Samurai e Bushidô: o fascinante guerreiro japonês e o seu código de honra

Desde o século 8, no Japão feudal, o país foi governado pelos samurais. Uma classe guerreira que se norteava por um rígido código de honra e ética: o bushidô

"Para o Samurai era preferível a morte à desonra. A desonra era uma mancha que marcava toda a família. Esta era uma vergonha que nenhum samurai conseguia suportar." Instituto Niten

Falar de ser samurai é mais do que falar de guerreiros; é falar de uma filosofia de vida: o bushido: um caminho a ser seguido, um código de ética a ser respeitado.

O guerreiro samurai foi abolido no Japão em 1868, mas o seu estilo marcial, chamado de Kobudo e filosofia de vida norteada pelo código Bushido, permanecem sendo passadas até hoje, nos dojos de Kobudo.

swords-1-1313955_Bushido-o-caminho-do-samurai-saiba-mais-sobre-o-código-samurai_Miniatura_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
samurai-jnto_Bushido-o-caminho-do-samurai-saiba-mais-sobre-o-código-samurai_Miniatura_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

No Brasil, o Instituto Cultural Niten, criado em 1993 pelo Sensei Jorge Kishikawa, é um dos disseminadores dessa arte e filosofias que são um símbolo da identidade japonesa. O Sensei Jorge foi lá na fonte buscar a sua formação. Treinou com os mestres do Kobudo e conheceu os estilos de combate dos samurais. O combate com espadas é o mais conhecido e se chama Kenjutsu. O Kendô foi criado a partir do Kenjutsu.

Qual o significado de samurai e bushido?

SAMURAI - O samurai, cantado em músicas, citado em livros, é sinônimo de honradez e disciplina. Quanto mais você sabe sobre eles, mais fascinante se torna. A origem do samurai está ligada às práticas religiosas do Japão feudal, de onde se fundamentou o Bushido, por meio da coragem, lealdade e respeito por tudo, inclusive pelos utensílios dos samurais.

Literalmente a palavra samurai significa “aquele que serve”. É um guerreiro profissional a serviço de da ditadura militar japonesa, conhecida como Xogunato. O último xogunato, da clã Tokugawa, teve o seu fim com a Restauração Meiji, em 1868. Isso significou o fim do exército de samurais.

Um dos mais famosos samurais de todos os tempos, foi Miyamoto Musashi, cuja obra “O livro dos cinco anéis” é leitura recomendada para quem faz administração e gosta de estratégias de guerra. Ele criou uma técnica chamada Niten Ichi Ryu, estilo de luta de espada, em que usa 2 espadas simultaneamente.

Para ser um samurai, não bastava ser um bom guerreiro apenas, mas seguir o famoso código de honra e conduta: o Bushidô. A prática constante das artes marciais, uma auto-disciplina e auto-controle, fazem do samurai um guerreiro ímpar.

samurai1_Bushido-o-caminho-do-samurai-saiba-mais-sobre-o-código-samurai_Miniatura_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
samurai-miyajima_Bushido-o-caminho-do-samurai-saiba-mais-sobre-o-código-samurai_Miniatura_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

BUSHIDÔ - Mas afinal, o que é bushidô? Que código é esse?

Bushido, significa “caminho do guerreiro” e de acordo com a literatura existente, o samurai deve seguir as 7 virtudes do Bushido, que são:

  • GI - Justiça e moralidade, atitude direta, razão correta, decidir sem hesitar
  • YUU - Coragem, bravura heróica
  • JIN - Compaixão, benevolência
  • REI - Polidez e cortesia, amabilidade
  • MAKOTO - Sinceridade, veracidade total
  • MEIYO - Honra, glória
  • CHUU - Dever e lealdade

O código de honra era tão forte que o ritual suicida chamado Seppuku, era praticado para preservar a honra diante de um desrespeito, vergonha ou derrota.

Hoje em dia, a arte dos antigos samurais continua viva e vem sendo praticada por aqueles que buscam a disciplina, controle, auto-confiança. Eles praticam a filosofia do Bushido e o combate com espadas. É uma tradição de 800 anos que não foi perdida.

emperor-67466_1280_Bushido-o-caminho-do-samurai-saiba-mais-sobre-o-código-samurai_Miniatura_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
Bushido5_Bushido-o-caminho-do-samurai-saiba-mais-sobre-o-código-samurai_Vida-de-Tsuge_VDT

No Japão os festivais são os grandes responsáveis por manter as tradições vivas. Um exemplo é o Festival de Toshogu onde você pode reviver o período do xogunato Tokugawa com pessoas vestidas como samurais e apresentação de Yabusame.

E por falar em festival, olha o que ainda está rolando no mês de maio

Grande Torneio de Sumô em Tokyo 2018 - Em maio, durante 15 dias, esse ano vai até o dia 27, acontece um dos 6 maiores torneios de sumô do Japão. Esses torneios, que são conhecidos como honbasho, acontecem nos meses ímpares. Em Janeiro, maio e setembro, é realizado no Ryogoku Kokugikan em Sumida, Tóquio. Os lutadores de sumô profissionais são muito famosos e adorados no Japão.

O sumô é o esporte nacional do Japão e, embora muito antigo, se tornou profissional no período Edo (1600-1868). Dois lutadores peso-pesados, chamados de sumotori, têm como objetivo forçar o oponente a sair de um ringue circular, dohyô, ou derrubá-lo. Dar soco, chute ou pontapé, não são permitidos e se usa apenas a força do corpo com empurrão ou levantamento. A cerimônia é muito influenciada pelas cerimônias religiosas do xintoísmo e, a todo momento, os lutadores, jogam sal para purificar o ringue.

sumo-judge_VBushido-o-caminho-do-samurai-saiba-mais-sobre-o-código-samurai_Miniatura_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
sumo-throwing-salt-1553609_Bushido-o-caminho-do-samurai-saiba-mais-sobre-o-código-samurai_Miniatura_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
firefly_z_Bushido-o-caminho-do-samurai-saiba-mais-sobre-o-código-samurai_Miniatura_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

Sankeien Garden Firefly Evening 2018 - Se você estiver no Japão em Maio, visite o Sankeien Garden, em Yokohama, na época dos vagalumes. Além de ser um local histórico, de visitação obrigatória, tem esse show dos vagalumes à parte.

Em 2018, de 25 de maio a 3 de junho, assista a esse belo espetáculo da natureza oferecido por milhares de vagalumes que vêm acasalar. O show de luz e brilho que proporcionam para atrair um companheiro, atraem fotógrafos que captam imagens incríveis desses bichinhos iluminados. Nessa temporada, o jardim fica aberto até 20h30 para ver o show de luzes.

Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:

Siga a gente nas mídias sociais e fique por dentro de tudo que rola no Vida de Tsuge.

Referências artigos sobre o Caminho do Samurai: