pai disse: “é a minha filha, neta da Yasuko…”, as japonesas logo abriram os olhos, como se fossem mangás e mandaram o famoso “oooooohhhh, neta da Yasuko né?!”

Miss Nikkey Nick

Cara, não tem como não rir com esse “Oooohhh”. Enfim, voltando à história, uma japonesa olhou pra outra, como se tivessem tido uma brilhante ideia, disseram: ”como é boniiita né!? Podia participar do Miss Nikkey, né?! Por que ‘non’ participa representando o Funchal?!”

Meu pai logo riu e eu, meio sem graça, não sabia o que falar. Afinal, elas não tinham a menor ideia que aquilo não tinha nada, zero bolinha zero, a ver com minha pessoa! Meu pai, zoeiro como sempre falou: “pode deixar, pode deixar que eu vou convencer ela a participar e falo com vocês!”. Enfim, as vovozinhas que já estavam de partida, se despediram, na esperança de que meu pai me convencesse.

Nem precisou ele tentar nada, porque na manhã seguinte, obaachan (minha vó japa) já estava sabendo do fato! Veio falar comigo que as amigas dela tinham telefonado, comentando que me conheceram e que tinham sugerido que eu participasse do Miss Nikkey. Obaachan, fofa que só ela, vira pra mim, com aquela cara de gatinho do Shrek ou de criança pedindo doce de São Cosme e Damião, e me pergunta: “Marinaaa, você vai participar no Miss Nikkey!?” E arregala aqueles olhos japoneses com ar de pedinte!

Eu, neta boba que sou, que não consigo olhar minha vó sem achar que ela é meu bichinho de estimação, pergunto como se já não soubesse a resposta... “Você quer que eu participe Obaachan?!” e ela só sorriu! Hahahah pronto! No dia seguinte, ela já tinha o telefone do cara da organização.

E fui eu, ligar pra saber tudo que eu precisava fazer pra me inscrever! O cara é o Kazuhiro Issobe. Ele é literalmente "o cara" do Miss Nikkey RJ. Ele faz tudo, organiza tudo, ele que se preocupa com as participantes, que liga, pede foto, ensaia, enfim. Faz tudinho mesmo!

Primeira coisa que precisei fazer, foi me inscrever e mandar fotos. E o primeiro choque ‘cultural’ do meu mundo badaba esportivo com o mundo mocinha: eu não tinha foto sozinha, sem óculos de sol, com cara de gente normal, muito menos arrumada. Hahahah! Eu só tinha foto de viagem, fazendo handstand, sem camisa e descabelada e com o trapézio parecendo um buldogue francês.

Segundo choque: o Kazu (para os íntimos) me pergunta se eu tenho dúvidas sobre o evento. E minha resposta foi bem simples! TODAS!

O Miss Nikkey

O que é o evento

O Miss Nikkey é um concurso de beleza em que o único pré-requisito, é ser descendente de japoneses e ponto! Você não precisa nem parecer japa nem nada. Uma das minhas dúvidas era “posso participar tendo tatuagem?!”… e a resposta é SIM! Você realmente só precisa ser descendente! rs

  • Você não paga nada para se inscrever;
  • São 4 colocações diferentes: Miss Nikkey, 1ª princesa , 2ª princesa e Miss Simpatia;
  • Cada candidata recebe um incentivo ($) por participar;
  • O evento consiste em uma pequena apresentação (uma dancinha sincronizada) com todas as candidatas vestidas de rapí (um quimono de verão), seguida por um desfile de apresentação. Depois vem o desfile de biquíni e por fim o desfile de gala;
  • O evento ocorre em quase todos os Estados do Brasil, com exceção daqueles que não tiverem inscrição;
  • Em SP, por ser um Estado com muitas colônias, existe uma pré-seleção por cidade ou região e a etapa final (Miss Nikkey SP) ocorre no mesmo dia do Evento Nacional.
Miss Nikkey desfile longo

O evento nacional

Ele ocorreu no 19º Festival do Japão, com apresentação de Kendi Yamai, no dia 9 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. O Festival do Japão é considerado o maior evento de cultura japonesa do mundo, fora do Japão, e costuma reunir um público médio de 190 mil visitantes.

