Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas

Você que é ávido pela cultura japonesa, vamos começar o mês de julho por um dos 5 festivais mais importantes do Japão: Tanabata Matsuri ou Festival das Estrelas. Esse festival muito tradicional em todo o país é celebrado no sétimo dia do sétimo mês do ano, relembrando a lenda do amor entre duas estrelas. Originalmente, a lenda veio da China no período Nara, mas no Japão virou festival! Existem várias versões da lenda, que conta a história de um amor que é vivido uma vez por ano, no dia 7 de Julho, pelas estrelas Vega e Altair.

O maior festival é o Sendai Tanabata Matsuri que ocorre em Sendai, Miyagi e atrai milhares de turistas. A decoração colorida toma conta das ruas, barracas de comida e bambus onde se penduram os ‘tanzakus’, tiras de papel coloridas onde se escrevem pedidos. Depois você ora para que as estrelas atendam o seu pedido. Vamos fazer nossos pedidos?

sendai_tanabata_miyagi_Tanabata-matsuri_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
tanabata_pedidos_photopin_Tanabata-matsuri_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
tanabata_sendai_Tanabata-matsuri_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

Qual é a lenda do Tanabata Matsuri?

Em um passado bem distante, as estrelas Vega e Altair, brilhavam com todo o seu esplendor na noite de 7 de Julho, com a Via Láctea entre elas e eram muito contempladas por isso. Acredita-se que daí surgiu essa linda história de amor, que é mais ou menos assim:

“Era uma vez uma princesa tecelã, a estrela Vega (Orihime), filha de um deus celestial que vivia perto da Via Láctea (Amanogawa). Um dia ela conheceu um príncipe pastor, a estrela Altair (Hikoboshi) e os dois se apaixonaram, se casaram e viviam inteiramente um para o outro.

Como eles só se dedicavam um ao outro, o trabalho e os afazeres foram deixados de lado e o pai de Orihime insatisfeito com essa atitude irresponsável das duas estrelas, separou os dois amantes e fez com que cada um ficasse em um lado da Via Láctea e nunca mais se encontrassem.

Mas Orihime ficou muito triste e o pai vendo a sua infelicidade, decidiu permitir que se reencontrassem, 1 vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês lunar, desde que cumprissem com suas obrigações. Por isso, no dia 7 de julho se celebra esse “reencontro”. O casal apaixonado, em agradecimento por essa dádiva, atende os pedidos das pessoas aqui na terra."

tanabata_pedido_photopin_Tanabata-matsuri_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

Assim, desde meados de 700 d.c, os povos asiáticos escrevem seus pedidos em tiras de papel coloridos e as penduram em troncos de bambu e oram a "Orihime" e "Hikoboshi" que seus desejos sejam realizados. Tem escritórios que colocam bambus e papéis coloridos para que todos pendurem seus desejos. Os papéis coloridos chamados de “irogame” e cada cor tem um significado:

  • Amarelo: Dinheiro e prosperidade
  • Rosa: Amor
  • Vermelho: Paixão
  • Azul: Proteção e saúde
  • Verde: Esperança

Festivais Tanabata no Japão

Por todo o Japão, tem o festival Tanabata acontecendo entre os dias 05 e 09 de julho.

O Shitamachi Tanabata Matsuri 2018, acontece numa avenida entre Ueno e Asakusa na velha Tóquio. Vai de 5 a 9 de julho e começa todos os dias, por volta do meio dia e termina ao anoitecer. A avenida fecha para o trânsito no fim de semana. Dança, taiko, barracas de suvenir e comidas, faz desse evento um dos mais famosos tanabatas.

O Shonan Hiratsuka Tanabata Festival 2018, acontece em Hiratsuka na província de Kanagawa que fica a 60km de Tokyo, ao Sul. O festival começa no dia 06 de julho e termina no dia 08. O desfile acontece na sexta e sábado, às 10h30.

Com certeza o Sendai Tanabata Matsuri é o mais famoso do país e é realizado nos dias 6 e 8 de agosto. Então, em Agosto, vamos falar dele e porque é comemorado em Agosto.

tanabata_rua_photopin_Tanabata-matsuri_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
tanabata_gifu_Tanabata-matsuri_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
tanabata-miyagi_Tanabata-matsuri_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT

Se você estiver em Tóquio, vai poder curtir duplamente, pois vai rolar o Ocean Peoples 2018 no Yoyogi Park em Shibuya, para os amantes do mar. Embora não haja “mar” no parque, o evento tem mais de 70 barracas de comida do mar e tudo relacionado ao mar, inclusive música. Nos dias 7 e 8 de julho, das 11h às 20h, você pode curtir um festival diferente.

Onde tem Tanabata no Brasil?

Vamos agora, te dar dicas de onde você participar de um Festival de Tanabata, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Mas tem tanabata em vários estados do Brasil. Basta procurar um clube ou uma comunidade japonesa. Pode ser que eles comemorem o Tanabata e você não saiba.

  • Bairro da Liberdade – São Paulo

Bairro oriental, que nasceu japonês e hoje tem influências chinesas, tailandesas... No dia 07 de Julho, se comemora o Tanabata e as ruas do bairro da Liberdade ficam coloridas, com ramos de bambus enfeitados e cheios de papel colorido com pedidos: os tanzaku!

Shows de cantores, taikô, dança folclórica e variedades fazem parte das atrações do Tanabata Matsuri, que é o maior evento japonês do bairro.

  • Associação Nikkei Do Rio De Janeiro – Cosme Velho

A partir das 18h de sábado, 7 de Julho, vai rolar o Tanabata Matsuri. Vamos lá fazer nossos pedidos e entrar em conexão com a cultura japonesa.

tanabata_brasil_Tanabata-matsuri_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT
tanabata_zengame_photopin_Tanabata-matsuri_Cultura-japonesa_Vida-de-Tsuge_VDT