O concurso Miss Nikkey elegeu a mais bela descendente de japoneses do Brasil e do Estado de São Paulo. Ao longo de 2016, as seletivas definiram as representantes regionais de todo o território brasileiro, como informado acima.

A vencedora do Miss Nikkey Brasil foi a mato-grossense, Ana Carolina Miyashita. Para ver o resultado completo acesse o site do Miss Nikkey.


Gostando de ler sobre essa história um pouco inusitada? Então compartilhe com seus amigos, uma boa gargalhada é sempre bem-vinda!


Miss Nikkey 2016 e a minha experiência

O evento carioca

O evento do Miss Nikkey RJ desse ano, ocorreu em Itaguaí, na Câmara Municipal, no dia 11 de junho. Era comum o evento ser realizado na cidade do Rio de Janeiro.

Mas como poucas meninas da capital se candidatam e o Kazu sempre convida um grupo de meninas de Itaguaí, que participam em massa, nada mais justo que o evento ser lá!

Esse ano foram 12 canditadas e:

  • Cada candidata recebe um bônus de participação (100 merréis) - que a gente optou por não receber e em troca colocar um fotógrafo profissa (japa, é claro) pra registrar todos os momentos. Dos ensaios, ao cabelo, maquiagem e desfile;
  • Além disso, todas as candidatas ganharam um kit com produtos de beleza;
  • Para as vencedoras, prêmios especiais para as colocações que citei acima. Não me recordo muito bem, mas as demais ganharam coisas como joias. Eu ganhei um fim de semana/feriado para a Pousada Maria Bonita, em Angra, com acompanhante!
  • A Miss RJ e a 1ª princesa, participaram da etapa nacional, que ocorreu 1 mês depois.
Miss Nikkey ensaio

As vencedoras do Miss Nikkey Rio foram:

Miss Nikkey ganhadoras

A cultura

Durante o evento, contamos com o apresentador Cristiano Nobuhiro, uma figura e carta marcada nos eventos culturais japoneses. Quem já foi em algum festival do Japão no RJ, que geralmente ocorre no Aterro, com certeza já o viu! Ele é muuuito engraçado, canta pra caramba e anima o público como ninguém!

Ele é tão importante, que o evento do Miss Nikkey RJ ocorreu nessa data, para que ele pudesse ser o apresentador! Pra quem não o conhece, ele foi campeão brasileiro em todas as modalidades de karaokê. E também campeão mundial, em 2007, do torneio internacional no Japão (ongakusai).

Além da aprensentação marcante do Nobuhiro, no dia ainda tivemos jantar tradicional! Yumii yumiii..

Bastidores

Miss Nikkey Salão

E a pergunta que não quer calar: o que acontece por trás do pano vermelho?!

É muito tranquilo. O dia começa de madrugada! Tinha que estar lá em Itaguaí 8h! Durante o dia tivemos ensaio da dancinha sincronizada, ensaio do desfile de abertura, do desfile individual, salão para aprontar as madeixas, pausa para almoço, maquiagem, mais ensaios e, por fim, hora da prova real.

É muito engraçado você ficar desfilando sorrindo para um monte de cadeira vazia, mas faz parte. A pior parte de tudo isso, é de fato o sorriso! No fim da noite, sua bochecha já treme sozinha, parece que seu sorriso está forçado e que grudou no seu rosto! Ahahha

Miss Nikkey make

Tudo é pago pela organização, os lanchinhos, almoço, cabeleireiro, maquiagem… A gente não precisa se preocupar com nada! Fizemos o cabelo no salão Alto Visual e em especial, minha cabeleireira foi a Sany Mynssen, e adorei o resultado! Depois do cabelo, maquiagem com duas irmãs que arrasam no make, além de serem super engraçadas! A minha, quem fez foi a Sabrina Ricieli. Uma fofura de pessoa!

E aí, chega a hora do "vamos ver"! E começa o frio na barriga e a correria. A sorte é que a primeira aparição no palco é com todas as meninas juntas. Então entramos e fizemos a dancinha ensaiada. Depois, foi a hora do desfile individual de rapí e enquanto desfilávamos, o Nobuhiro falava o nosso perfil, sonhos, o que fazemos… Todas as informações que a gente tinha preenchido para se inscrever!

Em seguida, a correria para trocar de roupa e desfilar de biquíni! Hahahha! Com certeza a pior parte! E - LOL - as meninas me zoaram, falando que não podia ter quadradinho na barriga pra desfilar de biquíni! Eu juro que não sabia, mas acho que só apareceu algo desse tipo na minha barriga, porque você fica quase o dia todo sem comer direito, só pensando nesse tal desfile de biquíni! Hahaha! A sorte é que tinha um paninho para tapar o bumbum! Ufa! E não, sem fotos de biquíni aqui!

Voltávamos lá pra dentro, mais uma correriazinha e hora do vestido longo! A parte mais chata do longo era subir e descer do palco! A chance de você pisar no vestido e cair era, assim, enoooorme! E é incrível como você só pensa: “não posso cair, não posso cair…”. Enfim, sua frequência cardíaca pode voltar ao normal, porque já acabou! Sim, é muuuuito rapidinho!! Só parece eterno pra quem tá lá, desfilando…

Pausa para o jantar e hora de tirar a barriga da miséria, de um dia se poupando por causa do bendito biquíni!
Logo após, hora de divulgar os resultados e …

Eu, Miss Simpatia

Miss Nikkey faixa

Juro que, quando eu me inscrevi para participar do evento e o Kazu me explicou quais eram as classificações, pensei cá com meus botões: “se eu ganhasse o Miss Simpatia, seria tão engraçado… é a minha cara!" Seria tipo, fazer o filme virar realidade. E o Augusto só ria e logo falava, “cara, você num concurso de beleza?! Só sua avó mesmo pra conseguir isso!”

Vai ver, foi a força do pensamento. Ou vai ver, isso só ocorreu porque eu era a mais velha da parada e um pouco menos envergonhada que a maioria. Ah, pra quem não sabe, a Miss Simpatia é eleita, não pelo jurado, mas sim pelas candidatas que passaram o dia todo com você, igualzinho no filme da Sandra Bullock mesmo!

E o que eu senti?! GRATIDÃO!

Miss Nikkey Rapi

Gratidão, por todo aquele dia intenso e emocionante. Gratidão por poder viver momentos e essa experiência diferente. E gratidão, principalmente à todas as candidatas que passaram esse pequeno longo dia comigo: a Gabi Hasegawa, Lyvia Kajishima, Tati Tomiura, Loanda Fukuma, Alice Akimi, Arissa Makimoto, Giuliana Yusa, Millena Okasaki, Monike Matsunaga, Yumi Issobe e Keina Takashiba.

Conclusão

Miss Nikkey família

Pode paracer aquela frase, típica de filme de Miss, mas é bem real! As meninas que participam são incríveis. Todas muito diferentes umas das outras, universitárias, adolescentes, estudantes e vestibulandas. Médicas, futuras advogadas e ainda as que não sabem o que querem. É um mix de experiências, vivências e pessoas encantadoras.

Agradecida pela galera da organização, pelos cabeleireiros, pelas maquiadoras, pelas candidatas e pelo Kazuhiro, que é quem orquestra tudo com muito esplendor!

A fase regional dura apenas um dia! Uma dia intenso e parece que você já virou até amiga de infância de algumas candidatas! Hahhaha

O que tenho pra dizer?! Valeu muito a pena!

Valeu a pena me desafiar. Valeu a pena ver a felicidade no rosto da minha avó. Valeu a pena ver minha família e amigos despencarem lá pra Itaguaí, só pra me prestigiar. Valeu a pena conhecer meninas incríveis. Valeu a pena entrar mais a fundo na cultura oriental. Valeu a pena conhecer outras colônias. Valeu a pena ver a dedicação de muitos pra fazer da nossa experiência a melhor de todas. E por fim, valeu a pena, sair da minha zona de conforto, do esporte, dos estudos e da aventura, e trilhar um caminho tão diferente do meu habitual. E descobrir que não importa, nem onde e nem como, mas quando você se entrega e está 100% presente pra algo, você tem a sua recompensa! E qual foi a minha?

Prazer, eu sou a Miss Simpatia Nikkey RJ 2016!

Miss Nikkey Miss Simpatia

Marina Tsuge

Administradora por formação, com 24 anos, descobriu na arte de escrever uma forma de compartilhar conhecimentos e incentivar mudanças.